Relação família e escola: desafios em contextos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luciana Marolla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191728
Resumo: O contato entre família e escola é de suma importância para a inclusão escolar dos alunos. A participação da família no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual, por toda sua complexidade, é fundamental. Sendo assim, para atender a temática da relação família e escola, foram realizados dois estudos. No primeiro estudo os objetivos foram: identificar qual a concepção da relação família e escola de professores que atuam na área da Deficiência Intelectual e verificar qual o papel da família no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A metodologia adotada foi de análise textual (com auxílio do software IRAMUTEQ) avaliando atividades disponíveis no banco de dados realizadas durante um curso de formação continuada. A análise resultou que na opinião dos professores o contato entre família e escola resume-se muitas vezes em reuniões de pais, deixando um campo em aberto para atuação e intervenção dos psicólogos escolares. No segundo estudo, foi desenvolvido e enviado um questionário (online) em forma de convite para estes mesmos professores, já concluintes do curso, para que pudessem responder, com objetivo de avaliar a suas opiniões sobre a relação família e escola após o término do curso. Como resultado, por meio das respostas do questionário, pôde-se inferir que compreenderam a importância dessa relação, e que tanto o relacionamento com os pais dos alunos, quanto as questões relativas as inclusões são de responsabilidade de todos.
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