Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais. |
id |
USP-71_f7844c8264a4e07f95cd7b263522e0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/106399 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenshipEducomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadaniaeducomunicaçãodivulgação científicalinguagem radiofônicarádioEducomunicaçãoeducommunicationscience communicationradio languageradio.EducommunicationO presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.The paper aims to reveal the connections between college radios and the process of scientific educomunication. It analyses a educomunicational project that shows the scientific culture as a way to the construction of knowledge and citizenship beyond the university limits, focused on scientific promotion in the everyday life through a continuous agenda of science, technology and innovation. The preliminary results are the participation of the community in the project, as well as journalistic and educational projects born within this project, which revealed that the radio, despite its competitors, remains a great ally in the process of constructing and spreading knowledge. As well as an important tool in the dialog between highbrow and popular, with large potential in education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10639910.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399/120934Copyright (c) 2016 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaçanha, Alessandro Augusto BarrosNápolis, Patrícia Maria MartinsLuz, Jociara Pinheiro2017-06-07T19:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/106399Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.266611Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania |
title |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
spellingShingle |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship Façanha, Alessandro Augusto Barros educomunicação divulgação científica linguagem radiofônica rádio Educomunicação educommunication science communication radio language radio. Educommunication |
title_short |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
title_full |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
title_fullStr |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
title_full_unstemmed |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
title_sort |
Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship |
author |
Façanha, Alessandro Augusto Barros |
author_facet |
Façanha, Alessandro Augusto Barros Nápolis, Patrícia Maria Martins Luz, Jociara Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Nápolis, Patrícia Maria Martins Luz, Jociara Pinheiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Façanha, Alessandro Augusto Barros Nápolis, Patrícia Maria Martins Luz, Jociara Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educomunicação divulgação científica linguagem radiofônica rádio Educomunicação educommunication science communication radio language radio. Educommunication |
topic |
educomunicação divulgação científica linguagem radiofônica rádio Educomunicação educommunication science communication radio language radio. Educommunication |
description |
O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399 10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399/120934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38 Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38 Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092086046720 |