Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maíra Anelli [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000400004
http://hdl.handle.net/11449/114216
Resumo: The study aims to characterize and report on performance in reading fluency and comprehension. The study sample included 97 students from 3 rd to 5 th grade at a state school in the city of Marília in São Paulo State of Brazil. The procedures involved an evaluation of reading time, prosody and text comprehension. The oral reading of a text was recorded, and a multiple choice test was applied to evaluate performance in comprehension. The results were statistically analyzed and showed that performance in students' reading fluency was able to highlight aspects of the difficulties that arise during the processing of reading.
id UNSP_2678e906ac38a65f1e249287b0a234a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114216
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamentalFluency and reading comprehension in students from 3rd to 5th of elementary school gradesCompreensão da leituraEducaçãoLeituraReading comprehensionEducationReadingThe study aims to characterize and report on performance in reading fluency and comprehension. The study sample included 97 students from 3 rd to 5 th grade at a state school in the city of Marília in São Paulo State of Brazil. The procedures involved an evaluation of reading time, prosody and text comprehension. The oral reading of a text was recorded, and a multiple choice test was applied to evaluate performance in comprehension. The results were statistically analyzed and showed that performance in students' reading fluency was able to highlight aspects of the difficulties that arise during the processing of reading.Este estudo tem como objetivo caracterizar e relacionar a fluência na leitura e a compreensão do texto lido. Participaram da pesquisa 97 escolares do 3º ao 5º ano da rede pública de ensino do município de Marília, São Paulo. Como procedimentos, foram avaliados o tempo de leitura, a prosódia e a compreensão leitora. Foi gravada a leitura oral de um texto e aplicado um teste com questões de múltipla escolha para avaliar a compreensão. Os resultados foram analisados estatisticamente e revelaram que o desempenho em fluência de leitura dos escolares influencia aspectos das dificuldades apresentadas durante o processo.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maíra Anelli [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2015-02-02T12:39:21Z2015-02-02T12:39:21Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article499-506application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000400004Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 4, p. 499-506, 2014.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/11421610.1590/0103-166X2014000400004S0103-166X2014000400004S0103-166X2014000400004.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
Fluency and reading comprehension in students from 3rd to 5th of elementary school grades
title Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
Martins, Maíra Anelli [UNESP]
Compreensão da leitura
Educação
Leitura
Reading comprehension
Education
Reading
title_short Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
title_full Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
title_sort Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
author Martins, Maíra Anelli [UNESP]
author_facet Martins, Maíra Anelli [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maíra Anelli [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Educação
Leitura
Reading comprehension
Education
Reading
topic Compreensão da leitura
Educação
Leitura
Reading comprehension
Education
Reading
description The study aims to characterize and report on performance in reading fluency and comprehension. The study sample included 97 students from 3 rd to 5 th grade at a state school in the city of Marília in São Paulo State of Brazil. The procedures involved an evaluation of reading time, prosody and text comprehension. The oral reading of a text was recorded, and a multiple choice test was applied to evaluate performance in comprehension. The results were statistically analyzed and showed that performance in students' reading fluency was able to highlight aspects of the difficulties that arise during the processing of reading.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
2015-02-02T12:39:21Z
2015-02-02T12:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000400004
Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 4, p. 499-506, 2014.
0103-166X
http://hdl.handle.net/11449/114216
10.1590/0103-166X2014000400004
S0103-166X2014000400004
S0103-166X2014000400004.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000400004
http://hdl.handle.net/11449/114216
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 4, p. 499-506, 2014.
0103-166X
10.1590/0103-166X2014000400004
S0103-166X2014000400004
S0103-166X2014000400004.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 499-506
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128185774112768