A formação continuada na perspectiva do professor reflexivo: uma abordagem a partir das concepções de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastore, Adilson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2414
Resumo: A presente dissertação aborda como temática a formação continuada efetivada nos espaços escolares, em consonância com as caracterizações e concepções do pensamento reflexivo de John Dewey. O objetivo geral deste trabalho é o de observar como se efetiva a formação continuada de professores nas escolas públicas da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia. Além disso, diagnosticar em que perspectiva teórico-metodológica se concretiza esses encontros formativos para entender como ocorre à participação dos professores nesses momentos pedagógicos. A partir disso, procura propor sugestões / indicações que podem incentivar os profissionais da educação na organização e efetivação da formação continuada nos espaços escolares, levando em consideração a tradição do Pensamento Reflexivo, em especial de John Dewey, assim como os aspectos legais que normatizam a Formação Continuada de Professores. Esta pesquisa constitui-se em um estudo qualitativo quanto aos procedimentos, bem como, numa investigação que abarca a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo, a produção dos dados acontece a partir da aplicação de questionários acerca da temática acima destacada, com perguntas abertas e fechadas aos sujeitos deste estudo (professores do Ensino Médio, assistentes técnico-pedagógicos e supervisora de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia). Para a análise dos dados provenientes da pesquisa de campo, utiliza-se da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Destacam-se também alguns apontamentos realizados por autores que refletem acerca da formação continuada e que procuramos tematizar neste trabalho, a partir das abordagens de Libâneo (2008), Imbernón (2011), Romanowski (2007, entre outros. Além destes aspectos, a dissertação procura trazer também as várias diretrizes que normatizam a formação continuada como: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), Plano Nacional de Educação (2014) e a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), no sentido de demonstrar que elas garantem a formação contínua para o aperfeiçoamento dos docentes. A sequência do trabalho caracteriza e reflete sobre o pensamento reflexivo em John Dewey, cuja noção abrange um estado de dúvida, perplexidade, dificuldade mental, o qual origina o ato de pensar e o ato de pesquisa, que se caracteriza por procura, inquirição, para encontrar material que resolva a dúvida e esclareça a perplexidade (DEWEY, 1959). O conceito de Pensamento Reflexivo também adentra em autores como Perrenoud (2002), Alarcão (2011), entre outros, que aperfeiçoam este conceito já tratado por Dewey e melhor explicitado posteriormente por Donald Schön (2000). A sequência desta dissertação analisa também os dados coletados na pesquisa de campo e, por fim, debate e aponta sete (07) sugestões / indicações acerca da organização e efetivação dos encontros formativos propostos por este estudo, enquanto possibilidades para promover a valorização de aspectos conceituais na perspectiva deweyana, como: democracia, autonomia, partilha de experiências pedagógicas e desenvolvimento profissional.
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A partir disso, procura propor sugestões / indicações que podem incentivar os profissionais da educação na organização e efetivação da formação continuada nos espaços escolares, levando em consideração a tradição do Pensamento Reflexivo, em especial de John Dewey, assim como os aspectos legais que normatizam a Formação Continuada de Professores. Esta pesquisa constitui-se em um estudo qualitativo quanto aos procedimentos, bem como, numa investigação que abarca a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo, a produção dos dados acontece a partir da aplicação de questionários acerca da temática acima destacada, com perguntas abertas e fechadas aos sujeitos deste estudo (professores do Ensino Médio, assistentes técnico-pedagógicos e supervisora de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia). Para a análise dos dados provenientes da pesquisa de campo, utiliza-se da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Destacam-se também alguns apontamentos realizados por autores que refletem acerca da formação continuada e que procuramos tematizar neste trabalho, a partir das abordagens de Libâneo (2008), Imbernón (2011), Romanowski (2007, entre outros. Além destes aspectos, a dissertação procura trazer também as várias diretrizes que normatizam a formação continuada como: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), Plano Nacional de Educação (2014) e a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), no sentido de demonstrar que