Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244671 |
Resumo: | O presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa. |
id |
UNSP_252efbc9d1e2accdc323972c576ec248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244671 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de QueirozAmelia: between sin and chastity in The Crime of Father Amaro de Eça de QueirozEça de QueirozO Crime do Padre AmaroNarrador queirosianoMulherDiscurso religiosoThe crime of father AmaroQueirosian narratorWomanReligious discourseO presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa.Eça de Queiroz’s novel The crime of father Amaro is analysed in this dissertation from the point of view of its deep social and anticlerical criticism, as well as its criticism about the injustices perpetrated against the female characters in the narrative – white, proletarian and religious women who live in a small Portuguese province in the 19 th century. The social context that can justify women's submission to religious precepts was analysed, mainly, in the light of Simone de Beauvoir concepts, present in The Second Sex. Gerard Genette’s Narrative discourse, and Lígia Chiappini’s O foco narrativo [Narrative focus], among others, constitute the theoretical framework through which we aim to demonstrate how the narrator uses implicit to denounce a society that appropriates religious dogmas and takes advantage of other people faith to demean and submit women.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mamede, Maria Clara Pugliane2023-07-20T13:06:48Z2023-07-20T13:06:48Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24467133004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:48.525213Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz Amelia: between sin and chastity in The Crime of Father Amaro de Eça de Queiroz |
title |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
spellingShingle |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz Mamede, Maria Clara Pugliane Eça de Queiroz O Crime do Padre Amaro Narrador queirosiano Mulher Discurso religioso The crime of father Amaro Queirosian narrator Woman Religious discourse |
title_short |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
title_full |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
title_fullStr |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
title_full_unstemmed |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
title_sort |
Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz |
author |
Mamede, Maria Clara Pugliane |
author_facet |
Mamede, Maria Clara Pugliane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mamede, Maria Clara Pugliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eça de Queiroz O Crime do Padre Amaro Narrador queirosiano Mulher Discurso religioso The crime of father Amaro Queirosian narrator Woman Religious discourse |
topic |
Eça de Queiroz O Crime do Padre Amaro Narrador queirosiano Mulher Discurso religioso The crime of father Amaro Queirosian narrator Woman Religious discourse |
description |
O presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20T13:06:48Z 2023-07-20T13:06:48Z 2023-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244671 33004030016P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244671 |
identifier_str_mv |
33004030016P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128744741666816 |