A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109241 |
Resumo: | Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa |
id |
UNSP_25664aed1c38c097153924708e03405f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109241 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissionalProfessores - FormaçãoProfessores de educação fisicaPratica de ensinoEducação fisicaEste livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativaCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-09-03T17:52:32Z2014-09-03T17:52:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfHIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.9788579833601http://hdl.handle.net/11449/109241000773670ISBN9788579833601.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144920info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:07:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:48:25.207398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
title |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
spellingShingle |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP] Professores - Formação Professores de educação fisica Pratica de ensino Educação fisica |
title_short |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
title_full |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
title_fullStr |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
title_full_unstemmed |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
title_sort |
A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional |
author |
Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP] |
author_facet |
Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Professores de educação fisica Pratica de ensino Educação fisica |
topic |
Professores - Formação Professores de educação fisica Pratica de ensino Educação fisica |
description |
Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-09-03T17:52:32Z 2014-09-03T17:52:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601. 9788579833601 http://hdl.handle.net/11449/109241 000773670 ISBN9788579833601.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601. 9788579833601 000773670 ISBN9788579833601.pdf 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128278352887808 |