Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf http://hdl.handle.net/11449/134494 |
Resumo: | We can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies. |
id |
UNSP_2770f2732ffd13c0abecc5507fe31e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134494 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentosIssues on school inclusion, special education needs and science educationInclusive educationSpecial education needsScience educationInclusãoNecessidades educacionais especiaisEnsino de ciênciasWe can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies.Presenciamos, nos diferentes setores da sociedade, um aumento significativo de indivíduos que possuem algum tipo de deficiência. Apesar do crescente processo de inclusão, ainda encontramos, mesmo nas Instituições de Ensino, barreiras e visões limitadas quanto a este assunto. Assim, visando esclarecer determinadas questões relacionadas a este tema, vamos apresentar algumas discussões que a literatura revela sobre a Inclusão Escolar, a Educação Especial e a construção de estratégias de ensino inclusivas.Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Leandro Henrique WesolowskiCamargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:56:59Z2016-03-02T12:56:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-8application/pdfhttp://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdfCiência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010.1984-154Xhttp://hdl.handle.net/11449/134494ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência em Telainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:17:41.772211Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos Issues on school inclusion, special education needs and science education |
title |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
spellingShingle |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos Tavares, Leandro Henrique Wesolowski Inclusive education Special education needs Science education Inclusão Necessidades educacionais especiais Ensino de ciências |
title_short |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
title_full |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
title_fullStr |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
title_sort |
Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos |
author |
Tavares, Leandro Henrique Wesolowski |
author_facet |
Tavares, Leandro Henrique Wesolowski Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Leandro Henrique Wesolowski Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusive education Special education needs Science education Inclusão Necessidades educacionais especiais Ensino de ciências |
topic |
Inclusive education Special education needs Science education Inclusão Necessidades educacionais especiais Ensino de ciências |
description |
We can notice in the different sectors of the society a significant increase of individuals that possess some type of deficiency. Although there is an increasing process of inclusion, we find, even in Educational Institutions, barriers and limited conceptions on this subject. Thus, aiming at clarifying some questions related to this subject, we present some debates found in the literature about the Inclusive Education, Special Education and the construction of inclusive education strategies. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:59Z 2016-03-02T12:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf Ciência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010. 1984-154X http://hdl.handle.net/11449/134494 ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf 3417921730250572 |
url |
http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf http://hdl.handle.net/11449/134494 |
identifier_str_mv |
Ciência em Tela, v. 3, n. 2, p. 1-8, 2010. 1984-154X ISSN1984-154X-2010-03-02-01-08.pdf 3417921730250572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência em Tela |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128786073387008 |