Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217129 |
Resumo: | Durante a execução das disciplinas eletivas “Você es(colhe) o que planta” e “Semeamos hoje os frutos do amanhã” 一 planejadas para os alunos do 9° ano C e D da E. E. Profª Maria de Lourdes Camargo Murad em São José do Rio Preto, São Paulo 一 buscou-se avaliar o desenvolvimento sociomoral dos estudantes diante aspectos da preservação ambiental e utilização de recursos naturais. Para mensuração do progresso obtido ao longo das aulas foram aplicados dois questionários, um no início da eletiva e outro ao final, cada um contendo cinco situações-problema, com três descritores por questão. As alternativas foram elaboradas de maneira a expressar individualmente a vertente Antropocêntrica, Biocêntrica e Sustentabilidade-cêntrica, contabilizando três diferentes paradigmas ambientais para cada situação apresentada. Dessarte, notou-se uma diferença entre a prevalência dos paradigmas escolhidos nos questionários 1 e 2, no qual inicialmente os alunos identificavam-se predominantemente com a perspectiva biocêntrica, e após o desenvolvimento da disciplina, houve um câmbio nessa incidência, com predominância da visão sustentabilidade-cêntrica. Dessa forma, infere-se que o ensino de Educação Ambiental nas Eletivas em foco encontra-se inerente ao conceito de sustentabilidade, cujos pilares compreendem a articulação harmoniosa das esferas econômicas, sociais e ecológicas. Além disso, as disciplinas tiveram como objeto de estudo os vegetais, com a elaboração de videoaulas, atividades e o desenvolvimento de projetos pedagógicos acerca da temática, estimulando assim a investigação científica e o protagonismo do aluno em conjunto ao aperfeiçoamento da postura crítica perante a atual crise ambiental. As videoaulas foram elaboradas e gravadas utilizando a plataforma de design Canva, com a posterior disponibilização no canal do YouTube intitulado “Eletiva Maria de Lourdes”, criado pelos estagiários e atuando como repositório. |
id |
UNSP_2810c7b0ce389b3825cfa0aa69b7d2f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217129 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta"Development of ecological morality during the elective course entitled "Você es(colhe) o que planta"Educação ambientalMeio ambientePedagogia de projetosSustentabilidadeVegetaisEnvironmental educationEnvironmentProject-based curriculumSustainabilityPlantsDurante a execução das disciplinas eletivas “Você es(colhe) o que planta” e “Semeamos hoje os frutos do amanhã” 一 planejadas para os alunos do 9° ano C e D da E. E. Profª Maria de Lourdes Camargo Murad em São José do Rio Preto, São Paulo 一 buscou-se avaliar o desenvolvimento sociomoral dos estudantes diante aspectos da preservação ambiental e utilização de recursos naturais. Para mensuração do progresso obtido ao longo das aulas foram aplicados dois questionários, um no início da eletiva e outro ao final, cada um contendo cinco situações-problema, com três descritores por questão. As alternativas foram elaboradas de maneira a expressar individualmente a vertente Antropocêntrica, Biocêntrica e Sustentabilidade-cêntrica, contabilizando três diferentes paradigmas ambientais para cada situação apresentada. Dessarte, notou-se uma diferença entre a prevalência dos paradigmas escolhidos nos questionários 1 e 2, no qual inicialmente os alunos identificavam-se predominantemente com a perspectiva biocêntrica, e após o desenvolvimento da disciplina, houve um câmbio nessa incidência, com predominância da visão sustentabilidade-cêntrica. Dessa forma, infere-se que o ensino de Educação Ambiental nas Eletivas em foco encontra-se inerente ao conceito de sustentabilidade, cujos pilares compreendem a articulação harmoniosa das esferas econômicas, sociais e ecológicas. Além disso, as disciplinas tiveram como objeto de estudo os vegetais, com a elaboração de videoaulas, atividades e o desenvolvimento de projetos pedagógicos acerca da temática, estimulando assim a investigação científica e o protagonismo do aluno em conjunto ao aperfeiçoamento da postura crítica perante a atual crise ambiental. As videoaulas foram elaboradas e gravadas utilizando a plataforma de design Canva, com a posterior disponibilização no canal do YouTube intitulado “Eletiva Maria de Lourdes”, criado pelos estagiários e atuando como repositório.During the execution of the elective courses “Você es(colhe) o que planta” and “Semeamos hoje os frutos do amanhã” 一 planned for 9th graders from classes C and D of Profª Maria de Lourdes Camargo Murad Public School in São José do Rio Preto, São Paulo 一 the goal was to evaluate the social-moral development of students regarding aspects of environmental preservation and the use of natural resources. To measure the progress obtained during the courses, two questionnaires were applied, the first one at the beginning of the elective course and the other at the end, each containing five problem situations, with three descriptors per question. The alternatives were elaborated in order to express, individually, the Anthropocentric, Biocentric and Sustainability-centric aspects, a total of three different