JUNTO: rememorando o teatro família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217167 |
Resumo: | Quem nunca leu um trabalho com a temática “O Teatro como Ferramenta Pedagógica na Educação Básica”? Ou “Teatro na escola: Uma possibilidade de educação efetiva"? A maioria de nós educadores já vimos isso ou até mesmo usamos o teatro em nossas aulas no ensino regular. Ser um instrumento agregador para outras áreas não é o problema discutido, muito menos as produções artísticas realizadas nessa área. A busca é apresentar uma outra experienciação do teatro como essência de um espaço relacional e de formação, onde é possível compreender o Eu (entendimento de si); o Outro (sujeitos com os quais o “Eu” se relaciona, possibilitando novas construções com o coletivo); o JUNTO (família com a qual escrevemos nossa história) e “O que”, o “Onde” e “Por quê” fazemos as nossas escolhas. Este trabalho de conclusão tem como objetivo geral apresentar o Teatro Família como meio de vida que possibilita o encontro e a aprendizagem coletiva; e como objetivo específico a demonstração das evidências na construção coletiva do Teatro Família, em suas estruturas físicas e pedagógicas da Casa Teatro, através da memória familiar. Como metodologia, o trabalho apresenta o caráter exploratório, utilizando-se da rememoração do Teatro Família através de relatos individuais da tríade dessa construção familiar (mãe, pai e filha) imbuídas das memórias compartilhadas, contadas e poetizadas desse coletivo TESCOM; que poderão comprovar por meio de suas vivências a identificação do Teatro Família como este espaço de estruturação física, pedagógica e familiar. Tais relatos estabelecem a conversa com pesquisas bibliográficas a partir dos materiais de Paulo Freire, Ermínia Silva e Luís Alberto de Abreu, Beatriz Pinto Venâncio, Samantha Agustin Cohen e Jorge Larrosa. Por se tratar de rememorar a história, não encontrei outra maneira de escrever sem trazer a poesia do encontro, do coletivo, da existência e da resistência de uma família de artistas e assim abro a porta da casa do nosso Teatro Família. |
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JUNTO: rememorando o teatro famíliaTOGETHER: ecalling the family theaterTeatro famíliaMemória familiarConstruções do coletivoCollective constructionsFamily memoryFamily theaterQuem nunca leu um trabalho com a temática “O Teatro como Ferramenta Pedagógica na Educação Básica”? Ou “Teatro na escola: Uma possibilidade de educação efetiva"? A maioria de nós educadores já vimos isso ou até mesmo usamos o teatro em nossas aulas no ensino regular. Ser um instrumento agregador para outras áreas não é o problema discutido, muito menos as produções artísticas realizadas nessa área. A busca é apresentar uma outra experienciação do teatro como essência de um espaço relacional e de formação, onde é possível compreender o Eu (entendimento de si); o Outro (sujeitos com os quais o “Eu” se relaciona, possibilitando novas construções com o coletivo); o JUNTO (família com a qual escrevemos nossa história) e “O que”, o “Onde” e “Por quê” fazemos as nossas escolhas. Este trabalho de conclusão tem como objetivo geral apresentar o Teatro Família como meio de vida que possibilita o encontro e a aprendizagem coletiva; e como objetivo específico a demonstração das evidências na construção coletiva do Teatro Família, em suas estruturas físicas e pedagógicas da Casa Teatro, através da memória familiar. Como metodologia, o trabalho apresenta o caráter exploratório, utilizando-se da rememoração do Teatro Família através de relatos individuais da tríade dessa construção familiar (mãe, pai e filha) imbuídas das memórias compartilhadas, contadas e poetizadas desse coletivo TESCOM; que poderão comprovar por meio de suas vivências a identificação do Teatro Família como este espaço de estruturação física, pedagógica e familiar. Tais relatos estabelecem a conversa com pesquisas bibliográficas a partir dos materiais de Paulo Freire, Ermínia Silva e Luís Alberto de Abreu, Beatriz Pinto Venâncio, Samantha Agustin Cohen e Jorge Larrosa. Por se tratar de rememorar a história, não encontrei outra maneira de escrever sem trazer a poesia do encontro, do coletivo, da existência e da resistência de uma família de artistas e assim abro a porta da casa do nosso Teatro Família.Who has never read a work about “Theater as a Pedagogical Tool in Basic Education”? Or “Theater at school: A possibility for effective education”? Most of us educators have already seen this or even used theater in our classes in regular education. Being an aggregator instrument for other areas is not the problem discussed, neither the artistic productions carried out in this area. The quest is to present another experience of theater as the essence of a relational and training space, where it is possible to understand the Self (understanding of oneself); the Other (subjects with which the “I” relates, enabling new constructions with the collective); the TOGETHER (family with which we write our history) and “What”, “Where” and “Why” we make our choices. This paper has the main goal to present Family Theater as a way of life that enables encounter and collective learning; and as a specific objective the demonstration of evidence in collective construction of Family Theater, in its physical and pedagogical structures of the Theater House, through family memory. As a methodology, the work presents an exploratory nature, using the remembrance of Family Theater through individual reports by the triad of this family construction (mother, father and daughter) imbued with the shared, told and poetized memories of TESCOM collective; who will be able to prove through their experiences the identification of Family Theater as this space of physical, pedagogical and family structuring. Such reports establish the conversation with bibliographic research based on materials by Paulo Freire, Ermínia Silva and Luís Alberto de Abreu, Beatriz Pinto Venâncio, Samantha Agustin Cohen and Jorge Larrosa. Because it's about remembering history, I couldn't find another way to write without bringing the poetry of the encounter, the collective, the existence and resistance of a family of artists and so I open house door of our Family Theater.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Catelan, Fernando BuenoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Norato, Júlia Lacerda2022-03-14T15:19:00Z2022-03-14T15:19:00Z2022-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:05:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217167Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:40:10.269468Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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