A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/110477
Resumo: The purpose of this dissertation was to understand how to read the statements of mathematics problems occur, with a view to its resolution, by 9th grade students of elementary school. The school investigated is in the town of Garça/SP and was selected from the results of the Evaluation of Educational Achievement System (SARESP) 2012, by the best performance for the subjects tested, and the class, due to better school performance in the 1st quarter of 2013. The research was based on ethnographic type questionnaire, observation, interviews and document analysis, recorded in field notes and audio recordings. It is expected that this work will contribute to a better understanding of the relationships established between the student to read the statement of mathematical problem, and in consequence of it, the possibilities for settlement, and that it can furthermore cause reflections on pedagogical practice, so that the teaching of mathematics is meaningful to the student, he then appropriates the scientific concepts and become the subject of social transformation.
id UNSP_25af4c9cf987eda39a2b66cd59d0acab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Problemas, exercícios, etcConceitosLeituraSolução de problemasEnsino fundamentalMathematics Study and teachingThe purpose of this dissertation was to understand how to read the statements of mathematics problems occur, with a view to its resolution, by 9th grade students of elementary school. The school investigated is in the town of Garça/SP and was selected from the results of the Evaluation of Educational Achievement System (SARESP) 2012, by the best performance for the subjects tested, and the class, due to better school performance in the 1st quarter of 2013. The research was based on ethnographic type questionnaire, observation, interviews and document analysis, recorded in field notes and audio recordings. It is expected that this work will contribute to a better understanding of the relationships established between the student to read the statement of mathematical problem, and in consequence of it, the possibilities for settlement, and that it can furthermore cause reflections on pedagogical practice, so that the teaching of mathematics is meaningful to the student, he then appropriates the scientific concepts and become the subject of social transformation.A proposta desta dissertação foi compreender como ocorre a leitura dos enunciados dos problemas de Matemática, com vistas à sua resolução, por alunos 9º ano do ensino fundamental. A escola investigada fica na cidade de Garça/SP e foi selecionada a partir do resultado do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) de 2012, mediante o melhor desempenho para as disciplinas avaliadas; e a sala, devido ao melhor aproveitamento escolar no 1º bimestre de 2013. A pesquisa do tipo etnográfica teve como base questionário, observação, entrevista e análise de documentos, registrados em notas de campo e gravações de áudio. Espera-se que esse trabalho contribua para um melhor entendimento das relações que o aluno estabelece entre a leitura do enunciado de problema matemático, e em decorrência dela, as possibilidades de resolução, e que possa, além disso, provocar reflexões sobre as práticas pedagógicas, a fim de que o ensino de Matemática tenha sentido para o aluno, que ele se aproprie, então, dos conceitos científicos e se torne sujeito de transformações sociais.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazarri Leite [UNESP]Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]2014-11-10T11:09:46Z2014-11-10T11:09:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f. : il. color.application/pdfLEITE, Lidiane Camilo Sossolote. A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2014. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.http://hdl.handle.net/11449/110477000794666000794666.pdf33004110040P59493055898353294Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
title A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, exercícios, etc
Conceitos
Leitura
Solução de problemas
Ensino fundamental
Mathematics Study and teaching
title_short A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental
author Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]
author_facet Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazarri Leite [UNESP]
Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lidiane Camilo Sossolote [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, exercícios, etc
Conceitos
Leitura
Solução de problemas
Ensino fundamental
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, exercícios, etc
Conceitos
Leitura
Solução de problemas
Ensino fundamental
Mathematics Study and teaching
description The purpose of this dissertation was to understand how to read the statements of mathematics problems occur, with a view to its resolution, by 9th grade students of elementary school. The school investigated is in the town of Garça/SP and was selected from the results of the Evaluation of Educational Achievement System (SARESP) 2012, by the best performance for the subjects tested, and the class, due to better school performance in the 1st quarter of 2013. The research was based on ethnographic type questionnaire, observation, interviews and document analysis, recorded in field notes and audio recordings. It is expected that this work will contribute to a better understanding of the relationships established between the student to read the statement of mathematical problem, and in consequence of it, the possibilities for settlement, and that it can furthermore cause reflections on pedagogical practice, so that the teaching of mathematics is meaningful to the student, he then appropriates the scientific concepts and become the subject of social transformation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10T11:09:46Z
2014-11-10T11:09:46Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Lidiane Camilo Sossolote. A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2014. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/110477
000794666
000794666.pdf
33004110040P5
9493055898353294
identifier_str_mv LEITE, Lidiane Camilo Sossolote. A leitura dos enunciados dos problemas matemáticos e as estratégias para a resolução por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2014. 158 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
000794666
000794666.pdf
33004110040P5
9493055898353294
url http://hdl.handle.net/11449/110477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128144229531648