A dimensão estética na formação das educadoras e dos educadores da infância: todos os tons do mundo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/122056 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso em uma escola de Educação Infantil do Município de São Bernardo do Campo, SP, que desenvolveu um projeto de formação de educadoras/es nomeado Modos de Ver. O objetivo da pesquisa foi mapear possíveis reverberações na prática docente considerando a dimensão estética na formação de educadoras/es da infância, cujo eixo primordial foi a multiculturalidade. O objetivo das formadoras foi instigar as educadoras à revisão das formas de ver e atuar nas relações e propostas educativas, valorizando a alteridade, aliando estética, ética e política. Nesta formação as ofertas de imagens, músicas, brinquedos, brincadeiras e obras artísticas foram trazidas para o debate e foram analisados os significados e as relações de poder subjacentes ao currículo. O conceito de estética definido pela escola se origina da palavra estesia (derivada da palavra grega aisthesis) em contraposição à noção de anestesia procurando expandir as formas de perceber, sentir e pensar, colocando em discussão a atuação pedagógica valorizando a cultura infantil e o currículo multicultural. A pesquisa se deu em doze encontros mensais específicos acerca do tema em horários formativos, além de sete situações com duas turmas de crianças com três e cinco anos. As atividades de arte e brincadeira foram eleitas em parceria com as educadoras das turmas com vistas às interações das crianças com as propostas, tendo como foco a valorização da cultura infantil, sendo atividades permanentes da rotina ou pertencentes ao projeto de cada turma. A investigação se deu acerca da estética da sensibilidade na formação das/os educadoras/es mapeando algumas mudanças e possibilidades de questionamentos sobre o próprio fazer pedagógico com crianças pequenas, nomeando-o de devir e divinar a partir de experiências infantis e docentes na perspectiva de Jorge Larrosa |
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A dimensão estética na formação das educadoras e dos educadores da infância: todos os tons do mundoLa dimensión estética en la formación de los educadores de la infancia: todos los tonos del mundoEducação de criançasProfessores - FormaçãoEstéticaMulticulturalismoTeachers, Training ofSão Bernardo do Campo (SP)A presente pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso em uma escola de Educação Infantil do Município de São Bernardo do Campo, SP, que desenvolveu um projeto de formação de educadoras/es nomeado Modos de Ver. O objetivo da pesquisa foi mapear possíveis reverberações na prática docente considerando a dimensão estética na formação de educadoras/es da infância, cujo eixo primordial foi a multiculturalidade. O objetivo das formadoras foi instigar as educadoras à revisão das formas de ver e atuar nas relações e propostas educativas, valorizando a alteridade, aliando estética, ética e política. Nesta formação as ofertas de imagens, músicas, brinquedos, brincadeiras e obras artísticas foram trazidas para o debate e foram analisados os significados e as relações de poder subjacentes ao currículo. O conceito de estética definido pela escola se origina da palavra estesia (derivada da palavra grega aisthesis) em contraposição à noção de anestesia procurando expandir as formas de perceber, sentir e pensar, colocando em discussão a atuação pedagógica valorizando a cultura infantil e o currículo multicultural. A pesquisa se deu em doze encontros mensais específicos acerca do tema em horários formativos, além de sete situações com duas turmas de crianças com três e cinco anos. As atividades de arte e brincadeira foram eleitas em parceria com as educadoras das turmas com vistas às interações das crianças com as propostas, tendo como foco a valorização da cultura infantil, sendo atividades permanentes da rotina ou pertencentes ao projeto de cada turma. A investigação se deu acerca da estética da sensibilidade na formação das/os educadoras/es mapeando algumas mudanças e possibilidades de questionamentos sobre o próprio fazer pedagógico com crianças pequenas, nomeando-o de devir e divinar a partir de experiências infantis e docentes na perspectiva de Jorge LarrosaEsta investigación se llevó a cabo a través de un Estudio de caso en una escuela de Educación Infantil en São Bernardo do Campo, SP, que ha desarrollado un proyecto de formación de educadores/as nombrado Modos de Ver. El objetivo de la pesquisa fue mapear posibles reverberaciones en la práctica docente, considerando la dimensión estética en la formación de educadores /as de la infancia, cuyo eje principal fue el multiculturalismo. El objetivo de los formadores/as fue instigar los educadores/as a revisar las formas de ver y de actuar en las relaciones y propuestas educativas, valorando la alteridad, aliando la estética, la ética y la política. En esta formación las ofertas de imágenes, músicas, juguetes, juegos y obras de arte fueron traídas al debate y fueron analizados los significados y las relaciones de poder subyacentes al curriculum. El concepto de estética definido por la escuela proviene de la palabra aesthesia (derivada de la palabra griega aisthesis) en contraposición a la noción de la anestesia tratando de ampliar las formas de percibir, de sentir y de pensar, poniendo en tela de juicio el papel pedagógico valorando la cultura infantil y el currículo multicultural. La investigación se llevó a cabo en doce reuniones mensuales específicas sobre el tema en horarios formativos, además de siete situaciones con dos grupos de niños con tres y cinco años. Las actividades de arte y los juegos fueron elegidos en colaboración con los educadores/as de las clases con vistas a las interacciones de los niños con las propuestas, centrándose en la valoración de la cultura de los niños, siendo actividades permanentes y rutinar ias relacionadas con el proyecto de cada clase. La investigación se llevó a cabo sobre la estética de la sensibilidad en la formación de los educadores/as mapeando algunos cambios y posibilidades de cuestionamientos sobre el propio hacer pedagógico ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP]2015-04-09T12:28:19Z2015-04-09T12:28:19Z2014-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 f.: il.application/pdfSILVA, Mara Lúcia Finocchiaro da. A dimensão estética na formação das educadoras e dos educadores da infância: todos os tons do mundo. 2014. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.http://hdl.handle.net/11449/122056000814984000814984.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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