A temática ambiental no projeto político-pedagógico de uma escola técnica agrícola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214842 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar se a temática ambiental é considerada no Plano Plurianual de Gestão 2018-2022 e nos Planos dos cursos Técnicos de Agropecuária integrado ao Ensino Médio e Agroindústria de uma escola do interior de São Paulo, vinculada ao Centro Paula Souza. Além desse objetivo geral, procuramos explorar possíveis significados e sentidos, relacionados com a temática ambiental, mobilizados a partir da análise dos documentos que orientam os princípios, ações e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos diferentes cursos investigados. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como orientação a perspectiva qualitativa e orientada a partir da abordagem histórico-cultural, que busca compreender os sentidos construídos a partir da relação dialógica entre os sujeitos. A escola em estudo está localizada em uma região geográfica do Estado de São Paulo na qual as atividades agrícolas são parte significativa da economia, fato que torna importante a compreensão dos caminhos formativos que se voltam para essa área, principalmente aqueles vividos em contexto escolar, que contribuirão para a formação da identidade rural da região. Na tentativa de compreendermos o processo de inserção da temática ambiental nos cursos estudados, o corpus documental constituiu-se pelos documentos norteadores da proposta pedagógica da escola. Os resultados dessas análises nos indicam que, de maneira geral, a temática ambiental tem sido prevista como questão a ser trabalhada pela escola no decorrer do ETEC/PPG 2018-2022, apresentando-se com maior evidência nas proposições do curso de Agropecuária em relação ao curso de Agroindústria. Na Formação Geral, voltada para o EM do curso de Agropecuária, há indícios que nos permitem apontar para a problematização de alguns aspectos da questão ambiental de forma crítica, conteúdos que citam os principais problemas ambientais da atualidade, bem como aspectos que envolvem a relação sociedade-natureza. No que diz respeito aos significados e sentidos mobilizados acerca da temática ambiental a partir dos documentos da escola, utilizamos a metodologia dos núcleos de significação, que nos possibilitou a construção de dois núcleos sendo, o primeiro, referente às relações estabelecidas entre a questão ambiental e aspectos relacionados com a Sustentabilidade/ Desenvolvimento Sustentável, e o segundo sobre a relação da temática ambiental e a dimensão da Técnica. Quanto ao primeiro núcleo, observamos o predomínio das questões econômicas e que os termos são mencionados, geralmente, de forma genérica, o que permite as mais diversas abordagens sobre o tema. Apesar da associação do termo Sustentabilidade às ideias de preservação ambiental e impactos ambientais, este foi utilizado de maneira acrítica, distanciando-se da inclusão de pautas socioambientais e políticas que tenham como base os princípios da democracia participativa. No que diz respeito ao núcleo relativo à Técnica, notou-se um incentivo à sua utilização, nos processos de mecanização e modernização da agricultura, bem como em relação à utilização de recursos para aumentar a produção agrícola. Há, também, indícios de um deslocamento da responsabilidade em relação às questões ambientais, uma vez que se coloca grande ênfase na técnica como um caminho para a solução dos problemas ambientais. |
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A temática ambiental no projeto político-pedagógico de uma escola técnica agrícolaEnvironmental theme in the political-pedagogical project of a agricultural technical schoolEducação ambientalTemática ambientalEscola técnica agrícolaAgropecuáriaAgroindústriaEnvironmental educationEnvironmental themeAgricultural technical schoolAgricultureAgroindustryO presente trabalho tem como objetivo identificar se a temática ambiental é considerada no Plano Plurianual de Gestão 2018-2022 e nos Planos dos cursos Técnicos de Agropecuária integrado ao Ensino Médio e Agroindústria de uma escola do interior de São Paulo, vinculada ao Centro Paula Souza. Além desse objetivo geral, procuramos explorar possíveis significados e sentidos, relacionados com a temática ambiental, mobilizados a partir da análise dos documentos que orientam os princípios, ações e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos diferentes cursos investigados. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como orientação a perspectiva qualitativa e orientada a partir da abordagem histórico-cultural, que busca compreender os sentidos construídos a partir da relação dialógica entre os sujeitos. A escola em estudo está localizada em uma região geográfica do Estado de São Paulo na qual as atividades agrícolas são parte significativa da economia, fato que torna importante a compreensão dos caminhos formativos que se voltam para essa área, principalmente aqueles vividos em contexto escolar, que contribuirão para a formação da identidade rural da região. Na tentativa de compreendermos o processo de inserção da temática ambiental nos cursos estudados, o corpus documental constituiu-se pelos documentos norteadores da proposta pedagógica da escola. Os resultados dessas análises nos indicam que, de maneira geral, a temática ambiental tem sido prevista como questão a ser trabalhada pela escola no decorrer do ETEC/PPG 2018-2022, apresentando-se com