Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216363 |
Resumo: | Dada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo. |
id |
UNSP_288253ad97d57e2548344382a2481bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216363 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015affectioncognitionenvironmental educationafetocogniçãoafetividadeeducação ambientaleducador ambientalDada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo.Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESPUniversidade Estadual Paulista (UNESP)BarlaventoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Peres, Lucas OtavioSouza, Tatiana Noronha de [UNESP]2022-02-07T16:13:45Z2022-02-07T16:13:45Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfIn: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p.978-65-87563-07-7http://hdl.handle.net/11449/216363053865485237584745189664027445650000-0002-2794-74940000-0002-5372-4841porTERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-25T19:39:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216363Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-25T19:39:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
title |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
spellingShingle |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 Peres, Lucas Otavio affection cognition environmental education afeto cognição afetividade educação ambiental educador ambiental |
title_short |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
title_full |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
title_fullStr |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
title_full_unstemmed |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
title_sort |
Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015 |
author |
Peres, Lucas Otavio |
author_facet |
Peres, Lucas Otavio Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Lucas Otavio Souza, Tatiana Noronha de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
affection cognition environmental education afeto cognição afetividade educação ambiental educador ambiental |
topic |
affection cognition environmental education afeto cognição afetividade educação ambiental educador ambiental |
description |
Dada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 2022-02-07T16:13:45Z 2022-02-07T16:13:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
In: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p. 978-65-87563-07-7 http://hdl.handle.net/11449/216363 0538654852375847 4518966402744565 0000-0002-2794-7494 0000-0002-5372-4841 |
identifier_str_mv |
In: TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo / Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. 863 p. 978-65-87563-07-7 0538654852375847 4518966402744565 0000-0002-2794-7494 0000-0002-5372-4841 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Barlavento |
publisher.none.fl_str_mv |
Barlavento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045278556618752 |