Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudinéa Soto da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153812
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo tecer compreensões sobre escolas rurais como espaços formativos, da região de Borebi- SP dos anos 1980. Para tanto, realizamos seis entrevistas com professores que atuaram em escolas rurais na região de Borebi- SP. A partir dessas narrativas de professores, de estudos da literatura e legislações referentes à educação rural, elaboramos uma análise narrativa (de narrativa) na qual problematizamos esses espaços formativos a partir da formação e atuação de professores dessas escolas, sob um ponto de vista historiográfico. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa: Projeto “Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil” do grupo GHOEM – Grupo História Oral e Educação Matemática. Os resultados apontaram elementos relevantes que foram tematizados como a formação de professores nestes espaços, a utilização de livros didáticos, a multisseriação, a municipalização do ensino, a urbanização da educação na região de Borebi-SP – uma região de lutas pela reforma agrária. Essa pesquisa é uma contribuição importante e original para a História da Educação Matemática brasileira.
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