maior evidência nas proposições do curso de Agropecuária em relação ao curso de Agroindústria. Na Formação Geral, voltada para o EM do curso de Agropecuária, há indícios que nos permitem apontar para a problematização de alguns aspectos da questão ambiental de forma crítica, conteúdos que citam os principais problemas ambientais da atualidade, bem como aspectos que envolvem a relação sociedade-natureza. No que diz respeito aos significados e sentidos mobilizados acerca da temática ambiental a partir dos documentos da escola, utilizamos a metodologia dos núcleos de significação, que nos possibilitou a construção de dois núcleos sendo, o primeiro, referente às relações estabelecidas entre a questão ambiental e aspectos relacionados com a Sustentabilidade/ Desenvolvimento Sustentável, e o segundo sobre a relação da temática ambiental e a dimensão da Técnica. Quanto ao primeiro núcleo, observamos o predomínio das questões econômicas e que os termos são mencionados, geralmente, de forma genérica, o que permite as mais diversas abordagens sobre o tema. Apesar da associação do termo Sustentabilidade às ideias de preservação ambiental e impactos ambientais, este foi utilizado de maneira acrítica, distanciando-se da inclusão de pautas socioambientais e políticas que tenham como base os princípios da democracia participativa. No que diz respeito ao núcleo relativo à Técnica, notou-se um incentivo à sua utilização, nos processos de mecanização e modernização da agricultura, bem como em relação à utilização de recursos para aumentar a produção agrícola. Há, também, indícios de um deslocamento da responsabilidade em relação às questões ambientais, uma vez que se coloca grande ênfase na técnica como um caminho para a solução dos problemas ambientais.The present work aims to identify whether the environmental theme is considered in the 2018-2022 Multi-Year Management Plan and in the Plans of Technical courses in Agriculture integrated with High School and Agroindustry of a school in the interior of São Paulo, linked to the Paula Souza Center. In addition to this general objective, are explored possible meanings related to the environmental theme, mobilized from the analysis of documents that guide the principles, actions and pedagogical practices developed by the different courses investigated. This is a documental research, guided by a qualitative perspective and elaborated from the historical-cultural approach, which seeks to understand the meanings constructed from the dialogical relationship between the subjects. The studied school is located in a geographic region of the São Paulo State in which agricultural activities are a significant part of the economy, a fact that makes it important to understand the training paths that turn to this area, especially those experienced in a school context, which will contribute to the formation of the region's rural identity. In an attempt to understand the process of insertion of the environmental theme in the studied courses, the documental corpus was constitute by the documents that guide the pedagogical proposal of the school. The results of these analyzes indicate that, in general, the environmental theme has been foreseen as an issue to be worked on by the school during the ETEC/PPG 2018-2022, presenting itself with greater evidence in the proposals of the Agriculture course in relation to the Agroindustry course. Specifically, in the General Education focused on High School in the Agriculture course, there are indications that allow us to point out the problematization of some aspects of the environmental issue in a critical way, contents that mention the main environmental problems of the present time, as well as aspects that involve the relationship society-nature. Concerning the meanings mobilized about the environmental theme from the school documents, we used the meaning nucleus methodology, which allowed us to build two nucleus; the first referring to the relationships established between the environmental issue and aspects related to sustainability/sustainable development, and the second on the relationship between environmental issues and the dimension of Technique. As for the first nucleus, we observe the predominance of economic issues and that the terms are mentioned in a generic way, which allows for the most diverse approaches to the subject. Despite the association of the term Sustainability to the ideas of environmental preservation and environmental impacts, it was used uncritically, distancing itself from the inclusion of socio-environmental and political guidelines that are based on the participatory democracy principles. Regarding the nucleus that investigated the Technical dimension, an incentive was noted for its use, in the processes of mechanization and modernization of agriculture, as well as in relation to the use of resources to increase agricultural production. There are also signs of a shift in responsibility in relation to environmental issues, since there is great emphasis on technique as a way to solve environmental problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ogawa, Fernanda Sueko2021-10-22T12:39:35Z2021-10-22T12:39:35Z2020-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21484233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:21:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:10.346761Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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