Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavezi, Natália Prioto [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115554
Resumo: O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento elaborado pelo MEC no ano de 1998 com o intuito de orientar a prática dos profissionais da educação infantil. Embora tenha sido publicado no final do século XX, o Referencial ainda é utilizado nas instituições que atuam na faixa etária de zero a seis anos de idade. Contudo, esse documento oficial tem sido alvo de críticas da comunidade acadêmica desde o momento de sua primeira elaboração até a atualidade. Neste sentido, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e com base no método marxiano, esta dissertação analisa a partir da categoria “crítica”, os estudos críticos de fundamentação teórica marxista direcionados ao Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Esses estudos foram selecionados com base em levantamento bibliográfico preliminar. A investigação apontou que, por mais que os trabalhos selecionados intitulados marxistas tenham realizado uma crítica materialista histórica ao RCNEI, foi possível superá-los no que diz respeito à categoria “crítica”
id UNSP_28e4d155caa346e413199f3ba77580cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115554
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxistaEducaçãoEducação de criançasMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoEducationO Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento elaborado pelo MEC no ano de 1998 com o intuito de orientar a prática dos profissionais da educação infantil. Embora tenha sido publicado no final do século XX, o Referencial ainda é utilizado nas instituições que atuam na faixa etária de zero a seis anos de idade. Contudo, esse documento oficial tem sido alvo de críticas da comunidade acadêmica desde o momento de sua primeira elaboração até a atualidade. Neste sentido, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e com base no método marxiano, esta dissertação analisa a partir da categoria “crítica”, os estudos críticos de fundamentação teórica marxista direcionados ao Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Esses estudos foram selecionados com base em levantamento bibliográfico preliminar. A investigação apontou que, por mais que os trabalhos selecionados intitulados marxistas tenham realizado uma crítica materialista histórica ao RCNEI, foi possível superá-los no que diz respeito à categoria “crítica”The National Curriculum of Reference for Early Childhood Education (NCRECE) is a document prepared by the MEC in 1998 in order to guide the practice of early childhood professionals. Although it was published in the late twentieth century, the Curriculum is still used in institutions working with children aged zero to six years. However, this official document has been subject to criticism from the academic community from the moment of its first development to the present. In this sense, through a literature survey, based on the Marxist method and on the “criticism” category, this dissertation analyzes critical studies of Marxist theoretical foundation directed to the National Curriculum of Reference for Early Childhood Education. These studies were selected based on preliminary literature survey. The investigation showed that, although the selected papers have carried out an historical materialist critique to the NCRECE, it was possible to overcome them concerning the “criticism” categoryUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pavezi, Natália Prioto [UNESP]2015-03-03T11:52:19Z2015-03-03T11:52:19Z2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 f.application/pdfPAVEZI, Natália Prioto. Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista. 2014. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115554000809483000809483.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115554Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:59:01.633740Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
title Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
spellingShingle Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
Pavezi, Natália Prioto [UNESP]
Educação
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Education
title_short Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
title_full Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
title_fullStr Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
title_full_unstemmed Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
title_sort Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista
author Pavezi, Natália Prioto [UNESP]
author_facet Pavezi, Natália Prioto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavezi, Natália Prioto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Education
topic Educação
Educação de crianças
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Education
description O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é um documento elaborado pelo MEC no ano de 1998 com o intuito de orientar a prática dos profissionais da educação infantil. Embora tenha sido publicado no final do século XX, o Referencial ainda é utilizado nas instituições que atuam na faixa etária de zero a seis anos de idade. Contudo, esse documento oficial tem sido alvo de críticas da comunidade acadêmica desde o momento de sua primeira elaboração até a atualidade. Neste sentido, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e com base no método marxiano, esta dissertação analisa a partir da categoria “crítica”, os estudos críticos de fundamentação teórica marxista direcionados ao Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Esses estudos foram selecionados com base em levantamento bibliográfico preliminar. A investigação apontou que, por mais que os trabalhos selecionados intitulados marxistas tenham realizado uma crítica materialista histórica ao RCNEI, foi possível superá-los no que diz respeito à categoria “crítica”
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
2015-03-03T11:52:19Z
2015-03-03T11:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAVEZI, Natália Prioto. Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista. 2014. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115554
000809483
000809483.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv PAVEZI, Natália Prioto. Limites e possibilidades da crítica ao Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: uma abordagem marxista. 2014. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809483
000809483.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/115554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128300503007232