Um estudo da obra "Matemática: magistério" de Ruy Madsen Barbosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251247 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo entender aspectos da formação de professores que ensinavam Matemática no Brasil nos anos de 1980, através da análise da obra “Matemática: magistério”. Esta obra é composta por dois volumes, publicados na década de 1980 de autoria de Ruy Madsen Barbosa e destinada aos cursos de formação de professores do antigo 1º grau. Para isso, mobilizamos o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposto por John Thompson para uma análise tanto dos aspectos relativos à materialidade e discursos presentes nesses livros quanto uma análise do contexto sócio-histórico no qual ela foi produzida e circulou. Apresentamos ao leitor discussões sobre o campo da História da Educação Matemática, sobre o referencial teórico-metodológico mobilizado, uma descrição dos dois volumes estudados, uma biografia do autor, discussões sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM), concepções de ensino e aprendizagem de Matemática e legislações que permearam a educação básica e superior neste contexto de publicação da obra para embasar nossos estudos. Nossas análises mostram que ainda há resquícios da matemática moderna especialmente no primeiro volume dessa obra, tema com o qual o autor esteve muito envolvido durante sua trajetória profissional. Quanto aos cursos de formação de professores em nível de Magistério no contexto da década de 1980 no estado de São Paulo, há um destaque para a criação dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério (CEFAM), que representaram uma proposta de revitalização em decorrência das transformações impostas pela Lei nº 5.692/71, que vinham sendo questionadas por diversos pesquisadores. Também tecemos algumas compreensões acerca da formação de professores que ensinavam Matemática nesse período, formados em nível de Magistério e especificamente no estado de São Paulo, pensando em contribuir com um mapeamento de como tem se dado a formação de professores no Brasil, que vem sendo realizado pelo Grupo História Oral e Educação Matemática do qual fazemos parte. |
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Um estudo da obra "Matemática: magistério" de Ruy Madsen BarbosaA study of the book collection "Matemática: magistério" by Ruy Madsen BarbosaRuy Madsen BarbosaMovimento da Matemática ModernaFormação de professoresHistória da Educação MatemáticaMatemáticaEssa pesquisa teve como objetivo entender aspectos da formação de professores que ensinavam Matemática no Brasil nos anos de 1980, através da análise da obra “Matemática: magistério”. Esta obra é composta por dois volumes, publicados na década de 1980 de autoria de Ruy Madsen Barbosa e destinada aos cursos de formação de professores do antigo 1º grau. Para isso, mobilizamos o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposto por John Thompson para uma análise tanto dos aspectos relativos à materialidade e discursos presentes nesses livros quanto uma análise do contexto sócio-histórico no qual ela foi produzida e circulou. Apresentamos ao leitor discussões sobre o campo da História da Educação Matemática, sobre o referencial teórico-metodológico mobilizado, uma descrição dos dois volumes estudados, uma biografia do autor, discussões sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM), concepções de ensino e aprendizagem de Matemática e legislações que permearam a educação básica e superior neste contexto de publicação da obra para embasar nossos estudos. Nossas análises mostram que ainda há resquícios da matemática moderna especialmente no primeiro volume dessa obra, tema com o qual o autor esteve muito envolvido durante sua trajetória profissional. Quanto aos cursos de formação de professores em nível de Magistério no contexto da década de 1980 no estado de São Paulo, há um destaque para a criação dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério (CEFAM), que representaram uma proposta de revitalização em decorrência das transformações impostas pela Lei nº 5.692/71, que vinham sendo questionadas por diversos pesquisadores. Também tecemos algumas compreensões acerca da formação de professores que ensinavam Matemática nesse período, formados em nível de Magistério e especificamente no estado de São Paulo, pensando em contribuir com um mapeamento de como tem se dado a formação de professores no Brasil, que vem sendo realizado pelo Grupo História Oral e Educação Matemática do qual fazemos parte.This research aimed to understand aspects of the teacher training of the educators who taught mathematics in Brazil in the 1980’s, throughout the analysis of a book collection called "Matemática: magistério". This work consists of two volumes, published in the 1980’s by Ruy Madsen Barbosa and intended for teacher training courses created for teachers who taught at the Elementary and at the Junior High levels of education. For accomplishing this, we mobilized the theoretical-methodological framework ofthe Depth Hermeneutics proposed by John Thompson. We sought to analyze both aspects of the referential: the materiality and discourses present in these books and the socio-historical context in which it was produced and circulated. We presented here, to our reader, somediscussions about the History of Mathematics Educationfield, the theoretical and methodological framework mobilized, the two books description, the author´s biography, discussions about the Modern Mathematics Movement (MMM), conceptions of teaching and learning mathematics without forgetting the legislation that permeated basic and higher education in the context of thiscollection publication. All of this to support our studies. Our analysis shows that there are still remnants of modern mathematics especially in the first volume of this work, a theme in which the author was very involved during his professional career. As for the teacher training courses, at the level of Elementary Education, in the context of the 1980s in São Paulo state, there is an emphasis on the creation of the Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério (CEFAM), which represented a proposal for revitalization because of the transformations imposed by the Law No. 5,692/71, which had been questioned by several researchers. We also presented some understandings over the formations ofteachers who taught mathematics in that period, trained for the Elementary Education level, and located in the São Paulo state area. This was an effort to contribute to amapping of how teacher training has occurred in Brazil, which is a project of our research group, the Grupo História Oral e Educação Matemática.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maria Ednéia [UNESP]Pereira, Tamiris Corrêa Luiz2023-11-07T17:46:06Z2023-11-07T17:46:06Z2023-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, T. C, L. Um estudo da obra "Matemática: magistério" de Ruy Madsen Barbora. 289 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:54:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:24.923352Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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