A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentin, Leirí [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149762
Resumo: Este trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador.
id UNSP_237cc1beddf55dce8282b7fa8f79b7af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149762
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)Continuous training of teachers in environmental Education in academic production (theses and dissertations)Educação ambientalFormação continuada de professoresTeses e dissertações em educação ambientalEnvironmental educationContinuing formation of teachersThesis and dissertations in environmental educationEste trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valentin, Leirí [UNESP]2017-03-16T20:31:09Z2017-03-16T20:31:09Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14976200088205033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:48.761661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
Continuous training of teachers in environmental Education in academic production (theses and dissertations)
title A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
spellingShingle A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
Valentin, Leirí [UNESP]
Educação ambiental
Formação continuada de professores
Teses e dissertações em educação ambiental
Environmental education
Continuing formation of teachers
Thesis and dissertations in environmental education
title_short A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
title_full A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
title_fullStr A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
title_full_unstemmed A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
title_sort A formação continuada de professores em educação ambiental na produção acadêmica (dissertações e teses)
author Valentin, Leirí [UNESP]
author_facet Valentin, Leirí [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentin, Leirí [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação continuada de professores
Teses e dissertações em educação ambiental
Environmental education
Continuing formation of teachers
Thesis and dissertations in environmental education
topic Educação ambiental
Formação continuada de professores
Teses e dissertações em educação ambiental
Environmental education
Continuing formation of teachers
Thesis and dissertations in environmental education
description Este trabalho de doutorado tem, como objetivo principal, analisar tendências da pesquisa, em uma perspectiva mais panorâmica, sobre processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), além de explorar processos de construção de sentidos sobre essa prática formativa. Visa compreender alguns aspectos da formação discursiva no campo da pesquisa em formação continuada de professores em EA, enfocando algumas análises relacionadas com referenciais bibliográficos mobilizados pelos pesquisadores, aos objetivos e intenções de pesquisa e aos significados e sentidos sobre o conceito formação continuada. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, optando-se pela modalidade “estado da arte”, focando na análise de teses e dissertações, identificadas no Banco EArte, concentradas nessa temática. A análise se constituiu no domínio do gênero do discurso, por isso utiliza como referencial teórico-metodológico as ideias de Bakhtin e seu círculo, bem como o conceito, reconfigurado, de formação discursiva, a partir do dialogismo bakhtiniano. No decorrer da análise, observa-se um diálogo, ainda incipiente, com a comunidade de pesquisadores em formação de professores, de modo geral, e entre os pesquisadores que se dedicam à formação continuada de professores em EA. Há um conjunto de trabalhos que se voltam para objetivos múltiplos, ou seja, pode-se divisar, no conjunto de objetivos geral e específicos e nas questões de pesquisas indicadas, a proposição de intenções de investigação de natureza bastante diversa. Encontra-se, em outros trabalhos, objetivos mais focados, permitindo que fossem agrupados em acordo com as ênfases de investigação. Em relação ao conceito de formação continuada no meio educacional, que remete a um conceito próprio do campo discursivo da formação de professores, aponta-se que há uma estreita relação entre a concepção de pesquisa desenvolvida sobre o tema e o conceito de formação continuada que orienta os trabalhos do pesquisador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2017-03-16T20:31:09Z
2017-03-16T20:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149762
000882050
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/149762
identifier_str_mv 000882050
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128577049198592