A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149762 |
Resumo: | Este trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador. |
id |
UNSP_237cc1beddf55dce8282b7fa8f79b7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/149762 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)Continuous training of teachers in environmental Education in academic production (theses and dissertations)Educação ambientalFormação continuada de professoresTeses e dissertações em educação ambientalEnvironmental educationContinuing formation of teachersThesis and dissertations in environmental educationEste trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valentin, Leirí [UNESP]2017-03-16T20:31:09Z2017-03-16T20:31:09Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14976200088205033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:48.761661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) Continuous training of teachers in environmental Education in academic production (theses and dissertations) |
title |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
spellingShingle |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) Valentin, Leirí [UNESP] Educação ambiental Formação continuada de professores Teses e dissertações em educação ambiental Environmental education Continuing formation of teachers Thesis and dissertations in environmental education |
title_short |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
title_full |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
title_fullStr |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
title_sort |
A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses) |
author |
Valentin, Leirí [UNESP] |
author_facet |
Valentin, Leirí [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Luiz Marcelo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentin, Leirí [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Formação continuada de professores Teses e dissertações em educação ambiental Environmental education Continuing formation of teachers Thesis and dissertations in environmental education |
topic |
Educação ambiental Formação continuada de professores Teses e dissertações em educação ambiental Environmental education Continuing formation of teachers Thesis and dissertations in environmental education |
description |
Este trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 2017-03-16T20:31:09Z 2017-03-16T20:31:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/149762 000882050 33004137064P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/149762 |
identifier_str_mv |
000882050 33004137064P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128577049198592 |