A ética ambiental na produção teórica em dissertações e teses sobre educação ambiental no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Heluane Aparecida Lemos De
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12188
Resumo: A crise ambiental tem sido relacionada, dentre outros fatores, a uma crise de valores. A ética ambiental surge, então, com a tentativa de compreensão da relação entre os seres humanos e os demais elementos da natureza, e que valores permeiam as diferentes relações estabelecidas. Sua formulação, no entanto, se apresenta como um problema epistemológico, dado que o campo da Ética possui especificidades. No campo teórico, as discussões a respeito da relação ética entre sociedade e natureza são possíveis a partir de diferentes perspectivas e referenciais. Neste trabalho, aprofundamos nossas discussões a partir das reflexões de Luc Ferry (1994) e Hans Jonas (2006). Afirmamos que a possibilidade de ampliação da esfera moral, incluindo a natureza não humana, implica para a Educação e, particularmente, para a Educação Ambiental, a necessidade de discutir os valores que a norteiam, dado que passa a objetivar não apenas relações mais equilibradas e justas entre os homens, mas entre o homem e a natureza não humana. O presente artigo1, elaborado a partir de pesquisa de mestrado que se insere no âmbito do Projeto EArte, tem como objetivo compreender as abordagens ao tema ética ambiental pelas teses e dissertações brasileiras em Educação Ambiental, bem como caracterizar os contextos de produção das pesquisas acadêmicas em Educação Ambiental que façam referência à ética ambiental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere no âmbito de um projeto interinstitucional do tipo estado da arte. Seu corpus documental é composto por dezessete trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental que abordam o tema da relação ética entre sociedade e natureza, e as análises foram realizadas a partir da análise de conteúdo tal como proposta por Bardin (2009). Dentre os resultados, no que se refere aos contextos de produção das pesquisas, em síntese, pode-se afirmar que há oscilação da regularidade da produção quanto ao ano de defesa; as pesquisas de Mestrado representam 82% do total analisado; há grande diversidade das Instituições de Ensino Superior e dos Programas de Pós-Graduação aos quais estão vinculadas as pesquisas, com certa predominância da produção nos Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação; verifica-se equilíbrio entre a produção em instituições públicas e instituições privadas; há predominância do eixo Sul-Sudeste como locus da produção. Em relação às compreensões que estão sendo construídas a respeito da relação ética entre sociedade e natureza nas pesquisas em Educação Ambiental, foram identificadas oito diferentes perspectivas, a saber: Perspectiva Biocêntrica, Ética da Responsabilidade, Bioética, Neoliberal, Ecossocialista, Ecologia e Espiritualidade, Ética Ambiental Católica, Ética Ambiental/Ecológica. Compreendemos que as discussões que vêm sendo empreendidas sobre a relação ética entre ser humano e natureza não humana devem ocorrer dentro do campo da Ética, buscando refletir sobre seus fundamentos como propõe o filósofo Hans Jonas.
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Neste trabalho, aprofundamos nossas discussões a partir das reflexões de Luc Ferry (1994) e Hans Jonas (2006). Afirmamos que a possibilidade de ampliação da esfera moral, incluindo a natureza não humana, implica para a Educação e, particularmente, para a Educação Ambiental, a necessidade de discutir os valores que a norteiam, dado que passa a objetivar não apenas relações mais equilibradas e justas entre os homens, mas entre o homem e a natureza não humana. O presente artigo1, elaborado a partir de pesquisa de mestrado que se insere no âmbito do Projeto EArte, tem como objetivo compreender as abordagens ao tema ética ambiental pelas teses e dissertações brasileiras em Educação Ambiental, bem como caracterizar os contextos de produção das pesquisas acadêmicas em Educação Ambiental que façam referência à ética ambiental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere no âmbito de um projeto interinstitucional do tipo estado da arte. Seu corpus documental é composto por dezessete trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental que abordam o tema da relação ética entre sociedade e natureza, e as análises foram realizadas a partir da análise de conteúdo tal como proposta por Bardin (2009). Dentre os resultados, no que se refere aos contextos de produção das pesquisas, em síntese, pode-se afirmar que há oscilação da regularidade da produção quanto ao ano de defesa; as pesquisas de Mestrado representam 82% do total analisado; há grande diversidade das Instituições de Ensino Superior e dos Programas de Pós-Graduação aos quais estão vinculadas as pesquisas, com certa predominância da produção nos Programas de Pós-Graduação em Direito e Educação; verifica-se equilíbrio entre a produção em instituições públicas e instituições privadas; há predominância do eixo Sul-Sudeste como locus da produção. Em relação às compreensões que estão sendo construídas a respeito da relação ética entre sociedade e natureza nas pesquisas em Educação Ambiental, foram identificadas oito diferentes perspectivas, a saber: Perspectiva Biocêntrica, Ética da Responsabilidade, Bioética, Neoliberal, Ecossocialista, Ecologia e Espiritualidade, Ética Ambiental Católica, Ética Ambiental/Ecológica. Compreendemos que as discussões que vêm sendo empreendidas sobre a relação ética entre ser humano e natureza não humana devem ocorrer dentro do campo da Ética, buscando refletir sobre seus fundamentos como propõe o filósofo Hans Jonas.The environmental crisis is intertwined whit several factors, including a crisis of values. In that context, the environmental ethics arises with the attempt to understand the relationship between human beings and the other elements of nature, and which values permeate the various relationships established. Its formulation, however, presents itself as an epistemological problem, given that the area of Ethics has specificities. In the theoretical scope, discussions about the ethical relationships between society and nature are built from many different perspectives and references. In this work, we deepen our discussions based on the reflections of Luc Ferry (1994) and Hans Jonas (2006). We affirm that the possibility of expanding the moral sphere, including non-human nature, implies for Education and, particularly, for Environmental Education, the need to discuss the values that guide it, starting to objectify not only more balanced and fair relations between humans, but between humans and non-humans nature.  This paper, based on a master’s research that falls within the scope of the EArte Project, aims to understand the approaches to the theme environmental ethics by Brazilian theses and dissertations in Environmental Education and, in addition, to characterize the contexts of research production in Environmental Education that refer to environmental ethics. It is a qualitative research inserted in the scope of an interinstitutional project of the type state of the art. Its documentary corpus is composed of seventeen research papers in Environmental Education that address the theme of the ethical relationship between society and nature, and the analyses were reasoned on the methodology of content analysis as proposed by Bardin (2009). Among the results, regarding the research productions contexts, in summary, it can be said that there is oscillation in the regularity of production with respect to the year of defense; master’s research account for 82% of the total analyzed. There is a great diversity of Higher Education Institutions and Postgraduate Programs to which research are linked, with a certain predominance of Postgraduate Programs in Law and Education productions. There is also a balance between the production in public and private institutions; there is a predominance of the South/Southeast axis as the production locus.  Regarding the understandings that are being built about the ethical relationship between society and nature, in Environmental Education studies, eight different perspectives can be identified, namely: Biocentric Perspective, Ethics of Responsibility, Bioethics, Neoliberal, Ecosocialist, Ecology and Spirituality, Catholic Environmental Ethics, Environmental/Ecological Ethics. We understand that the discussions that have been undertaken on the ethical relationship between human beings and non-human nature must take place within the Ethics area, seeking to reflect on their basements as the philosopher Hans Jonas proposes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESSouza, Heluane Aparecida Lemos DeCavalari, Rosa Maria Feiteiro2020-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoEstado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1218810.3895/actio.v5n2.12188ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-232525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12188/7661https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12188/1711Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:37Zoai:periodicos.utfpr:article/12188Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:37Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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