Aprendendo e brincando com o computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm
http://hdl.handle.net/11449/148291
Resumo: Introdução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails.
id UNSP_2747e5440428b5448c5dde77861333ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148291
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendendo e brincando com o computadorIntrodução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Bioestatística, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Bioestatística, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]2017-01-18T18:08:17Z2017-01-18T18:08:17Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148291PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:13.739216Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo e brincando com o computador
title Aprendendo e brincando com o computador
spellingShingle Aprendendo e brincando com o computador
Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]
title_short Aprendendo e brincando com o computador
title_full Aprendendo e brincando com o computador
title_fullStr Aprendendo e brincando com o computador
title_full_unstemmed Aprendendo e brincando com o computador
title_sort Aprendendo e brincando com o computador
author Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]
author_facet Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]
description Introdução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:17Z
2017-01-18T18:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm
http://hdl.handle.net/11449/148291
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm
http://hdl.handle.net/11449/148291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128898164064256