A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144018
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf
Resumo: This study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of power
id UNSP_2447acb8db6e9da7d69068529ce5ed7a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e socialEscolas - Organização e administraçãoEducação - HistoriaEscolas - Brasil - século XVIBrasilPesquisa bibliograficaDisciplina escolarThis study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of powerEste trabalho tem como objetivo pesquisar a organização do espaço escolar no Brasil, desde seu primórdio, por volta do século XVI, com a colonização portuguesa no país, até o momento atual, tendo em foco as mudanças que ocorreram tanto física quanto socialmente dentro deste espaço. Estudando as diferentes configurações do mesmo através dos anos, e tomando como referenciais conceitos de Foucault sobre o assunto, essa pesquisa bibliográfica tem como finalidade estudar as possíveis consequências que a organização deste espaço reflete no uso do mesmo, e de como este é visto além do simples olhar pedagógico, como também instrumento de poderUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]2016-09-27T13:38:58Z2016-09-27T13:38:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144018000869856http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:08:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:08:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
title A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
spellingShingle A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Educação - Historia
Escolas - Brasil - século XVI
Brasil
Pesquisa bibliografica
Disciplina escolar
title_short A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
title_full A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
title_fullStr A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
title_full_unstemmed A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
title_sort A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
author Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]
author_facet Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Educação - Historia
Escolas - Brasil - século XVI
Brasil
Pesquisa bibliografica
Disciplina escolar
topic Escolas - Organização e administração
Educação - Historia
Escolas - Brasil - século XVI
Brasil
Pesquisa bibliografica
Disciplina escolar
description This study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of power
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T13:38:58Z
2016-09-27T13:38:58Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/144018
000869856
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
identifier_str_mv ALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
000869856
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/144018
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046168679153664