Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143050
Resumo: Esta pesquisa teve como um de seus principais objetivos vivenciar o desenvolvimento de um processo artístico educativo com uma turma de 16 crianças entre 10 e 11 anos, estudantes do 6º ano na Escola Estadual Carlos Ayres, localizada no bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo. No período de exercício, de abril a novembro de 2014, a pergunta que guiou o processo foi: como desenvolver uma pedagogia artística e crítica com crianças, por meio da linguagem teatral e da instauração de utopias infantis em um encontro semanal de 2 horas e 30 minutos, dentro do espaço escolar, fora do seu horário curricular? A metodologia prática de pesquisa procurou criar alguns deslocamentos e adaptações dos procedimentos artísticos de criação do projeto teatral dos artistas da II Trupe de Choque – coletivo no qual a propositora participa como atriz –, para ir ao encontro do processo artístico-pedagógico co as crianças de uma das escolas em que o grupo vem estabelecendo, desde setembro de 2012, uma parceria de residência artística.
id UNSP_2adaa3db7cb39a8f8671cb26a5830bf1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143050
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeirasEn busca de una pedagogía artística crítica utópica con niños: los transgresores del "tiempo-de-ahora": colectores y harapientosTeatroTeatro na escola públicaArte e educaçãoInterlinguagemInfânciaTeatro feito por criançaEsta pesquisa teve como um de seus principais objetivos vivenciar o desenvolvimento de um processo artístico educativo com uma turma de 16 crianças entre 10 e 11 anos, estudantes do 6º ano na Escola Estadual Carlos Ayres, localizada no bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo. No período de exercício, de abril a novembro de 2014, a pergunta que guiou o processo foi: como desenvolver uma pedagogia artística e crítica com crianças, por meio da linguagem teatral e da instauração de utopias infantis em um encontro semanal de 2 horas e 30 minutos, dentro do espaço escolar, fora do seu horário curricular? A metodologia prática de pesquisa procurou criar alguns deslocamentos e adaptações dos procedimentos artísticos de criação do projeto teatral dos artistas da II Trupe de Choque – coletivo no qual a propositora participa como atriz –, para ir ao encontro do processo artístico-pedagógico co as crianças de uma das escolas em que o grupo vem estabelecendo, desde setembro de 2012, uma parceria de residência artística.Esta investigación tuvo como uno de sus objetivos principales vivenciar el desarrollo de un proceso artístico educativo con un grupo de 16 niños de entre 10 y 11 años, estudiantes del sexto año en la Escuela Estadual Carlos Ayres, situada en el barrio de Grajaú, extremo sur de São Paulo. En el período de ejercicio, de abril a noviembre de 2014, la pregunta que guió el proceso fue: ¿cómo desarrollar una pedagogía artística y crítica con los niños, a través del lenguaje teatral y la instauración de utopías infantiles, en un encuentro semanal de 2 horas y 30 minutos, dentro del espacio escolar y fuera del horario de clases? La metodología práctica de la investigación buscó crear algunos desplazamientos y adaptaciones de los procedimientos artísticos de creación del proyecto teatral de los artistas de la II Trupe de Choque - colectivo en el que la proponente participa como actriz -, para ir al encuentro del proceso artístico-pedagógico con los niños de una de las escuelas con las cuales el grupo viene estableciendo desde septiembre de 2012, una asociación de residencia artística.Universidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]2016-08-15T17:46:30Z2016-08-15T17:46:30Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14305000087221333004013063P40337663798764526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:12:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:26.147822Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
En busca de una pedagogía artística crítica utópica con niños: los transgresores del "tiempo-de-ahora": colectores y harapientos
title Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
spellingShingle Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]
Teatro
Teatro na escola pública
Arte e educação
Interlinguagem
Infância
Teatro feito por criança
title_short Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
title_full Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
title_fullStr Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
title_full_unstemmed Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
title_sort Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
author Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]
author_facet Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André, Carminda Mendes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro na escola pública
Arte e educação
Interlinguagem
Infância
Teatro feito por criança
topic Teatro
Teatro na escola pública
Arte e educação
Interlinguagem
Infância
Teatro feito por criança
description Esta pesquisa teve como um de seus principais objetivos vivenciar o desenvolvimento de um processo artístico educativo com uma turma de 16 crianças entre 10 e 11 anos, estudantes do 6º ano na Escola Estadual Carlos Ayres, localizada no bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo. No período de exercício, de abril a novembro de 2014, a pergunta que guiou o processo foi: como desenvolver uma pedagogia artística e crítica com crianças, por meio da linguagem teatral e da instauração de utopias infantis em um encontro semanal de 2 horas e 30 minutos, dentro do espaço escolar, fora do seu horário curricular? A metodologia prática de pesquisa procurou criar alguns deslocamentos e adaptações dos procedimentos artísticos de criação do projeto teatral dos artistas da II Trupe de Choque – coletivo no qual a propositora participa como atriz –, para ir ao encontro do processo artístico-pedagógico co as crianças de uma das escolas em que o grupo vem estabelecendo, desde setembro de 2012, uma parceria de residência artística.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15T17:46:30Z
2016-08-15T17:46:30Z
2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143050
000872213
33004013063P4
0337663798764526
url http://hdl.handle.net/11449/143050
identifier_str_mv 000872213
33004013063P4
0337663798764526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129032899788800