As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes [UNESP], Figueiredo, Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301
http://hdl.handle.net/11449/212127
Resumo: The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.
id UNSP_2b7d1f92830a4dc36a5cc30cd9c966af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212127
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de físicaComplexities inherent to the subject climate change: challenges and prospects for physics teachingLas complejidades inherentes al tema cambios climáticos: desafíos y perspectivas para la enseñanza de la físicaPhysics TeachingComplexityClimate change.Ensino de físicaComplexidadeMudanças climáticas.The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.La articulación entre la física y la temática ambiental presenta oportunidades para la construcción de prácticas educativas que privilegian el tratamiento de las controversias y de las complejidades asociadas a los temas ambientales, como ocurre con el fenómeno de los cambios climáticos. En este ensayo teórico, se destaca que la naturaleza compleja de este fenómeno climático favorece el surgimiento de controversias, que proporcionan posibilidades para el tratamiento educativo diferenciado de este tema a los profesores de la Educación Básica. De modo especial, se presentan y se discuten algunos aspectos, del punto de vista de la física, relativos a la complejidad inherente al tema cambios climáticos, con el fin de contribuir para una reflexión acerca de la naturaleza de esas complejidades y para sus potencialidades educativas.A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema mudanças climáticas, a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Universidade Federal de ItajubáUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de ItajubáReis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Figueiredo, Newton2021-07-14T10:34:59Z2021-07-14T10:34:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article535-554application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212710.1590/1983-21172015170301S1983-21172015000300535S1983-21172015000300535.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:06.412263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
Complexities inherent to the subject climate change: challenges and prospects for physics teaching
Las complejidades inherentes al tema cambios climáticos: desafíos y perspectivas para la enseñanza de la física
title As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
spellingShingle As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]
Physics Teaching
Complexity
Climate change.
Ensino de física
Complexidade
Mudanças climáticas.
title_short As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
title_full As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
title_fullStr As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
title_full_unstemmed As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
title_sort As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
author Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]
author_facet Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]
Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Figueiredo, Newton
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Figueiredo, Newton
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Itajubá
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]
Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Figueiredo, Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Physics Teaching
Complexity
Climate change.
Ensino de física
Complexidade
Mudanças climáticas.
topic Physics Teaching
Complexity
Climate change.
Ensino de física
Complexidade
Mudanças climáticas.
description The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-07-14T10:34:59Z
2021-07-14T10:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/212127
10.1590/1983-21172015170301
S1983-21172015000300535
S1983-21172015000300535.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301
http://hdl.handle.net/11449/212127
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015.
1983-2117
10.1590/1983-21172015170301
S1983-21172015000300535
S1983-21172015000300535.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 535-554
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128340279689216