A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144018 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf |
Resumo: | This study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of power |
id |
UNSP_2447acb8db6e9da7d69068529ce5ed7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144018 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e socialEscolas - Organização e administraçãoEducação - HistoriaEscolas - Brasil - século XVIBrasilPesquisa bibliograficaDisciplina escolarThis study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of powerEste trabalho tem como objetivo pesquisar a organização do espaço escolar no Brasil, desde seu primórdio, por volta do século XVI, com a colonização portuguesa no país, até o momento atual, tendo em foco as mudanças que ocorreram tanto física quanto socialmente dentro deste espaço. Estudando as diferentes configurações do mesmo através dos anos, e tomando como referenciais conceitos de Foucault sobre o assunto, essa pesquisa bibliográfica tem como finalidade estudar as possíveis consequências que a organização deste espaço reflete no uso do mesmo, e de como este é visto além do simples olhar pedagógico, como também instrumento de poderUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP]2016-09-27T13:38:58Z2016-09-27T13:38:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144018000869856http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf69924485292401890000-0001-8889-750XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:08:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:08:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
title |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
spellingShingle |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP] Escolas - Organização e administração Educação - Historia Escolas - Brasil - século XVI Brasil Pesquisa bibliografica Disciplina escolar |
title_short |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
title_full |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
title_fullStr |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
title_full_unstemmed |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
title_sort |
A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social |
author |
Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Larissa Cella de Cavalli [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Educação - Historia Escolas - Brasil - século XVI Brasil Pesquisa bibliografica Disciplina escolar |
topic |
Escolas - Organização e administração Educação - Historia Escolas - Brasil - século XVI Brasil Pesquisa bibliografica Disciplina escolar |
description |
This study aims to investigate the organization of school space in Brazil, from its primordia, around the sixteenth century (VXI) with the Portuguese colonization in the country, up to the present days, with a focus on the changes that have occurred both physically and socially within the school space. Studying the different configurations of this changes over the years, and taking as reference Foucault's concepts on the subject, this bibliographical research aims to study the possible consequences that the organization of this space reflects in its use and how it is seen beyond the pedagogical look, as well as an instrument of power |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27T13:38:58Z 2016-09-27T13:38:58Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/144018 000869856 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Larissa Cella de Cavalli. A organização do espaço escolar no Brasil: uma análise histórica e social. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000869856 6992448529240189 0000-0001-8889-750X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144018 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869856.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649529245859840 |