Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herrera, Maria Eduarda Caporusso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238259
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os impactos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As estruturas desiguais do Estado brasileiro perpetuaram os privilégios de uma elite, que nada se preocupou em investir e em desenvolver o território nacional. O afastamento das conquistas, em relação ao povo, é o que marca a exploração da mão de obra infantil ao longo do território, vista como possibilidade de enriquecimento aos burgueses. A relação entre infância e trabalho, então, se firmou e apenas no final do século XX, foi possível atenuar essa relação, colocando as crianças em seu local adequado: sujeitos de direitos. A partir das mudanças da década de 1980, foi possível compreender o ECA como um marco simbólico, mas insuficiente, pois é necessário que haja uma ação prática, que atue no combate ao trabalho infantil. A lei, apesar de essencial, não é eficaz sem a prática. A partir disso, foi analisado o papel essencial das escolas, instituições que relacionam os principais pilares responsáveis pelo fim dessa forma de opressão: as crianças, a sociedade civil e o governo. As escolas devem, então, quanto agentes públicos, efetivar políticas a fim de estabelecer o bem-estar social.
id UNSP_255ade558100fd7ddc5c37a3baadb9d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238259
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no BrasilWorkers with milk teeth: material and symbolic effects of the Statute for Child and Adolescent (SCA) in BrazilInfânciaTrabalho infantilECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)Crianças EducaçãoA presente pesquisa tem como objetivo compreender os impactos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As estruturas desiguais do Estado brasileiro perpetuaram os privilégios de uma elite, que nada se preocupou em investir e em desenvolver o território nacional. O afastamento das conquistas, em relação ao povo, é o que marca a exploração da mão de obra infantil ao longo do território, vista como possibilidade de enriquecimento aos burgueses. A relação entre infância e trabalho, então, se firmou e apenas no final do século XX, foi possível atenuar essa relação, colocando as crianças em seu local adequado: sujeitos de direitos. A partir das mudanças da década de 1980, foi possível compreender o ECA como um marco simbólico, mas insuficiente, pois é necessário que haja uma ação prática, que atue no combate ao trabalho infantil. A lei, apesar de essencial, não é eficaz sem a prática. A partir disso, foi analisado o papel essencial das escolas, instituições que relacionam os principais pilares responsáveis pelo fim dessa forma de opressão: as crianças, a sociedade civil e o governo. As escolas devem, então, quanto agentes públicos, efetivar políticas a fim de estabelecer o bem-estar social.This research aims to understand the material and symbolic impacts of the Statute of the Child and Adolescent (ECA). The unequal structures of the Brazilian State perpetuated the privileges of an elite, who were not at all concerned with investing in and developing the national territory. The distancing from the conquests, in relation to the people, is what marks the exploitation of child labor throughout the territory, seen as a possibility of enrichment for the bourgeois. The relationship between childhood and labor, then, was established and only in the late twentieth century, it was possible to mitigate this relationship, placing children in their proper place: subjects of rights. From the changes of the 1980s on, it was possible to understand the ECA as a symbolic milestone, but insufficient, because there is a need for practical action to combat child labor. The law, although essential, is not effective without practice. Based on this, the essential role of schools was analyzed, institutions that link the main pillars responsible for ending this form of oppression: children, civil society, and the government. As public agents, schools must then implement policies in order to establish social welfare.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jacinto, Adriana Giaqueto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Herrera, Maria Eduarda Caporusso2022-12-16T14:35:07Z2022-12-16T14:35:07Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-07T06:10:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:34.687919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
Workers with milk teeth: material and symbolic effects of the Statute for Child and Adolescent (SCA) in Brazil
title Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
spellingShingle Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
Herrera, Maria Eduarda Caporusso
Infância
Trabalho infantil
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Crianças Educação
title_short Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
title_full Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
title_fullStr Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
title_full_unstemmed Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
title_sort Operários com dentes de leite: efeitos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil
author Herrera, Maria Eduarda Caporusso
author_facet Herrera, Maria Eduarda Caporusso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacinto, Adriana Giaqueto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Herrera, Maria Eduarda Caporusso
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Trabalho infantil
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Crianças Educação
topic Infância
Trabalho infantil
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Crianças Educação
description A presente pesquisa tem como objetivo compreender os impactos materiais e simbólicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As estruturas desiguais do Estado brasileiro perpetuaram os privilégios de uma elite, que nada se preocupou em investir e em desenvolver o território nacional. O afastamento das conquistas, em relação ao povo, é o que marca a exploração da mão de obra infantil ao longo do território, vista como possibilidade de enriquecimento aos burgueses. A relação entre infância e trabalho, então, se firmou e apenas no final do século XX, foi possível atenuar essa relação, colocando as crianças em seu local adequado: sujeitos de direitos. A partir das mudanças da década de 1980, foi possível compreender o ECA como um marco simbólico, mas insuficiente, pois é necessário que haja uma ação prática, que atue no combate ao trabalho infantil. A lei, apesar de essencial, não é eficaz sem a prática. A partir disso, foi analisado o papel essencial das escolas, instituições que relacionam os principais pilares responsáveis pelo fim dessa forma de opressão: as crianças, a sociedade civil e o governo. As escolas devem, então, quanto agentes públicos, efetivar políticas a fim de estabelecer o bem-estar social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T14:35:07Z
2022-12-16T14:35:07Z
2022-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238259
url http://hdl.handle.net/11449/238259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128751301558272