Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
http://hdl.handle.net/11449/8631
Resumo: Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
id UNSP_0985cc91ed6d2c31ffac12c220aa7f98
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8631
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolaresEducational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behaviorHabilidades sociais educativas parentaisSeparação conjugalComportamento infantilParental educational social skillsMarriage separationChild behaviorEste estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.This study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.Universidade de Brasília (UnB)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaUniversidade de Brasília (UnB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boas, Ana Carolina Villares Barral VillasBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article301-310application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 15, n. 3, p. 301-310, 2010.1413-8271http://hdl.handle.net/11449/863110.1590/S1413-82712010000300004S1413-82712010000300004S1413-82712010000300004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsico-USFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:11:11.612298Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Educational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behavior
title Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
spellingShingle Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
Parental educational social skills
Marriage separation
Child behavior
title_short Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_fullStr Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full_unstemmed Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_sort Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
author Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
author_facet Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
Parental educational social skills
Marriage separation
Child behavior
topic Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
Parental educational social skills
Marriage separation
Child behavior
description Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2014-05-20T13:26:40Z
2014-05-20T13:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 15, n. 3, p. 301-310, 2010.
1413-8271
http://hdl.handle.net/11449/8631
10.1590/S1413-82712010000300004
S1413-82712010000300004
S1413-82712010000300004.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
http://hdl.handle.net/11449/8631
identifier_str_mv Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 15, n. 3, p. 301-310, 2010.
1413-8271
10.1590/S1413-82712010000300004
S1413-82712010000300004
S1413-82712010000300004.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psico-USF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301-310
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128475864760320