O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150153
Resumo: O ensino de música, desde quando instituído oficialmente nas instituições públicas brasileiras, na segunda metade do século XIX, tem passado por transformações e desempenhado diferentes papéis. Com as leis as leis 5.540/68 e 5.692/71, música, teatro, artes plásticas e desenho (substituído mais tarde pela dança), passaram a constituir a Educação Artística. A partir de então, o ensino de música foi perdendo visibilidade e importância. Esta tese aponta alguns pontos principais no processo histórico do ensino de música nesse período, visando esclarecer prováveis consequências para os dias atuais. A pergunta principal é: qual o papel desempenhado pela disciplina música na escola pública brasileira durante a vigência da Lei 5.692/71 e quais as possíveis consequências para seu ensino na atualidade? O referencial teórico baseou-se em Theodore Schultz (1961, 1973) na Teoria do Capital Humano, Jofre Dumazedier (2004), quanto ao conceito de lazer e sua aplicação na educação e Jürgen Habermas (1968), quanto ao conceito de racionalidade da dominação. A metodologia baseou-se no modelo de Dominique Julia (2001), que indica três caminhos para esse estudo: 1. conhecer as normas e finalidades que regem a escola, 2. avaliar a profissionalização do trabalho do educador e 3. analisar os conteúdos ensinados e as práticas escolares. Foram analisados leis, decretos e pareceres referentes a esses aspectos; livros didáticos de música utilizados nas escolas; a formação do docente. Observou-se o lugar e o papel secundários da música na escola pública, vista como lazer dentro da cultura de massa.
id UNSP_23afab94604cae76e618b242e361eb54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150153
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidadeMusic education in the public school in term of the law 5,692/71 and his reflections on current eventsLegislação sobre ensino de músicaArte na escolaPapéis da música na escola públicaMusic education legislationArt at schoolRoles of music in public schoolO ensino de música, desde quando instituído oficialmente nas instituições públicas brasileiras, na segunda metade do século XIX, tem passado por transformações e desempenhado diferentes papéis. Com as leis as leis 5.540/68 e 5.692/71, música, teatro, artes plásticas e desenho (substituído mais tarde pela dança), passaram a constituir a Educação Artística. A partir de então, o ensino de música foi perdendo visibilidade e importância. Esta tese aponta alguns pontos principais no processo histórico do ensino de música nesse período, visando esclarecer prováveis consequências para os dias atuais. A pergunta principal é: qual o papel desempenhado pela disciplina música na escola pública brasileira durante a vigência da Lei 5.692/71 e quais as possíveis consequências para seu ensino na atualidade? O referencial teórico baseou-se em Theodore Schultz (1961, 1973) na Teoria do Capital Humano, Jofre Dumazedier (2004), quanto ao conceito de lazer e sua aplicação na educação e Jürgen Habermas (1968), quanto ao conceito de racionalidade da dominação. A metodologia baseou-se no modelo de Dominique Julia (2001), que indica três caminhos para esse estudo: 1. conhecer as normas e finalidades que regem a escola, 2. avaliar a profissionalização do trabalho do educador e 3. analisar os conteúdos ensinados e as práticas escolares. Foram analisados leis, decretos e pareceres referentes a esses aspectos; livros didáticos de música utilizados nas escolas; a formação do docente. Observou-se o lugar e o papel secundários da música na escola pública, vista como lazer dentro da cultura de massa.The teaching of music, since when established officially in the Brazilian public institutions, in the second half of the 19th century, has undergone transformations and played different roles. With the laws 5,540/68 and 5,692/71, music, theatre, visual arts and design (later replaced by dance), become artistic education. From then on, the music was losing visibility and importance. This thesis aims some main points in the historical process of music education during this period, aiming to clarify probable consequences for the present day. The main question is: what is the role played by music in Brazilian public school discipline during the term of the law 5,692/71 and what the consequences to its teaching today? The theoretical framework is based on Theodore Schultz (1961, 1973) on Human Capital theory, Joffre Dumazedier (2004), about the concept of leisure and its application in education and Jürgen Habermas (1968), about the concept of rationality of domination. The methodology was based on the model of Dominique Julia (2001), indicating three paths for this study: 1. know the rules and governing the school purposes, 2. to assess the professionalization of the work of educator and 3. analyze the content taught and school practices. Was analyzed laws, decrees and opinions relating to these aspects; music textbooks used in schools; the education of the teaching staff. It was observed the secondary place and role of music in public school, seen as leisure within the mass culture.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]2017-04-12T18:02:30Z2017-04-12T18:02:30Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15015300088394733004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:26:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150153Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:42:03.593855Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
Music education in the public school in term of the law 5,692/71 and his reflections on current events
title O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
spellingShingle O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]
Legislação sobre ensino de música
Arte na escola
Papéis da música na escola pública
Music education legislation
Art at school
Roles of music in public school
title_short O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
title_full O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
title_fullStr O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
title_full_unstemmed O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
title_sort O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade
author Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]
author_facet Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinoff, Eliane Hilario da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Legislação sobre ensino de música
Arte na escola
Papéis da música na escola pública
Music education legislation
Art at school
Roles of music in public school
topic Legislação sobre ensino de música
Arte na escola
Papéis da música na escola pública
Music education legislation
Art at school
Roles of music in public school
description O ensino de música, desde quando instituído oficialmente nas instituições públicas brasileiras, na segunda metade do século XIX, tem passado por transformações e desempenhado diferentes papéis. Com as leis as leis 5.540/68 e 5.692/71, música, teatro, artes plásticas e desenho (substituído mais tarde pela dança), passaram a constituir a Educação Artística. A partir de então, o ensino de música foi perdendo visibilidade e importância. Esta tese aponta alguns pontos principais no processo histórico do ensino de música nesse período, visando esclarecer prováveis consequências para os dias atuais. A pergunta principal é: qual o papel desempenhado pela disciplina música na escola pública brasileira durante a vigência da Lei 5.692/71 e quais as possíveis consequências para seu ensino na atualidade? O referencial teórico baseou-se em Theodore Schultz (1961, 1973) na Teoria do Capital Humano, Jofre Dumazedier (2004), quanto ao conceito de lazer e sua aplicação na educação e Jürgen Habermas (1968), quanto ao conceito de racionalidade da dominação. A metodologia baseou-se no modelo de Dominique Julia (2001), que indica três caminhos para esse estudo: 1. conhecer as normas e finalidades que regem a escola, 2. avaliar a profissionalização do trabalho do educador e 3. analisar os conteúdos ensinados e as práticas escolares. Foram analisados leis, decretos e pareceres referentes a esses aspectos; livros didáticos de música utilizados nas escolas; a formação do docente. Observou-se o lugar e o papel secundários da música na escola pública, vista como lazer dentro da cultura de massa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12T18:02:30Z
2017-04-12T18:02:30Z
2017-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150153
000883947
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/150153
identifier_str_mv 000883947
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129544516796416