O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86980 |
Resumo: | A pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores. |
id |
UNSP_25513873917dc10c014acbd89f553d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86980 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arteArte - EducaçãoMuseusMediação culturalMediación culturalEducación em museosA pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores.La pesquisa meollo de esta disertación fue desarrolada partiendo de inquietudes advenidas de mi experiencia profesional como mediadora cultural en exposiciones de Artes. Con formación inicial de Historia, Diplomatura y Licenciatura, surgió mi interés por la educación no-formal, especialmente la meditación cultural. Basada en la propia experiencia busco verificar la importancia de la formación inicial y continua para este trabajo, desde la práctica y de reflexiones acerca de la práctica, orientada por las cuestiones: ¿quién es el mediador cultural? ¿ Cual su formación? ¿Cómo este campo de trabajo es percibido? Para responder las cuestiones ha sido elaborado un cuestionario como instrumento de colecta de datos entre los educadores que estaban actuando en exposiciones de Artes Visuales, temporarias o de larga duración, en la ciudad de São Paulo, entre septiembre de 2006 y febrero de 2007. Con cien cuestionarios respondidos, representando un tercio del total de profesionales actuantes en el período, el trabajo presenta una análisis de los datos que permite tejer consideraciones sobre el perfil del mediador cultural relativas a edad, género, formación inicial y actuación profesional. Luciéndose de bibliografia existente sobre formación y profesionalización docente, son establecidas relaciones acerca de la formación y profesionalización de los educadores/mediadores culturales partiendo de sus testimonios. Esta investigación reitera la importancia de la pesquisa sobre educación en museos, teniendo en cuenta la constitución de este nuevo campo de actuación profesional en la formación de educadores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2008-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f. : il.application/pdfALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86980000566880alencar_vp_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:06:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:37:13.341233Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
title |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
spellingShingle |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP] Arte - Educação Museus Mediação cultural Mediación cultural Educación em museos |
title_short |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
title_full |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
title_fullStr |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
title_full_unstemmed |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
title_sort |
O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte |
author |
Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP] |
author_facet |
Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvao [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Valéria Peixoto de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Educação Museus Mediação cultural Mediación cultural Educación em museos |
topic |
Arte - Educação Museus Mediação cultural Mediación cultural Educación em museos |
description |
A pesquisa cerne dessa dissertação foi desenvolvida a partir de inquietações advindas de minha experiência profissional como mediadora cultural de exposições de Artes. Com formação inicial em História, Bacharelado e Licenciatura, surgiu meu interesse pela educação não-formal, especialmente a mediação cultural. Com base na própria experiência procuro verificar a importância da formação inicial e contínua para este trabalho, a partir da prática, orientada pelas questões: quem é o mediador cultural? Qual sua formação? Como este campo de trabalho é percebido? Para responder as questões foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados entre os educadores que estavam atuando em exposições de Artes Visuais, temporárias ou de longa duração, na cidade de São Paulo, entre setembro de 2006 e fevereiro de 2007. Com cem questionários respondidos, representando um terço do total de profissionais atuantes no período, o trabalho apresenta uma análise dos dados que permite tecer considerações sobre o perfil do mediador cultural no tocante à idade, gênero, formação inicial e atuação profissional. À luz de bibliografia existente sobre formação e profissionalização docente, estabelecem-se relações acerca da formação e profissionalização dos educadores/mediadores culturais a partir dos depoimentos dos mesmos. Esta investigação reitera a importância da pesquisa sobre educação em museus, levando-se em conta a constituição deste novo campo de atuação profissional na formação de educadores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-28 2014-06-11T19:22:29Z 2014-06-11T19:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. http://hdl.handle.net/11449/86980 000566880 alencar_vp_me_ia.pdf 33004013063P4 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Valéria Peixoto de. O mediador cultural: considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de arte. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. 000566880 alencar_vp_me_ia.pdf 33004013063P4 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128389037424640 |