Plano de ação: metodologias ágeis aplicadas a comunicação organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236419 |
Resumo: | A gestão do conhecimento é um diferencial competitivo para as organizações da modernidade, principalmente quando a criação de dados e informação se tornam cada vez mais comuns e massivas dentro da sociedade. Contudo, sozinha a gestão do conhecimento não tem o potencial de transformar a forma como a empresa armazena e compartilha a informação adquirida, faz-se necessário uma cultura organizacional que propicie o nascimento de uma gestão colaborativa do conhecimento. A comunicação possui papel crucial na proliferação da cultura organizacional e precisa atuar em todas as suas áreas, e por ser tão necessária no desenvolvimento da cultura organizacional, é primordial que o próprio departamento responsável pela comunicação organizacional passe por mudanças processuais, abraçando novas formas e modelos de gestão do próprio conhecimento. O Scrum é o modelo proposto neste trabalho para parametrizar os objetivos da comunicação organizacional como um todo e segmentá-lo dentro de todas as suas 4 subáreas, de acordo com a teoria da comunicação integrada proposta por Kunsch (2003), a comunicação administrativa, mercadológica, institucional e interna. |
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Plano de ação: metodologias ágeis aplicadas a comunicação organizacionalAction plan: agile methodologies applied to organizational communicationComunicação organizacionalCultura organizacionalRelações PúblicasGestão do conhecimentoScrumOrganizational communicationOrganizational culturePublic RelationsKnowledge managementA gestão do conhecimento é um diferencial competitivo para as organizações da modernidade, principalmente quando a criação de dados e informação se tornam cada vez mais comuns e massivas dentro da sociedade. Contudo, sozinha a gestão do conhecimento não tem o potencial de transformar a forma como a empresa armazena e compartilha a informação adquirida, faz-se necessário uma cultura organizacional que propicie o nascimento de uma gestão colaborativa do conhecimento. A comunicação possui papel crucial na proliferação da cultura organizacional e precisa atuar em todas as suas áreas, e por ser tão necessária no desenvolvimento da cultura organizacional, é primordial que o próprio departamento responsável pela comunicação organizacional passe por mudanças processuais, abraçando novas formas e modelos de gestão do próprio conhecimento. O Scrum é o modelo proposto neste trabalho para parametrizar os objetivos da comunicação organizacional como um todo e segmentá-lo dentro de todas as suas 4 subáreas, de acordo com a teoria da comunicação integrada proposta por Kunsch (2003), a comunicação administrativa, mercadológica, institucional e interna.Knowledge management is a competitive advantage for modern organizations, especially when the creation of data and information became increasingly common and massive within society. But alone the knowledge management does not have the potential to transform the way the company stores and shares the acquired information, it becomes necessary an organizational culture that allows the birth of a collaborative management of knowledge. Communication plays a crucial role in the proliferation of organizational culture and needs to work in all its areas and because it is so necessary in the development of the organizational culture, it is fundamental that the department responsible for organizational communication itself undergoes procedural changes, embracing new forms and models of knowledge management. Scrum is the model proposed in this work to parameterize the objectives of organizational communication as a whole and to segment it within all its four sub-areas, according to the integrated communication theory proposed by Kunsch (2003), the administrative, marketing, institutional and internal communication.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tosati, Lucas Sanches dos Santos2022-09-02T16:55:30Z2022-09-02T16:55:30Z2019-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:18:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236419Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:38.156783Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A gestão do conhecimento é um diferencial competitivo para as organizações da modernidade, principalmente quando a criação de dados e informação se tornam cada vez mais comuns e massivas dentro da sociedade. Contudo, sozinha a gestão do conhecimento não tem o potencial de transformar a forma como a empresa armazena e compartilha a informação adquirida, faz-se necessário uma cultura organizacional que propicie o nascimento de uma gestão colaborativa do conhecimento. A comunicação possui papel crucial na proliferação da cultura organizacional e precisa atuar em todas as suas áreas, e por ser tão necessária no desenvolvimento da cultura organizacional, é primordial que o próprio departamento responsável pela comunicação organizacional passe por mudanças processuais, abraçando novas formas e modelos de gestão do próprio conhecimento. O Scrum é o modelo proposto neste trabalho para parametrizar os objetivos da comunicação organizacional como um todo e segmentá-lo dentro de todas as suas 4 subáreas, de acordo com a teoria da comunicação integrada proposta por Kunsch (2003), a comunicação administrativa, mercadológica, institucional e interna. |
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