A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90327
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar as potencialidades da música como recurso didáticopedagógico na aula de língua inglesa. Acreditamos que o uso da música pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. A investigação foi realizada em duas séries do ensino fundamental e uma série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram analisados com base na bibliografia da área, à luz das teorias de motivação, educação musical e abordagens de ensino. Os resultados obtidos foram positivos confirmando a hipótese deste trabalho de que é possível despertar o interesse dos aprendizes por meio da música, já que esta é uma distração reconhecidamente apreciada por adolescentes. Assim, partindo de um recurso motivador para esses alunos, foi possível elaborar atividades que atingissem o objetivo principal deste trabalho, isto é, a utilização da música como recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede pública. Esta pesquisa pode contribuir com estudos relacionados à produção de material didático na medida em que, com o auxílio da música, foi possível elaborar atividades que estimularam as quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, desenvolvendo, também, o trabalho com vocabulário, aspectos gramaticais e interpretação de texto, mantendo-se, durante as aulas, uma associação entre o conteúdo delas e o recurso estudado.
id UNSP_22a4ea2fadf5a50be4c11e3810fedae8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90327
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensinoEducação - BrasilEnsinoLíngua inglesa - Estudo e ensinoMotivação na educaçãoMúsicaMotivation in educationO objetivo deste estudo é verificar as potencialidades da música como recurso didáticopedagógico na aula de língua inglesa. Acreditamos que o uso da música pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. A investigação foi realizada em duas séries do ensino fundamental e uma série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram analisados com base na bibliografia da área, à luz das teorias de motivação, educação musical e abordagens de ensino. Os resultados obtidos foram positivos confirmando a hipótese deste trabalho de que é possível despertar o interesse dos aprendizes por meio da música, já que esta é uma distração reconhecidamente apreciada por adolescentes. Assim, partindo de um recurso motivador para esses alunos, foi possível elaborar atividades que atingissem o objetivo principal deste trabalho, isto é, a utilização da música como recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede pública. Esta pesquisa pode contribuir com estudos relacionados à produção de material didático na medida em que, com o auxílio da música, foi possível elaborar atividades que estimularam as quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, desenvolvendo, também, o trabalho com vocabulário, aspectos gramaticais e interpretação de texto, mantendo-se, durante as aulas, uma associação entre o conteúdo delas e o recurso estudado.The aim of this study is to verify the potential of music as a pedagogic resource in the English class. We believe that the use of music may contribute to students’ involvement with the activities in the target language, as it positively influences in students’ motivation which is sometimes affected by the feeling of disregard that surrounds English classes in Brazil, often leaving students uninterested in learning. The investigation was done with two classes of the elementary school and with one group of high school. The data were analyzed based on the bibliography of the area, considering the theories of motivation, musical education and teaching methodologies. The results were very positive and confirmed the hypothesis of this study, that it is possible to awake students’ interest through the use of music, since this is an important hobby appreciated by teenagers. Therefore, with the use of a motivating resource for these students, it was possible to develop activities that reached the main goal of this study, that is, the use of music as a significant resource in the process of teaching and learning English as a foreign language in public schools. This research can contribute to studies about the production of teaching material because, with the aid of songs, it was possible to develop activities that stimulated the four language skills – reading, writing, speaking and listening. Moreover, we could improve the work with vocabulary, grammar aspects, text comprehension, trying to keep during the classes an association between their content and the resource studied.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Dirce Charara [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2008-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il.application/pdfKAWACHI, Cláudia Jotto. A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino. 2008. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90327000549372kawachi_cj_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
title A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
spellingShingle A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]
Educação - Brasil
Ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Música
Motivation in education
title_short A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
title_full A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
title_fullStr A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
title_full_unstemmed A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
title_sort A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
author Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]
author_facet Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Dirce Charara [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawachi, Cláudia Jotto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Música
Motivation in education
topic Educação - Brasil
Ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação na educação
Música
Motivation in education
description O objetivo deste estudo é verificar as potencialidades da música como recurso didáticopedagógico na aula de língua inglesa. Acreditamos que o uso da música pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. A investigação foi realizada em duas séries do ensino fundamental e uma série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram analisados com base na bibliografia da área, à luz das teorias de motivação, educação musical e abordagens de ensino. Os resultados obtidos foram positivos confirmando a hipótese deste trabalho de que é possível despertar o interesse dos aprendizes por meio da música, já que esta é uma distração reconhecidamente apreciada por adolescentes. Assim, partindo de um recurso motivador para esses alunos, foi possível elaborar atividades que atingissem o objetivo principal deste trabalho, isto é, a utilização da música como recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede pública. Esta pesquisa pode contribuir com estudos relacionados à produção de material didático na medida em que, com o auxílio da música, foi possível elaborar atividades que estimularam as quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, desenvolvendo, também, o trabalho com vocabulário, aspectos gramaticais e interpretação de texto, mantendo-se, durante as aulas, uma associação entre o conteúdo delas e o recurso estudado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-27
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KAWACHI, Cláudia Jotto. A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino. 2008. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90327
000549372
kawachi_cj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv KAWACHI, Cláudia Jotto. A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino. 2008. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000549372
kawachi_cj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650034518982656