Publicidade em podcasts: inovação e tradição nos formatos de anúncio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243362 |
Resumo: | Baseada em metodologia bibliográfica, documental, descritiva e empírica, esta pesquisa investigou as dinâmicas do ambiente digital virtual no contexto da Cultura da Convergência (JENKINS, 2013) e Cultura da Conexão (JENKINS, 2015), compreendendo seu impacto na publicidade. A partir de cinco programas de podcasts de alcance nacional - PrimoCast, NerdCast, PodPah, O Assunto, Mamilos -, analisaram-se, em cinco episódios lançados no período de um mês de cada programa, os formatos de anúncios a partir da classificação de propaganda para rádio de Reis (2008) e para podcast da Interactive Advertising Bureau Brasil (2019). O objetivo foi identificar se publicidade no podcast utiliza os formatos tradicionais de anúncio do rádio e ao mesmo tempo inova na comunicação mercadológica. Verificou-se que os formatos tradicionais de anúncio para rádio estão presentes no podcast de maneira adaptada e há a hibridizações entre formatos. |
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Publicidade em podcasts: inovação e tradição nos formatos de anúncioAdvertising in podcasts: innovation and tradition in ad formatsPodcastPublicidadeFormatos de anúncioCultura da convergênciaAdvertisingAd formatsBaseada em metodologia bibliográfica, documental, descritiva e empírica, esta pesquisa investigou as dinâmicas do ambiente digital virtual no contexto da Cultura da Convergência (JENKINS, 2013) e Cultura da Conexão (JENKINS, 2015), compreendendo seu impacto na publicidade. A partir de cinco programas de podcasts de alcance nacional - PrimoCast, NerdCast, PodPah, O Assunto, Mamilos -, analisaram-se, em cinco episódios lançados no período de um mês de cada programa, os formatos de anúncios a partir da classificação de propaganda para rádio de Reis (2008) e para podcast da Interactive Advertising Bureau Brasil (2019). O objetivo foi identificar se publicidade no podcast utiliza os formatos tradicionais de anúncio do rádio e ao mesmo tempo inova na comunicação mercadológica. Verificou-se que os formatos tradicionais de anúncio para rádio estão presentes no podcast de maneira adaptada e há a hibridizações entre formatos.Based on bibliographical, documentary, descriptive and empirical methodology, this research explored the digital virtual dynamics on Convergence (JENKINS, 2013) and Connection cultures (JENKINS, 2015) understanding its impact on advertising. Stem from five brazilian national renown podcast programs - PrimoCast, NerdCast, PodPah, O Assunto, Mamilos - it has been analysed, in five episodes released in one month period of each program, the advertising formats based on both the Reis’(2008) radio and Interactive Advertising Bureau Brasil (2019) podcasting advertising classifications. The objective was to identify if podcast advertisement uses the traditional advertisement formats from radio and at the same time innovates in marketing communication. It was verified that the traditional radio ad formats are adapted to fit podcast needs, and also, some formats are used together originating a hybrid form.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carmo, Barbara Viotto do2023-05-10T18:05:49Z2023-05-10T18:05:49Z2023-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-21T18:35:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:28:00.889650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Baseada em metodologia bibliográfica, documental, descritiva e empírica, esta pesquisa investigou as dinâmicas do ambiente digital virtual no contexto da Cultura da Convergência (JENKINS, 2013) e Cultura da Conexão (JENKINS, 2015), compreendendo seu impacto na publicidade. A partir de cinco programas de podcasts de alcance nacional - PrimoCast, NerdCast, PodPah, O Assunto, Mamilos -, analisaram-se, em cinco episódios lançados no período de um mês de cada programa, os formatos de anúncios a partir da classificação de propaganda para rádio de Reis (2008) e para podcast da Interactive Advertising Bureau Brasil (2019). O objetivo foi identificar se publicidade no podcast utiliza os formatos tradicionais de anúncio do rádio e ao mesmo tempo inova na comunicação mercadológica. Verificou-se que os formatos tradicionais de anúncio para rádio estão presentes no podcast de maneira adaptada e há a hibridizações entre formatos. |
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