Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zaboroski, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326
http://hdl.handle.net/11449/114823
Resumo: The present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers.
id UNSP_20219c4812d20cb6fac8180d5f83fdcc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114823
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do ParanáTeacher’s formation who update in the child education of the Irati city – Parana state – Brazildesenvolvimento infantileducaçãoeducação infantilThe present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers.Este estudo objetivou identificar o nível de escolaridade do quadro funcional da educação infantil da cidade de Irati no Estado do Paraná, ao longo dos anos de 2005, 2006 e 2007, buscando as implicações dessa formação para a prática pedagógica. Participaram do estudo sete instituições, entre creches e escolas de diferentes regiões da cidade. A coleta de dados foi realizada em fontes documentais das instituições. Verificou-se predomínio de ensino médio na escolaridade dos educadores, embora houvesse ainda um alto índice de profissionais com nível de escolaridade abaixo da exigência da legislação. Foi possível concluir que há urgência em relação à implementação de políticas públicas municipais voltadas para a educação infantil, com foco para aspectos de formação dos educadores, dentre os quais pode ser destacado o nível de escolaridade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Zaboroski, Ana Paula2015-02-24T13:57:30Z2015-02-24T13:57:30Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article19-28application/pdfhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010.1415-837Xhttp://hdl.handle.net/11449/114823ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf813727134279305202439362335950190000-0002-0156-3804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTeoria e Prática da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
Teacher’s formation who update in the child education of the Irati city – Parana state – Brazil
title Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
spellingShingle Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
desenvolvimento infantil
educação
educação infantil
title_short Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
title_full Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
title_fullStr Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
title_full_unstemmed Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
title_sort Escolaridade de professores atuantes na educação infantil da cidade de Irati Estado do Paraná
author Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
author_facet Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Zaboroski, Ana Paula
author_role author
author2 Zaboroski, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Zaboroski, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
educação
educação infantil
topic desenvolvimento infantil
educação
educação infantil
description The present study had as the main purpose to verify the teacher’s formation who update in the child education institutions of the Irati city (Parana State – Brazil), throughout the years of 2005, 2006 and 2007, and their implications for the pedagogical actions. Seven institutions they had participated of the study. The data collection was made by means of documents of the institutions. A predominance of secondary school in the formation of the teachers was verified, even so had still one high index of professionals with formation level below of this requirement to the legislation. We conclude that it has urgency to the implementation of public politics directed toward the child education, with focus for the formation’s teachers.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:30Z
2015-02-24T13:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326
Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010.
1415-837X
http://hdl.handle.net/11449/114823
ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf
8137271342793052
0243936233595019
0000-0002-0156-3804
url http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15326
http://hdl.handle.net/11449/114823
identifier_str_mv Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 1, p. 19-28, 2010.
1415-837X
ISSN1415837X-2010-13-01-19-28.pdf
8137271342793052
0243936233595019
0000-0002-0156-3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19-28
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128128047906816