Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marturano, Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009
http://hdl.handle.net/11449/8625
Resumo: Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.
id UNSP_e7015225e0d206980aadc3859acde724
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8625
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolaresConjugal relationship, behavior problems andpreschoolers social skillsproblemas de comportamentorelacionamento conjugalhabilidades sociais educativas parentaisbehavior problemsconjugal relationshipparental social educational skillsVariáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.Variables related to conjugal relationship and parents-children relationship can affect children's behavior. The aim of this work is to compare the reports of fathers and mothers of preschool children, with or without behavioral problems, regarding to conjugal relationship. Participants were forty-eight couples that were distributed into two groups: biological parents of children with behavior problems and biological parents of socially skillful children, according to the teachers' evaluation. The parents were individually interviewed about affection expression, conjugal communication, spouse's positive and negative characteristics, and conjugal relationship quality. It was found some results in the expected direction. Parents with a socially skillful child were more positive in relation to the conjugal communication and spouse characteristics. There were no differences in the affection expression.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna Maria2014-05-20T13:26:39Z2014-05-20T13:26:39Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67-75application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/862510.1590/S0102-37722010000100009S0102-37722010000100009S0102-37722010000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:00.866631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
Conjugal relationship, behavior problems andpreschoolers social skills
title Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
spellingShingle Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
problemas de comportamento
relacionamento conjugal
habilidades sociais educativas parentais
behavior problems
conjugal relationship
parental social educational skills
title_short Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
title_full Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
title_fullStr Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
title_full_unstemmed Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
title_sort Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
author Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_facet Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
author_role author
author2 Marturano, Edna Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Marturano, Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv problemas de comportamento
relacionamento conjugal
habilidades sociais educativas parentais
behavior problems
conjugal relationship
parental social educational skills
topic problemas de comportamento
relacionamento conjugal
habilidades sociais educativas parentais
behavior problems
conjugal relationship
parental social educational skills
description Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
2014-05-20T13:26:39Z
2014-05-20T13:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/8625
10.1590/S0102-37722010000100009
S0102-37722010000100009
S0102-37722010000100009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009
http://hdl.handle.net/11449/8625
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010.
0102-3772
10.1590/S0102-37722010000100009
S0102-37722010000100009
S0102-37722010000100009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67-75
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129152561184768