environmental paradigms, one for each situation presented. Thus, there was a difference between the prevalence of the paradigms chosen in questionnaires 1 and 2, in which initially the students identified predominantly with the biocentric perspective, and after the development of the discipline, there was a change in this incidence, with a predominance of the sustainability-centric. Therefore, it is inferred that the Environmental Education in referred elective courses is inherent to the concept of sustainability, of which the pillars comprise the harmonious articulation of the economic, social and ecological spheres. In addition, the subjects had plants as their object of study, with the preparation of video classes, activities and the development of a project-based curriculum on the subject, consequently stimulating the scientific research and student protagonism together with the improvement of the critical attitude towards the current environmental crisis. The video classes were prepared and recorded using Canva design platform, and later posted on the YouTube channel entitled “Eletiva Maria de Lourdes”, created by the interns as a repository.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Egea, Kelen ReginaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Trazzi, Enzo LuchesiChiarelli, Laura Jardim2022-03-10T18:53:29Z2022-03-10T18:53:29Z2022-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:04:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:57:38.812555Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" Development of ecological morality during the elective course entitled "Você es(colhe) o que planta" |
title |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
spellingShingle |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" Trazzi, Enzo Luchesi Educação ambiental Meio ambiente Pedagogia de projetos Sustentabilidade Vegetais Environmental education Environment Project-based curriculum Sustainability Plants |
title_short |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
title_full |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
title_fullStr |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
title_sort |
Desenvolvimento moral ecológico durante disciplina eletiva intitulada "Você es(colhe) o que planta" |
author |
Trazzi, Enzo Luchesi |
author_facet |
Trazzi, Enzo Luchesi Chiarelli, Laura Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Chiarelli, Laura Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Raul Aragão [UNESP] Egea, Kelen Regina Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trazzi, Enzo Luchesi Chiarelli, Laura Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Meio ambiente Pedagogia de projetos Sustentabilidade Vegetais Environmental education Environment Project-based curriculum Sustainability Plants |
topic |
Educação ambiental Meio ambiente Pedagogia de projetos Sustentabilidade Vegetais Environmental education Environment Project-based curriculum Sustainability Plants |
description |
Durante a execução das disciplinas eletivas “Você es(colhe) o que planta” e “Semeamos hoje os frutos do amanhã” 一 planejadas para os alunos do 9° ano C e D da E. E. Profª Maria de Lourdes Camargo Murad em São José do Rio Preto, São Paulo 一 buscou-se avaliar o desenvolvimento sociomoral dos estudantes diante aspectos da preservação ambiental e utilização de recursos naturais. Para mensuração do progresso obtido ao longo das aulas foram aplicados dois questionários, um no início da eletiva e outro ao final, cada um contendo cinco situações-problema, com três descritores por questão. As alternativas foram elaboradas de maneira a expressar individualmente a vertente Antropocêntrica, Biocêntrica e Sustentabilidade-cêntrica, contabilizando três diferentes paradigmas ambientais para cada situação apresentada. Dessarte, notou-se uma diferença entre a prevalência dos paradigmas escolhidos nos questionários 1 e 2, no qual inicialmente os alunos identificavam-se predominantemente com a perspectiva biocêntrica, e após o desenvolvimento da disciplina, houve um câmbio nessa incidência, com predominância da visão sustentabilidade-cêntrica. Dessa forma, infere-se que o ensino de Educação Ambiental nas Eletivas em foco encontra-se inerente ao conceito de sustentabilidade, cujos pilares compreendem a articulação harmoniosa das esferas econômicas, sociais e ecológicas. Além disso, as disciplinas tiveram como objeto de estudo os vegetais, com a elaboração de videoaulas, atividades e o desenvolvimento de projetos pedagógicos acerca da temática, estimulando assim a investigação científica e o protagonismo do aluno em conjunto ao aperfeiçoamento da postura crítica perante a atual crise ambiental. As videoaulas foram elaboradas e gravadas utilizando a plataforma de design Canva, com a posterior disponibilização no canal do YouTube intitulado “Eletiva Maria de Lourdes”, criado pelos estagiários e atuando como repositório. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10T18:53:29Z 2022-03-10T18:53:29Z 2022-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217129 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128441762971648 |