Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326 http://hdl.handle.net/11449/114823 |
Resumo: | The present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers. |
id |
UNSP_20219c4812d20cb6fac8180d5f83fdcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114823 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do ParanáTeacher’s formation who update in the child education of the Irati city – Parana state – Brazildesenvolvimento infantileducaçãoeducação infantilThe present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers.Este estudo objetivou identificar o nível de escolaridade do quadro funcional da educação infantil da cidade de Irati no Estado do Paraná, ao longo dos anos de 2005, 2006 e 2007, buscando as implicações dessa formação para a prática pedagógica. Participaram do estudo sete instituições, entre creches e escolas de diferentes regiões da cidade. A coleta de dados foi realizada em fontes documentais das instituições. Verificou-se predomínio de ensino médio na escolaridade dos educadores, embora houvesse ainda um alto índice de profissionais com nível de escolaridade abaixo da exigência da legislação. Foi possível concluir que há urgência em relação à implementação de políticas públicas municipais voltadas para a educação infantil, com foco para aspectos de formação dos educadores, dentre os quais pode ser destacado o nível de escolaridade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Zaboroski, Ana Paula2015-02-24T13:57:30Z2015-02-24T13:57:30Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article19-28application/pdfhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010.1415-837Xhttp://hdl.handle.net/11449/114823ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf813727134279305202439362335950190000-0002-0156-3804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTeoria e Prática da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná Teacher’s formation who update in the child education of the Irati city – Parana state – Brazil |
title |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
spellingShingle |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP] desenvolvimento infantil educação educação infantil |
title_short |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
title_full |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
title_fullStr |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
title_sort |
Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná |
author |
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP] Zaboroski, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Zaboroski, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP] Zaboroski, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento infantil educação educação infantil |
topic |
desenvolvimento infantil educação educação infantil |
description |
The present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-02-24T13:57:30Z 2015-02-24T13:57:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326 Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010. 1415-837X http://hdl.handle.net/11449/114823 ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf 8137271342793052 0243936233595019 0000-0002-0156-3804 |
url |
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326 http://hdl.handle.net/11449/114823 |
identifier_str_mv |
Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010. 1415-837X ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf 8137271342793052 0243936233595019 0000-0002-0156-3804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
19-28 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128128047906816 |