Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede, Maria Clara Pugliane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244671
Resumo: O presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa.
id UNSP_252efbc9d1e2accdc323972c576ec248
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244671
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de QueirozAmelia: between sin and chastity in The Crime of Father Amaro de Eça de QueirozEça de QueirozO Crime do Padre AmaroNarrador queirosianoMulherDiscurso religiosoThe crime of father AmaroQueirosian narratorWomanReligious discourseO presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa.Eça de Queiroz’s novel The crime of father Amaro is analysed in this dissertation from the point of view of its deep social and anticlerical criticism, as well as its criticism about the injustices perpetrated against the female characters in the narrative – white, proletarian and religious women who live in a small Portuguese province in the 19 th century. The social context that can justify women's submission to religious precepts was analysed, mainly, in the light of Simone de Beauvoir concepts, present in The Second Sex. Gerard Genette’s Narrative discourse, and Lígia Chiappini’s O foco narrativo [Narrative focus], among others, constitute the theoretical framework through which we aim to demonstrate how the narrator uses implicit to denounce a society that appropriates religious dogmas and takes advantage of other people faith to demean and submit women.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mamede, Maria Clara Pugliane2023-07-20T13:06:48Z2023-07-20T13:06:48Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24467133004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:48.525213Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Amelia: between sin and chastity in The Crime of Father Amaro de Eça de Queiroz
title Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
spellingShingle Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
Mamede, Maria Clara Pugliane
Eça de Queiroz
O Crime do Padre Amaro
Narrador queirosiano
Mulher
Discurso religioso
The crime of father Amaro
Queirosian narrator
Woman
Religious discourse
title_short Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
title_full Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
title_fullStr Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
title_full_unstemmed Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
title_sort Amélia: entre o pecado e a castidade em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz
author Mamede, Maria Clara Pugliane
author_facet Mamede, Maria Clara Pugliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede, Maria Clara Pugliane
dc.subject.por.fl_str_mv Eça de Queiroz
O Crime do Padre Amaro
Narrador queirosiano
Mulher
Discurso religioso
The crime of father Amaro
Queirosian narrator
Woman
Religious discourse
topic Eça de Queiroz
O Crime do Padre Amaro
Narrador queirosiano
Mulher
Discurso religioso
The crime of father Amaro
Queirosian narrator
Woman
Religious discourse
description O presente trabalho tem como corpus o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz e propõe-se a tecer um estudo da profunda crítica clerical e social que Eça faz nessas “cenas da vida devota”, além de analisar as injustiças sofridas pelas personagens femininas da narrativa, no caso, mulheres brancas, proletárias e beatas, moradoras de uma pequena província portuguesa do século XIX. Tal análise, que se debruçou mais especificamente na protagonista Amélia Caminha, retratada pelo narrador como a típica representação da mulher portuguesa influenciada pela religião católica e seduzida pelo padre Amaro, realizou-se, sobretudo, à luz dos conceitos de Simone de Beauvoir (2019), em O Segundo Sexo. Analisou-se o contexto social em que a personagem está inserida e que justifica sua submissão aos dogmas católicos e às autoridades do clero de Leiria. O narrador queirosiano foi analisado à luz das teorias da narrativa, especialmente, as apresentadas por Gerard Genette (1970) em Discurso da narrativa e por Lígia Chiappini (2001), em O foco narrativo, em que procuramos demonstrar como, por meio do discurso implícito, o narrador critica uma sociedade que se apropria do discurso religioso para rebaixar as mulheres, e denuncia a falsa moral e a falsa fé nas atitudes dos padres e cônegos que figuram no enredo, mantendo, com isso, uma relação de dominação claramente injusta com as mulheres da narrativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20T13:06:48Z
2023-07-20T13:06:48Z
2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244671
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/244671
identifier_str_mv 33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128744741666816