Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148602
Resumo: Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar, se existe uma pré-disponibilidade dos adolescentes do ensino fundamental e médio, de uma escola estadual na zona norte de Franca, em São Paulo, em promover, a educação sexual por meio de uma extraprogramação pedagógica realizada dentro do ambiente escolar. Como sugestão nesse processo de intervenção foi proposto à implantação de um programa de rádio feito pelos próprios alunos, com a supervisão desta pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa com referências teórico-metodológicas fundamentadas por Paulo Freire no que tange à problematização, humanização, visão totalizadora do ser humano e diversidade. Para o levantamento dos dados, primeiramente, foram feitas entrevistas e aplicação de questionário com dez alunos do Grêmio Escolar. Como parte dos resultados, quando questionados se queriam discutir sobre sexualidade na escola, nove alunos responderam que sim e apenas um “achou vergonho”. A pesquisa incluiu ainda apresentação de temas transversais, dinâmicas e observação dos participantes. No entanto, as abordagens sobre sexualidade, causaram um incômodo social entre os docentes, que interromperam a pesquisa nas etapas finais, provocando uma “castração”. Para os professores, todo o processo estava incentivando o ato sexual, já que, parte dos alunos é evangélica, o que reforça a religião como instituição reguladora e o estigma diante do sujeito como detentor de um corpo discursivo.
id UNSP_2132601e5334ba8ed561cf2d961bd88e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervençãoSexual education and communication: the radio as a pedagogical alternative in schools from an interventionRádio escolaEducação sexualIntervençãoEducomunicaçãoRadio schoolSexual educationSexuality programInterventionEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar, se existe uma pré-disponibilidade dos adolescentes do ensino fundamental e médio, de uma escola estadual na zona norte de Franca, em São Paulo, em promover, a educação sexual por meio de uma extraprogramação pedagógica realizada dentro do ambiente escolar. Como sugestão nesse processo de intervenção foi proposto à implantação de um programa de rádio feito pelos próprios alunos, com a supervisão desta pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa com referências teórico-metodológicas fundamentadas por Paulo Freire no que tange à problematização, humanização, visão totalizadora do ser humano e diversidade. Para o levantamento dos dados, primeiramente, foram feitas entrevistas e aplicação de questionário com dez alunos do Grêmio Escolar. Como parte dos resultados, quando questionados se queriam discutir sobre sexualidade na escola, nove alunos responderam que sim e apenas um “achou vergonho”. A pesquisa incluiu ainda apresentação de temas transversais, dinâmicas e observação dos participantes. No entanto, as abordagens sobre sexualidade, causaram um incômodo social entre os docentes, que interromperam a pesquisa nas etapas finais, provocando uma “castração”. Para os professores, todo o processo estava incentivando o ato sexual, já que, parte dos alunos é evangélica, o que reforça a religião como instituição reguladora e o estigma diante do sujeito como detentor de um corpo discursivo.This master's research aimed to investigate if there is a pre-availability of adolescent primary and secondary school, a state school in the north of France in São Paulo, to discuss the process of sexual education through extra-programming pedagogical held within the school environment. As a suggestion that intervention process was proposed the implementation of a radio program made by the students, with the supervision of the researcher. This is a qualitative action-research with theoretical and methodological references founded by Paulo Freire regarding the questioning, humanization, totalizing vision of the human being and diversity. To gather data, first, interviews were conducted and a questionnaire with ten students of the Guild School, as part of the results, when asked if they wanted to discuss sexuality at school, nine students answered yes and only one, do not like it because "I find shameful". The survey also included the presentation of cross-cutting themes, and dynamic observation of the participants. However, approaches to sexuality, social caused annoyance among the teachers, who promoted a "castration" by stopping the search in the final stages. For teachers the whole process was encouraging the sexual act, as the students are evangelical, which reinforces the prejudice and stigma on the subject as having a discursive body.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]2017-01-25T18:03:30Z2017-01-25T18:03:30Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14860200087881833004030083P071637916035880840000-0002-1552-5702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:48:03.079925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
Sexual education and communication: the radio as a pedagogical alternative in schools from an intervention
title Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
spellingShingle Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]
Rádio escola
Educação sexual
Intervenção
Educomunicação
Radio school
Sexual education
Sexuality program
Intervention
title_short Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
title_full Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
title_fullStr Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
title_full_unstemmed Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
title_sort Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção
author Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]
author_facet Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Aline Santana Castelo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio escola
Educação sexual
Intervenção
Educomunicação
Radio school
Sexual education
Sexuality program
Intervention
topic Rádio escola
Educação sexual
Intervenção
Educomunicação
Radio school
Sexual education
Sexuality program
Intervention
description Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar, se existe uma pré-disponibilidade dos adolescentes do ensino fundamental e médio, de uma escola estadual na zona norte de Franca, em São Paulo, em promover, a educação sexual por meio de uma extraprogramação pedagógica realizada dentro do ambiente escolar. Como sugestão nesse processo de intervenção foi proposto à implantação de um programa de rádio feito pelos próprios alunos, com a supervisão desta pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa com referências teórico-metodológicas fundamentadas por Paulo Freire no que tange à problematização, humanização, visão totalizadora do ser humano e diversidade. Para o levantamento dos dados, primeiramente, foram feitas entrevistas e aplicação de questionário com dez alunos do Grêmio Escolar. Como parte dos resultados, quando questionados se queriam discutir sobre sexualidade na escola, nove alunos responderam que sim e apenas um “achou vergonho”. A pesquisa incluiu ainda apresentação de temas transversais, dinâmicas e observação dos participantes. No entanto, as abordagens sobre sexualidade, causaram um incômodo social entre os docentes, que interromperam a pesquisa nas etapas finais, provocando uma “castração”. Para os professores, todo o processo estava incentivando o ato sexual, já que, parte dos alunos é evangélica, o que reforça a religião como instituição reguladora e o estigma diante do sujeito como detentor de um corpo discursivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2017-01-25T18:03:30Z
2017-01-25T18:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148602
000878818
33004030083P0
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://hdl.handle.net/11449/148602
identifier_str_mv 000878818
33004030083P0
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128419391602688