O Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto: memórias, histórias e matemáticas (1959 - 2008)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254876 |
Resumo: | Este estudo adotou a História Oral como metodologia de pesquisa para investigar aspectos relacionados ao ensino de Matemática no Instituto Federal de Minas Gerais – câmpus de Ouro Preto (IFMG/OP), desde os tempos em que se denominava Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Etfop) até o período em que se designava Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (Cefet/OP), com base na perspectiva de ex-alunos e professores de Matemática. As entrevistas foram realizadas pela plataforma Google Meet em virtude das restrições impostas pela Pandemia. A análise das narrativas levou à elaboração de cinco textos que condensam, de modo geral, as compreensões centrais da pesquisa, a saber: (a) “Uma mina para minerar”, que trata da história da instituição; (b) “Uai sô!” que aborda as tradições em algumas de suas faces: na cidade de Ouro Preto, na instituição e no ensino; (c) “Pra Inglês ver”, que explora os diferentes modos de conceber a Matemática e seu ensino na instituição; (d) “Tire o seu cavalinho da chuva”, que versa sobre as memórias escolares de nossos colaboradores; e (e) “Enquanto descansa, carrega pedra” a respeito da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática na escola. Outro desdobramento desta pesquisa é a produção de um artigo com o objetivo de analisar outras fontes – apostilas e caderno escolar – a fim de complementar as compreensões acerca do ensino de Matemática na Escola Técnica. |
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O Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto: memórias, histórias e matemáticas (1959 - 2008)The Instituto Federal de Minas Gerais in Ouro Preto: memories, stories and mathematics (1959 - 2008)História oralHistória da educação matemáticaEscolas técnicasTradiçãoNarrativasOral historyHistory of mathematics educationTechnical schoolsTraditionNarrativesEste estudo adotou a História Oral como metodologia de pesquisa para investigar aspectos relacionados ao ensino de Matemática no Instituto Federal de Minas Gerais – câmpus de Ouro Preto (IFMG/OP), desde os tempos em que se denominava Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Etfop) até o período em que se designava Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (Cefet/OP), com base na perspectiva de ex-alunos e professores de Matemática. As entrevistas foram realizadas pela plataforma Google Meet em virtude das restrições impostas pela Pandemia. A análise das narrativas levou à elaboração de cinco textos que condensam, de modo geral, as compreensões centrais da pesquisa, a saber: (a) “Uma mina para minerar”, que trata da história da instituição; (b) “Uai sô!” que aborda as tradições em algumas de suas faces: na cidade de Ouro Preto, na instituição e no ensino; (c) “Pra Inglês ver”, que explora os diferentes modos de conceber a Matemática e seu ensino na instituição; (d) “Tire o seu cavalinho da chuva”, que versa sobre as memórias escolares de nossos colaboradores; e (e) “Enquanto descansa, carrega pedra” a respeito da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática na escola. Outro desdobramento desta pesquisa é a produção de um artigo com o objetivo de analisar outras fontes – apostilas e caderno escolar – a fim de complementar as compreensões acerca do ensino de Matemática na Escola Técnica.Our study has as its main focus to understand, in a historical point of view, features of how the teaching of Mathematics was developed in the Instituto Federal de Minas Gerais, at Ouro Preto (Minas Gerais State – Brazil), a technical institution created in 1958. Its methodological framework was given by Oral History. In order to do this, we interviewed teachers and former students. Such interviews were conducted using Google Meet platform, for they took place in the COVID pandemic times. Five texts, focusing aspects we believe to be meaningful to understand our theme, were elaborated. These texts are related to (a) the history of the institution; (b) the traditions; (c) the ways of conceiving Mathematics and the teaching of Mathematics in the institution; (d) the schoolling memories; and (e) the formation and practices of those teachers that taught/teach Math in it. A paper was also elaborated in composition to the results of these five texts. Its main objective was to understand – by the analysis of written materials composed by the teachers for their students – how the teaching of Mathematics took place in such Technical School.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Mendonça, Thiago Neves2024-04-01T18:45:10Z2024-04-01T18:45:10Z2024-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25487654570322338640040000-0002-5672-5882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-03T10:50:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254876Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:54:34.114010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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