Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141685
Resumo: Estudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.
id UNSP_205864ad6f96c587d12dcc5f6323ad36
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141685
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formaçãoFormação de professoresProjeto de extensãoDificuldade de aprendizagemEstudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Paulista (UNIP)Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]2016-07-19T13:00:02Z2016-07-19T13:00:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6661-6672application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-66722357-7819http://hdl.handle.net/11449/141685ISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:10:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:38.049709Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
title Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
spellingShingle Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
Formação de professores
Projeto de extensão
Dificuldade de aprendizagem
title_short Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
title_full Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
title_fullStr Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
title_full_unstemmed Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
title_sort Projeto de extensão: possibilidade de experiência reflexiva para o professor em formação
author Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
author_facet Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Paulista (UNIP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sônia Aparecida Belletti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Projeto de extensão
Dificuldade de aprendizagem
topic Formação de professores
Projeto de extensão
Dificuldade de aprendizagem
description Estudos mostram que a intervenção pedagógica para auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem é considerada recurso efetivo para promover a reversão do insucesso escolar e apontam a importância da formação inicial de qualidade para formar docentes reflexivos e questionadores sobre os problemas cotidianos e os fundamentos científicos. Embasado nas concepções de Meirieu (1998, 2002 e 2005) sobre conhecimentos docentes e formação autorreflexiva, o presente trabalho objetiva relatar experiências de universitários do curso de Pedagogia da UNIP-Araraquara-SP no desenvolvimento do projeto de extensão de apoio escolar às crianças com dificuldades de aprendizagem do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, visando integrar saberes e prestação de serviço. Por meio de questionário semiaberto, buscou-se saber destes universitários o que pensam a respeito dos conhecimentos e comportamento das crianças e se o desenvolvimento do Projeto traz benefício à aprendizagem delas. As respostas indicam que os universitários são capazes de observar as habilidades e competências das crianças, bem como seus interesses e atitudes, tanto nos primeiros dias como no decorrer dos encontros. Também mostram a percepção de suas próprias ações e capacidade de vislumbrar alternativas de intervenção junto às crianças, dependendo das atitudes positivas ou negativas nas situações vivenciadas. Considera-se que a participação dos universitários no desenvolvimento do Projeto de Extensão Comunitário tem lhes trazido importantes aquisições cognitiva, afetiva e conhecimentos práticos, o que pode explicar sua manifestação de contentamento e de desejo de dar continuidade aos trabalhos realizados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:02Z
2016-07-19T13:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-6672
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141685
ISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141685
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6661-6672
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6661-6672.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6661-6672
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128920270143488