O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reversi, Luiz Felipe Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253451
Resumo: Existe, atualmente, uma diversa gama de práticas pedagógicas disponíveis para o ensino de ciências, assim como existe uma grande quantidade de investigações acadêmicas acerca de tais práticas e das possibilidades para um ensino de Ciências inovador e efetivo. Contudo, de modo geral, ambos estes estudos e práticas são orientados hegemonicamente por uma perspectiva construtivista, havendo pouca articulação entre as tendências pedagógicas críticas e os componentes curriculares específicos como as Ciências Naturais. Da mesma forma, alguns conteúdos são privilegiados e recorrentes em tais produções, sendo escassa a produção acadêmica de práticas e pesquisas sobre o ensino de determinados conteúdos: como a histologia. Frente a essas lacunas, buscamos realizar um estudo acerca do uso de modelos didáticos no ensino de histologia a partir do referencial da Teoria da Atividade, identificando as potencialidades e limitações do uso de tais modelos a partir de sua aplicação por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados foram utilizados para a elaboração de um material instrucional que faça a síntese desse conhecimento produzido e que oriente os professores na produção e aplicação de seus próprios modelos didáticos tridimensionais de baixo custo em Papercraft.
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