Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Lucas Otavio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216363
Resumo: Dada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo.
id UNSP_288253ad97d57e2548344382a2481bd8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216363
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015affectioncognitionenvironmental educationafetocogniçãoafetividadeeducação ambientaleducador ambientalDada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo.Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESPUniversidade Estadual Paulista (UNESP)BarlaventoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Peres, Lucas OtavioSouza, Tatiana Noronha de [UNESP]2022-02-07T16:13:45Z2022-02-07T16:13:45Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfIn: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p.978-65-87563-07-7http://hdl.handle.net/11449/216363053865485237584745189664027445650000-0002-2794-74940000-0002-5372-4841porTERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-25T19:39:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216363Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-25T19:39:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
title Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
spellingShingle Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
Peres, Lucas Otavio
affection
cognition
environmental education
afeto
cognição
afetividade
educação ambiental
educador ambiental
title_short Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
title_full Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
title_fullStr Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
title_full_unstemmed Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
title_sort Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
author Peres, Lucas Otavio
author_facet Peres, Lucas Otavio
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Lucas Otavio
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv affection
cognition
environmental education
afeto
cognição
afetividade
educação ambiental
educador ambiental
topic affection
cognition
environmental education
afeto
cognição
afetividade
educação ambiental
educador ambiental
description Dada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
2022-02-07T16:13:45Z
2022-02-07T16:13:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p.
978-65-87563-07-7
http://hdl.handle.net/11449/216363
0538654852375847
4518966402744565
0000-0002-2794-7494
0000-0002-5372-4841
identifier_str_mv In: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p.
978-65-87563-07-7
0538654852375847
4518966402744565
0000-0002-2794-7494
0000-0002-5372-4841
url http://hdl.handle.net/11449/216363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Barlavento
publisher.none.fl_str_mv Barlavento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045278556618752