Efeito de atividade física no desempenho motor e controle postural em crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Josenaldo Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255934
Resumo: Dificuldades de aprendizagem são frequentes e constituem um enorme problema para os alunos e para o sistema de ensino. Quando estas dificuldades não estão associadas a problemas neurológicos e condições do ensino, as mesmas constituem um quadro denominado de dislexia. Diversas evidências mostraram que crianças diagnosticadas com dislexia, que apresentam dificuldades em realizar a escrita e leitura, também apresentam dificuldades em habilidades motoras e, recentemente, estas dificuldades foram associadas ao uso de informação sernsorial para controlar e realizar ações motoras. Se dislexia estiver relacionada com a relação entre informação sensorial e ação motora, seria interessante de verificar se essa relação poderia ser alterada por decorrência de um programa de atividade física específico. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de atividade física no desempenho motor e controle postural de crianças com dislexia desenvolvimental. Participaram deste estudo 25 crianças com idade entre 7 e 11 anos, diagnósticas com dislexia e pertencentes a duas escolas municipais da cidade de Campina Grande–PB. As crianças realizaram um teste de coordenação motora manual, de agilidade e de coordenação motora global (KTK) e foram avaliadas durante a manutenção da postural em pé utilizando uma plataforma de força, em duas bases de apoio com e sem visão. Após a realização dessa bateria de testes, todas as crianças participaram de um programa de intervenção motora, constituído de 28 sessões de exercícios sensório-motor e desenvolvido de forma lúdica, ao longo de aproximadamente três meses. Após a participação no programa de intervenção, as crianças novamente realizarão os mesmos testes realizados antes do programa de intervenção. Os resultados indicaram melhora no desempenho de todos os testes motores, com as crianças com dislexia melhorando a coordenação motora manual, a agilidade, e a coordenação motora global. Ainda, o desempenho do controle postural não foi diferente entre o pré e o pós-teste para a condição de manutenção da postural em pé menos exigente (apoio bipodal), porém todas as variáveis utilizadas para verificar o desempenho do controle postural indicaram melhora para a posição semi-tandem stance. Análise mais pormenorizada demonstrou que a melhora no controle postural ocorreu decorrente da melhora na manutenção da postural em pé sem o uso de informação visual. Assim, os resultados do presente estudo mostraram que um programa de intervenção motora melhora o desempenho de crianças com dislexia em tarefas motoras e no controle postural. Mais importante, o melhor desempenho no controle postural de crianças com dislexia ocorreu pelo menor uso de informação sensorial para controlar a postura em pé. Com base nestes resultados, pode-se sugerir que crianças com dislexia desenvolvimental podem tirar vantagem de um programa de intervenção motora e que os benefícios estão relacionados ao uso de informação sensorial para controlar uma determinada ação motora.
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spelling Efeito de atividade física no desempenho motor e controle postural em crianças com dislexiaEffect of physical activity on motor performance and postural control in children with dyslexiaDislexia desenvolvimentalIntervençãoCriançasAtividade físicaDevelopmental dyslexiaInterventionChildrenPhysical activityDificuldades de aprendizagem são frequentes e constituem um enorme problema para os alunos e para o sistema de ensino. Quando estas dificuldades não estão associadas a problemas neurológicos e condições do ensino, as mesmas constituem um quadro denominado de dislexia. Diversas evidências mostraram que crianças diagnosticadas com dislexia, que apresentam dificuldades em realizar a escrita e leitura, também apresentam dificuldades em habilidades motoras e, recentemente, estas dificuldades foram associadas ao uso de informação sernsorial para controlar e realizar ações motoras. Se dislexia estiver relacionada com a relação entre informação sensorial e ação motora, seria interessante de verificar se essa relação poderia ser alterada por decorrência de um programa de atividade física específico. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de um programa de atividade física no desempenho motor e controle postural de crianças com dislexia desenvolvimental. Participaram deste estudo 25 crianças com idade entre 7 e 11 anos, diagnósticas com dislexia e pertencentes a duas escolas municipais da cidade de Campina Grande–PB. As crianças realizaram um teste de coordenação motora manual, de agilidade e de coordenação motora global (KTK) e foram avaliadas durante a manutenção da postural em pé utilizando uma plataforma de força, em duas bases de apoio com e sem visão. Após a realização dessa bateria de testes, todas as crianças participaram de um programa de intervenção motora, constituído de 28 sessões de exercícios sensório-motor e desenvolvido de forma lúdica, ao longo de aproximadamente três meses. Após a participação no programa de intervenção, as crianças novamente realizarão os mesmos testes realizados antes do programa de intervenção. Os resultados indicaram melhora no desempenho de todos os testes motores, com as crianças com dislexia melhorando a coordenação motora manual, a agilidade, e a coordenação motora global. Ainda, o desempenho do controle postural não foi diferente entre o pré e o pós-teste para a condição de manutenção da postural em pé menos exigente (apoio bipodal), porém todas as variáveis utilizadas para verificar o desempenho do controle postural indicaram melhora para a posição semi-tandem stance. Análise mais pormenorizada demonstrou que a melhora no controle postural ocorreu decorrente da melhora na manutenção da postural em pé sem o uso de informação visual. Assim, os resultados do presente estudo mostraram que um programa de intervenção motora melhora o desempenho de crianças com dislexia em tarefas motoras e no controle postural. Mais importante, o melhor desempenho no controle postural de crianças com dislexia ocorreu pelo menor uso de informação sensorial para controlar a postura em pé. Com base nestes resultados, pode-se sugerir que crianças com dislexia desenvolvimental podem tirar vantagem de um programa de intervenção motora e que os benefícios estão relacionados ao uso de informação sensorial para controlar uma determinada ação motora.Learning difficulties are common and constitute a serious problem for the learners and for the educational system. When these difficulties are not associated with neurological problems and school condition, they constitute a dyslexic situation. Several evidences have been showed that children with dyslexia, whose have difficulties in reading and writing, also show difficulties in motor skills and, recently, these difficulties have been associated to the use of sensorial information and motor action. If dyslexia is related to the use of sensory information and motor action, it would be important to verify if this relationship would be altered due to enrollment in a specific physical activity program. Therefore, the goal of this study was to investigate the effects of a physical activity program in motor skill and postural control performance of children with developmental dyslexia. Twenty-five with age from 7 to 11 years, with developmental dyslexia and belonging to two middle schools of the Campina Grande/PB city, participated of this study. The children performed tests of hand coordination, agility, and global motor coordination (KTK), besides being evaluated during upright quiet stance on a force platform, in two bases of support with and without vision. After enrolled in all these tests, children participated in a physical activity program, constituted of 28 sessions of sensorimotor exercises, during approximately three months. After the physical activity program enrollment, children performed all the tests performed previously. The results indicated improvement in all motor test performance, with the dyslexic children improving hand coordination, agility, and global motor coordination. Postural control performance did not improve from the pre- to the post-test in maintaining upright stance in the bipodal basis of support, but all the performance variables indicated that postural control improved in the semi-tandem stance. Analyses also showed that such a performance in postural control was due to improvements in the upright stance in the condition without visual information. These results showed that a physical activity program promotes improvements in motor skill and postural control performance of dyslexic children. More importantly, improvement in postural control performance in children with dyslexia was due to improvement in the use of sensory information to control upright stance. Base upon these results, it is suggested that children with developmental dyslexia might taken advantage of a program of physical activity and that improvements are related to the use of sensory information to control a desired motor action.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barela, José Angelo [UNESP]Dias, Josenaldo Lopes2024-06-11T16:54:07Z2024-06-11T16:54:07Z2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T06:05:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255934Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:47:35.305369Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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