O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86980
Resumo: A pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores.
id UNSP_25513873917dc10c014acbd89f553d58
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86980
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arteArte - EducaçãoMuseusMediação culturalMediación culturalEducación em museosA pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores.La pesquisa meollo de esta disertación fue desarrolada partiendo de inquietudes advenidas de mi experiencia profesional como mediadora cultural en exposiciones de Artes. Con formación inicial de Historia, Diplomatura y Licenciatura, surgió mi interés por la educación no-formal, especialmente la meditación cultural. Basada en la propia experiencia busco verificar la importancia de la formación inicial y continua para este trabajo, desde la práctica y de reflexiones acerca de la práctica, orientada por las cuestiones: ¿quién es el mediador cultural? ¿ Cual su formación? ¿Cómo este campo de trabajo es percibido? Para responder las cuestiones ha sido elaborado un cuestionario como instrumento de colecta de datos entre los educadores que estaban actuando en exposiciones de Artes Visuales, temporarias o de larga duración, en la ciudad de São Paulo, entre septiembre de 2006 y febrero de 2007. Con cien cuestionarios respondidos, representando un tercio del total de profesionales actuantes en el período, el trabajo presenta una análisis de los datos que permite tejer consideraciones sobre el perfil del mediador cultural relativas a edad, género, formación inicial y actuación profesional. Luciéndose de bibliografia existente sobre formación y profesionalización docente, son establecidas relaciones acerca de la formación y profesionalización de los educadores/mediadores culturales partiendo de sus testimonios. Esta investigación reitera la importancia de la pesquisa sobre educación en museos, teniendo en cuenta la constitución de este nuevo campo de actuación profesional en la formación de educadores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2008-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f. : il.application/pdfALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86980000566880alencar_vp_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:06:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:06:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
title O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
spellingShingle O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
Arte - Educação
Museus
Mediação cultural
Mediación cultural
Educación em museos
title_short O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
title_full O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
title_fullStr O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
title_full_unstemmed O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
title_sort O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
author Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
author_facet Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Museus
Mediação cultural
Mediación cultural
Educación em museos
topic Arte - Educação
Museus
Mediação cultural
Mediación cultural
Educación em museos
description A pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-28
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86980
000566880
alencar_vp_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv ALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000566880
alencar_vp_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649382988382208