Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Leandro Henrique Wesolowski
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134494
Resumo: We can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies.
id UNSP_2770f2732ffd13c0abecc5507fe31e6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134494
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentosIssues on school inclusion, special education needs and science educationInclusive educationSpecial education needsScience educationInclusãoNecessidades educacionais especiaisEnsino de ciênciasWe can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies.Presenciamos, nos diferentes setores da sociedade, um aumento significativo de indivíduos que possuem algum tipo de deficiência. Apesar do crescente processo de inclusão, ainda encontramos, mesmo nas Instituições de Ensino, barreiras e visões limitadas quanto a este assunto. Assim, visando esclarecer determinadas questões relacionadas a este tema, vamos apresentar algumas discussões que a literatura revela sobre a Inclusão Escolar, a Educação Especial e a construção de estratégias de ensino inclusivas.Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Leandro Henrique WesolowskiCamargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:56:59Z2016-03-02T12:56:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-8application/pdfhttp://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdfCiência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010.1984-154Xhttp://hdl.handle.net/11449/134494ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência em Telainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:17:41.772211Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
Issues on school inclusion, special education needs and science education
title Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
spellingShingle Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
Tavares, Leandro Henrique Wesolowski
Inclusive education
Special education needs
Science education
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Ensino de ciências
title_short Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
title_full Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
title_fullStr Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
title_full_unstemmed Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
title_sort Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
author Tavares, Leandro Henrique Wesolowski
author_facet Tavares, Leandro Henrique Wesolowski
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Leandro Henrique Wesolowski
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive education
Special education needs
Science education
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Ensino de ciências
topic Inclusive education
Special education needs
Science education
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Ensino de ciências
description We can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:59Z
2016-03-02T12:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf
Ciência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010.
1984-154X
http://hdl.handle.net/11449/134494
ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf
3417921730250572
url http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134494
identifier_str_mv Ciência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010.
1984-154X
ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência em Tela
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128786073387008