elas garantem a formação contínua para o aperfeiçoamento dos docentes. A sequência do trabalho caracteriza e reflete sobre o pensamento reflexivo em John Dewey, cuja noção abrange um estado de dúvida, perplexidade, dificuldade mental, o qual origina o ato de pensar e o ato de pesquisa, que se caracteriza por procura, inquirição, para encontrar material que resolva a dúvida e esclareça a perplexidade (DEWEY, 1959). O conceito de Pensamento Reflexivo também adentra em autores como Perrenoud (2002), Alarcão (2011), entre outros, que aperfeiçoam este conceito já tratado por Dewey e melhor explicitado posteriormente por Donald Schön (2000). A sequência desta dissertação analisa também os dados coletados na pesquisa de campo e, por fim, debate e aponta sete (07) sugestões / indicações acerca da organização e efetivação dos encontros formativos propostos por este estudo, enquanto possibilidades para promover a valorização de aspectos conceituais na perspectiva deweyana, como: democracia, autonomia, partilha de experiências pedagógicas e desenvolvimento profissional.La presente tesis de maestría aborda como temática la formación continuada realizada en los espacios escolares, en consonancia con las caracterizaciones y concepciones del pensamiento reflexivo de John Dewey. El objetivo de este estudio es de observar como es realizada la formación continuada de profesores en las escuelas públicas de la Agencia de Desarrollo Regional de Concordia- SC. Además, diagnosticar en que perspectiva teórico metodológica se aplica estos encuentros formativos para entender como ocurre la participación de los profesores en estos momentos pedagógicos. A partir de eso, busca proponer sugestiones / indicaciones que pueden incentivar los profesionales de la educación en la organización y realización de la formación continuada en los espacios escolares, teniendo en cuenta la tradición del Pensamiento Reflexivo, en especial de John Dewey, así como los aspectos legales que estandarizan la Formación Continuada de Profesores. Esta producción se constituye en un estudio cualitativo con relación a los procedimientos, así como, en un estudio que abarca la investigación bibliográfica, documental y de campo. En la búsqueda de campo, la producción de los datos ocurre a partir de la aplicación de cuestionarios con la temática destacada, con preguntas abiertas y cerradas a los sujetos de este estudio (profesores de la Enseñanza Mediana, asistentes técnicos pedagógicos y supervisora de la enseñanza de Agencia de Desarrollo Regional de Concordia – SC). Para el análisis de los datos provenientes de la búsqueda de campo, utilizase el Análisis de Contenido de Laurence Bardin (1977). Se destacan también algunos apuntamientos realizados por autores que reflexionan acerca de la formación continuada y que procuramos tematizar en esta tesis de maestría, a partir de los enfoques de Libâneo (2008), Imbernón (2011), Romanowski (2007), entre otros. Además de estos aspectos, esta producción procura traer también las varias directrices que estandarizan a formación continuada como: Ley de Directrices y Base de la Educación Nacional (1996), Directrices Curriculares Nacionales (2013), Plano Nacional de Educación (2014) y la Propuesta Curricular de Santa Catarina (2014), en el sentido de demostrar que ellas garantizan la formación continuada para el perfeccionamiento de los profesores. La secuencia de este estudio caracteriza y reflexiona sobre el pensamiento reflexivo en John Dewey, cuya noción abarca un estado de duda, perplejidad, dificultad mental, lo cual origina el acto de pensar y el acto de investigación, que se caracteriza por búsqueda, procura, para encontrar material que resuelva la duda y aclare la perplejidad (DEWEY, 1959). El concepto de Pensamiento Reflexivo también adentra en autores como Perrenoud (2002), Alarcão (2011), entre otros, que perfeccionan este concepto ya destacado por Dewey y mejor explicitado posteriormente por Donald Schön (2000). La secuencia de este estudio analisa también los datos producidos en la búsqueda de campo y, por fin, debate y apunta siete (07) sugestiones / indicaciones acerca de la organización y realización de los encuentros formativos propuestos por esta investigación, siendo posibilidades para promover la valoración de aspectos conceptuales en la perspectiva deweyana, como: democracia, autonomía, partilla de experiencias pedagógicas y desarrollo profesional.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-08T11:26:16Z No. of bitstreams: 1 PASTORE.pdf: 2284465 bytes, checksum: a2a24d577f1e4038bdda8095d4958ee7 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-08T13:09:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASTORE.pdf: 2284465 bytes, checksum: a2a24d577f1e4038bdda8095d4958ee7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-08T13:09:23Z (GMT). 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