Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009 http://hdl.handle.net/11449/8625 |
Resumo: | Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho. |
id |
UNSP_e7015225e0d206980aadc3859acde724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8625 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolaresConjugal relationship, behavior problems andpreschoolers social skillsproblemas de comportamentorelacionamento conjugalhabilidades sociais educativas parentaisbehavior problemsconjugal relationshipparental social educational skillsVariáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.Variables related to conjugal relationship and parents-children relationship can affect children's behavior. The aim of this work is to compare the reports of fathers and mothers of preschool children, with or without behavioral problems, regarding to conjugal relationship. Participants were forty-eight couples that were distributed into two groups: biological parents of children with behavior problems and biological parents of socially skillful children, according to the teachers' evaluation. The parents were individually interviewed about affection expression, conjugal communication, spouse's positive and negative characteristics, and conjugal relationship quality. It was found some results in the expected direction. Parents with a socially skillful child were more positive in relation to the conjugal communication and spouse characteristics. There were no differences in the affection expression.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna Maria2014-05-20T13:26:39Z2014-05-20T13:26:39Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67-75application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/862510.1590/S0102-37722010000100009S0102-37722010000100009S0102-37722010000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:00.866631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares Conjugal relationship, behavior problems andpreschoolers social skills |
title |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
spellingShingle |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] problemas de comportamento relacionamento conjugal habilidades sociais educativas parentais behavior problems conjugal relationship parental social educational skills |
title_short |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
title_full |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
title_fullStr |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
title_sort |
Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares |
author |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_facet |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Marturano, Edna Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
problemas de comportamento relacionamento conjugal habilidades sociais educativas parentais behavior problems conjugal relationship parental social educational skills |
topic |
problemas de comportamento relacionamento conjugal habilidades sociais educativas parentais behavior problems conjugal relationship parental social educational skills |
description |
Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 2014-05-20T13:26:39Z 2014-05-20T13:26:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/8625 10.1590/S0102-37722010000100009 S0102-37722010000100009 S0102-37722010000100009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009 http://hdl.handle.net/11449/8625 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010. 0102-3772 10.1590/S0102-37722010000100009 S0102-37722010000100009 S0102-37722010000100009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67-75 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129152561184768 |