Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcia Regina dos [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166370
Resumo: Esta pesquisa tem como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural e esta considera que as funções psíquicas superiores são desenvolvidas nos sujeitos ao longo do processo e constituídas nas interações tendo a linguagem como função central das relações sociais. Luria (1999) afirma que a linguagem é aquela que potencializa o desenvolvimento das funções psíquicas, se dá na dialética entre natureza e cultura, tendo a atividade consciente como unidade de análise e a palavra como um signo, assim, a cultura se desenvolve considerando a palavra como o núcleo social para o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento (LURIA, 1981; VIGOTSKI, 1995). Portanto, o estudo tem como objetivo geral investigar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem escrita de uma criança com deficiência intelectual. Para responder a questão que norteia essa pesquisa que trata do modo como ocorre à constituição de linguagem escrita na área da deficiência intelectual, realizamos estudo de caso a partir de uma pesquisa de intervenção, com um educando com deficiência intelectual, matriculado na rede regular de ensino no 4º ano, sendo este participante do Projeto de Alfabetização na área da Deficiência Intelectual, realizado no ano de 2014. Os procedimentos realizados para constituição dos dados da pesquisa foram: Registro da entrevista realizado com os pais e/ou responsáveis; Prontuário do aluno no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado; Registro do questionário com o professor; Registro dos dados de avaliação do aluno no início do projeto e ao final das intervenções; Plano de Intervenção Semanal; Registro dos dados da avaliação de consciência fonológica ocorrida em dois momentos, meio e final de processo de intervenção; Videogravações do projeto de intervenção. As videogravações foram utilizadas como instrumento para a seleção das cenas que analisamos. Estas se constituem em seis, e fazem parte de duas sessões de intervenção transcritas na íntegra, uma delas ocorreu um mês após a avaliação da consciência fonológica e a outra ao final do projeto de intervenção ocorrido antes da reavaliação da consciência fonológica. Realizamos a análise dos resultados a partir do método genético-causal (VYGOTSKI, 2010), o qual permite estudar a linguagem não de modo estático, mas dinâmico no processo do desenvolvimento, considera que a constituição da linguagem ocorre na dialética que envolve a própria linguagem e suas unidades, entre as quais destacamos a palavra como signo de representação, seu significado e o sentido da mesma nas relações entre as pessoas. Os resultados identificados após nossa análise, respondem a hipótese de que a pessoa com Deficiência Intelectual quando é participante ativo em práticas discursivas, exposto a vivenciar na coletividade, nas relações, considerando a palavra como elemento de significação e sentido, signo de representação da linguagem, avança de forma dialética o desenvolvimento da linguagem a partir da aprendizagem da leitura e escrita.
id UNSP_2927197b84bbf5ed5e65a993b32fd710
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/166370
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-culturalConstitution of the written language of a child considered with intellectual deficiency: contributions from the historical-cultural perspectiveLinguagem escritaDeficiência intelectualConsciência fonológicaTeoria histórico-culturalAprendizagemWritten languageIntellectual deficiencyPhonological awarenessHistoric social theoryLearningEsta pesquisa tem como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural e esta considera que as funções psíquicas superiores são desenvolvidas nos sujeitos ao longo do processo e constituídas nas interações tendo a linguagem como função central das relações sociais. Luria (1999) afirma que a linguagem é aquela que potencializa o desenvolvimento das funções psíquicas, se dá na dialética entre natureza e cultura, tendo a atividade consciente como unidade de análise e a palavra como um signo, assim, a cultura se desenvolve considerando a palavra como o núcleo social para o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento (LURIA, 1981; VIGOTSKI, 1995). Portanto, o estudo tem como objetivo geral investigar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem escrita de uma criança com deficiência intelectual. Para responder a questão que norteia essa pesquisa que trata do modo como ocorre à constituição de linguagem escrita na área da deficiência intelectual, realizamos estudo de caso a partir de uma pesquisa de intervenção, com um educando com deficiência intelectual, matriculado na rede regular de ensino no 4º ano, sendo este participante do Projeto de Alfabetização na área da Deficiência Intelectual, realizado no ano de 2014. Os procedimentos realizados para constituição dos dados da pesquisa foram: Registro da entrevista realizado com os pais e/ou responsáveis; Prontuário do aluno no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado; Registro do questionário com o professor; Registro dos dados de avaliação do aluno no início do projeto e ao final das intervenções; Plano de Intervenção Semanal; Registro dos dados da avaliação de consciência fonológica ocorrida em dois momentos, meio e final de processo de intervenção; Videogravações do projeto de intervenção. As videogravações foram utilizadas como instrumento para a seleção das cenas que analisamos. Estas se constituem em seis, e fazem parte de duas sessões de intervenção transcritas na íntegra, uma delas ocorreu um mês após a avaliação da consciência fonológica e a outra ao final do projeto de intervenção ocorrido antes da reavaliação da consciência fonológica. Realizamos a análise dos resultados a partir do método genético-causal (VYGOTSKI, 2010), o qual permite estudar a linguagem não de modo estático, mas dinâmico no processo do desenvolvimento, considera que a constituição da linguagem ocorre na dialética que envolve a própria linguagem e suas unidades, entre as quais destacamos a palavra como signo de representação, seu significado e o sentido da mesma nas relações entre as pessoas. Os resultados identificados após nossa análise, respondem a hipótese de que a pessoa com Deficiência Intelectual quando é participante ativo em práticas discursivas, exposto a vivenciar na coletividade, nas relações, considerando a palavra como elemento de significação e sentido, signo de representação da linguagem, avança de forma dialética o desenvolvimento da linguagem a partir da aprendizagem da leitura e escrita.The foundation of this paper is Historic Cultural Theory that considers that superior psychological functions are developed in subjects along the process and organized in interactions where language is the core function in social relations. Luria (1999) claims that language is the one that strengthen psychological function development, it