Aprendendo e brincando com o computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm http://hdl.handle.net/11449/148291 |
Resumo: | Introdução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails. |
id |
UNSP_2747e5440428b5448c5dde77861333ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148291 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendendo e brincando com o computadorIntrodução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Bioestatística, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Bioestatística, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Addison, Felisberto de Camargo [UNESP]2017-01-18T18:08:17Z2017-01-18T18:08:17Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148291PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:13.739216Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo e brincando com o computador |
title |
Aprendendo e brincando com o computador |
spellingShingle |
Aprendendo e brincando com o computador Addison, Felisberto de Camargo [UNESP] |
title_short |
Aprendendo e brincando com o computador |
title_full |
Aprendendo e brincando com o computador |
title_fullStr |
Aprendendo e brincando com o computador |
title_full_unstemmed |
Aprendendo e brincando com o computador |
title_sort |
Aprendendo e brincando com o computador |
author |
Addison, Felisberto de Camargo [UNESP] |
author_facet |
Addison, Felisberto de Camargo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Addison, Felisberto de Camargo [UNESP] |
description |
Introdução: Neste projeto, desenvolvemos atividades de extensão ligadas às questões concernentes ao processo de envelhecimento, bem como à valorização da pessoa idosa na sociedade, contribuindo efetivamente para a descoberta de novos interesses, novas habilidades e abrindo possibilidades para a reformulação de planos de vida. Os idosos sentem-se estimulados a participarem em todas as etapas de suas vidas e, com essa postura, saem do isolamento, modificando suas imagens perante a sociedade. É possível compensar todo tipo de dificuldade decorrente da idade e obter novas possibilidades de vida e bem-estar. Objetivo: Utilizar os recursos computacionais, tais como: editor de texto, planilha de cálculo e internet, de modo que a 3a Idade possa conviver harmoniosamente com a era digital, sem se aprofundar nos conceitos relativos a cada programa estudado, oferecendo-lhe noções simples, mas práticas, dos recursos mencionados, possibilitando-lhe o uso do computador nas tarefas diárias em que utilizariam lápis, caneta , papel e telefone de uma forma mais dinâmica. Métodos: Cada aluno fez uso de um computador de maneira que todos pudessem executar suas tarefas separadamente. A duração do curso foi de 30 horas, com 4 horas semanais. Trabalhou-se com o Microsoft Word para a digitação de textos de interesse deles tais como as receitas da culinária em geral, com inserção de figuras relativas ao texto e documentos com tabelas simples, aprendendo a formatá-los. Ensinou-se a usar o Microsoft Excel para fazerem alguns cálculos com fórmulas para determinarem a quantidade, por exemplo, de calorias ingeridas por dia, bem como alguns tipos de gráficos de modo que os dados ficassem melhor visualizados. Finalmente, trabalhou-se com o navegador Netscape para acessarem a internet onde aprenderam como navegar na rede mundial de computadores, entrando tanto em sites gerais bem como fazendo pesquisas de assuntos de seus interesses. Também aprenderam a enviar e abrir e-mails. Resultados: Deve-se destacar o enorme interesse que eles demonstraram pelo curso, pedindo inclusive se nós podíamos dar outros seqüenciais para poderem aprender mais recursos. Notamos que já estavam fazendo planos para digitar todas as suas receitas. Também demonstraram interesse em calcular como os preços variavam mês a mês. Ficaram entusiasmados com a internet, pois, tanto podiam procurar qualquer assunto de seu interesse através dos sites de busca que nós ensinamos, bem como passar ou receber as suas receitas favoritas para suas amigas ou amigos por e-mails. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:17Z 2017-01-18T18:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm http://hdl.handle.net/11449/148291 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ110.htm http://hdl.handle.net/11449/148291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128898164064256 |