A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109241
Resumo: Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa
id UNSP_25664aed1c38c097153924708e03405f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109241
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissionalProfessores - FormaçãoProfessores de educação fisicaPratica de ensinoEducação fisicaEste livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativaCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-09-03T17:52:32Z2014-09-03T17:52:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfHIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.9788579833601http://hdl.handle.net/11449/109241000773670ISBN9788579833601.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144920info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:07:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:48:25.207398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
title A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
spellingShingle A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]
Professores - Formação
Professores de educação fisica
Pratica de ensino
Educação fisica
title_short A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
title_full A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
title_fullStr A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
title_full_unstemmed A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
title_sort A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
author Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]
author_facet Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Professores de educação fisica
Pratica de ensino
Educação fisica
topic Professores - Formação
Professores de educação fisica
Pratica de ensino
Educação fisica
description Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-09-03T17:52:32Z
2014-09-03T17:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.
9788579833601
http://hdl.handle.net/11449/109241
000773670
ISBN9788579833601.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv HIRAI, Rodrigo Tetsuo; SOUZA NETO, Samuel de. A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833601.
9788579833601
000773670
ISBN9788579833601.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/109241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128278352887808