takes place between nature and culture whose analysis unit and word as a sign is its conscious unity. So, culture develops considering word as a social core for language or thought development. (LURIA, 1981; VYGOTSKY, 1995). Therefore, the general objective of this study is to analyze the possibilities of development of written language of a child with intellectual disability. In order to answer this question that guides this research, we carried out a case study based on an intervention research with an intellectually disabled student enrolled in the 4th grade of a regular school who took part of Intellectual Deficiency Literacy Project in 2014. The procedures carried out in order to collect data were: interview with parents or legal tutors; student`s record at the City Center for Special Education Service; questionnaire with the teacher; student`s evaluation data at the beginning of the project and in the end of the interventions; weekly intervention plan; phonological awareness evaluation data in the middle and in the end of intervention process; intervention project videotape. The video tapes were used as an instrument to select six scenes we analyzed. They are part of the two fully transcripted intervention sessions. One of them happened one month after phonological awareness evaluation and the other in the end intervention project that was before phonological awareness reevaluation. We analyzed the results based on casul genetic method (VYGOTSKY, 2010), that allows us to study language development process not statically, but dynamically. For him, language formation takes places in the dialectics that involves language itself and its unities in which we highlight word as representation sign, its meaning and sense related to people. The results show the hypotheses that intellectual disabled people advance their language development dialectally based on reading and writing when they are active player in speech practices, have a group relationship, consider word as a meaning element and language representation sign.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Marcia Regina dos [UNESP]2018-12-04T13:04:55Z2018-12-04T13:04:55Z2018-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16637000091064833004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166370Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
Constitution of the written language of a child considered with intellectual deficiency: contributions from the historical-cultural perspective
title Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
Reis, Marcia Regina dos [UNESP]
Linguagem escrita
Deficiência intelectual
Consciência fonológica
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Written language
Intellectual deficiency
Phonological awareness
Historic social theory
Learning
title_short Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
title_full Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
title_sort Constituição da linguagem escrita de uma criança considerada com deficiência intelectual: contribuições da perspectiva histórico-cultural
author Reis, Marcia Regina dos [UNESP]
author_facet Reis, Marcia Regina dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcia Regina dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Deficiência intelectual
Consciência fonológica
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Written language
Intellectual deficiency
Phonological awareness
Historic social theory
Learning
topic Linguagem escrita
Deficiência intelectual
Consciência fonológica
Teoria histórico-cultural
Aprendizagem
Written language
Intellectual deficiency
Phonological awareness
Historic social theory
Learning
description Esta pesquisa tem como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural e esta considera que as funções psíquicas superiores são desenvolvidas nos sujeitos ao longo do processo e constituídas nas interações tendo a linguagem como função central das relações sociais. Luria (1999) afirma que a linguagem é aquela que potencializa o desenvolvimento das funções psíquicas, se dá na dialética entre natureza e cultura, tendo a atividade consciente como unidade de análise e a palavra como um signo, assim, a cultura se desenvolve considerando a palavra como o núcleo social para o desenvolvimento tanto da linguagem como do pensamento (LURIA, 1981; VIGOTSKI, 1995). Portanto, o estudo tem como objetivo geral investigar as possibilidades de desenvolvimento da linguagem escrita de uma criança com deficiência intelectual. Para responder a questão que norteia essa pesquisa que trata do modo como ocorre à constituição de linguagem escrita na área da deficiência intelectual, realizamos estudo de caso a partir de uma pesquisa de intervenção, com um educando com deficiência intelectual, matriculado na rede regular de ensino no 4º ano, sendo este participante do Projeto de Alfabetização na área da Deficiência Intelectual, realizado no ano de 2014. Os procedimentos realizados para constituição dos dados da pesquisa foram: Registro da entrevista realizado com os pais e/ou responsáveis; Prontuário do aluno no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado; Registro do questionário com o professor; Registro dos dados de avaliação do aluno no início do projeto e ao final das intervenções; Plano de Intervenção Semanal; Registro dos dados da avaliação de consciência fonológica ocorrida em dois momentos, meio e final de processo de intervenção; Videogravações do projeto de intervenção. As videogravações foram utilizadas como instrumento para a seleção das cenas que analisamos. Estas se constituem em seis, e fazem parte de duas sessões de intervenção transcritas na íntegra, uma delas ocorreu um mês após a avaliação da consciência fonológica e a outra ao final do projeto de intervenção ocorrido antes da reavaliação da consciência fonológica. Realizamos a análise dos resultados a partir do método genético-causal (VYGOTSKI, 2010), o qual permite estudar a linguagem não de modo estático, mas dinâmico no processo do desenvolvimento, considera que a constituição da linguagem ocorre na dialética que envolve a própria linguagem e suas unidades, entre as quais destacamos a palavra como signo de representação, seu significado e o sentido da mesma nas relações entre as pessoas. Os resultados identificados após nossa análise, respondem a hipótese de que a pessoa com Deficiência Intelectual quando é participante ativo em práticas discursivas, exposto a vivenciar na coletividade, nas relações, considerando a palavra como elemento de significação e sentido, signo de representação da linguagem, avança de forma dialética o desenvolvimento da linguagem a partir da aprendizagem da leitura e escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04T13:04:55Z
2018-12-04T13:04:55Z
2018-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/166370
000910648
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/166370
identifier_str_mv 000910648
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128150504210432