Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Façanha, Alessandro Augusto Barros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nápolis, Patrícia Maria Martins, Luz, Jociara Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.
id USP-71_f7844c8264a4e07f95cd7b263522e0c3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106399
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenshipEducomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadaniaeducomunicaçãodivulgação científicalinguagem radiofônicarádioEducomunicaçãoeducommunicationscience communicationradio languageradio.EducommunicationO presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.The paper aims to reveal the connections between college radios and the process of scientific educomunication. It analyses a educomunicational project that shows the scientific culture as a way to the construction of knowledge and citizenship beyond the university limits, focused on scientific promotion in the everyday life through a continuous agenda of science, technology and innovation. The preliminary results are the participation of the community in the project, as well as journalistic and educational projects born within this project, which revealed that the radio, despite its competitors, remains a great ally in the process of constructing and spreading knowledge. As well as an important tool in the dialog between highbrow and popular, with large potential in education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10639910.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399/120934Copyright (c) 2016 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaçanha, Alessandro Augusto BarrosNápolis, Patrícia Maria MartinsLuz, Jociara Pinheiro2017-06-07T19:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/106399Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.266611Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
Educomunicação científica: rádio, jornalismo e popularização das ciências na construção da cidadania
title Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
spellingShingle Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
Façanha, Alessandro Augusto Barros
educomunicação
divulgação científica
linguagem radiofônica
rádio
Educomunicação
educommunication
science communication
radio language
radio.
Educommunication
title_short Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
title_full Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
title_fullStr Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
title_full_unstemmed Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
title_sort Scientific educommunication: radio, journalism and popularization of sciences in the construction of citzenship
author Façanha, Alessandro Augusto Barros
author_facet Façanha, Alessandro Augusto Barros
Nápolis, Patrícia Maria Martins
Luz, Jociara Pinheiro
author_role author
author2 Nápolis, Patrícia Maria Martins
Luz, Jociara Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Façanha, Alessandro Augusto Barros
Nápolis, Patrícia Maria Martins
Luz, Jociara Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv educomunicação
divulgação científica
linguagem radiofônica
rádio
Educomunicação
educommunication
science communication
radio language
radio.
Educommunication
topic educomunicação
divulgação científica
linguagem radiofônica
rádio
Educomunicação
educommunication
science communication
radio language
radio.
Educommunication
description O presente trabalho tem por finalidade desvelar as conexões entre a rádio universitária e o processo de educomunicação científica. Trata-se de uma descrição analítica de um projeto educomunicador que insere a cultura científica como um caminho para a construção de conhecimento e cidadania para além do espaço universitário, tendo como foco a difusão de ciência no cotidiano das pessoas a partir de uma programação perene de divulgação de ciência, tecnologia e inovação. Como resultados preliminares, são descritos parâmetros de participação da comunidade com o projeto, bem como os desdobramentos jornalísticos e educacionais oriundos desta ação, os quais revelaram que o rádio, apesar das inúmeras possibilidades de comunicação existentes, permanece como um grande aliado no processo de difusão e construção de conhecimento, bem como uma ferramenta importante no diálogo entre o erudito e o coloquial podendo ser vastamente aproveitado nos processos educacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399
10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v21i2p27-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/106399/120934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38
Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38
Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 27-38
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092086046720