As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301 http://hdl.handle.net/11449/212127 |
Resumo: | The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential. |
id |
UNSP_2b7d1f92830a4dc36a5cc30cd9c966af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212127 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de físicaComplexities inherent to the subject climate change: challenges and prospects for physics teachingLas complejidades inherentes al tema cambios climáticos: desafíos y perspectivas para la enseñanza de la físicaPhysics TeachingComplexityClimate change.Ensino de físicaComplexidadeMudanças climáticas.The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.La articulación entre la física y la temática ambiental presenta oportunidades para la construcción de prácticas educativas que privilegian el tratamiento de las controversias y de las complejidades asociadas a los temas ambientales, como ocurre con el fenómeno de los cambios climáticos. En este ensayo teórico, se destaca que la naturaleza compleja de este fenómeno climático favorece el surgimiento de controversias, que proporcionan posibilidades para el tratamiento educativo diferenciado de este tema a los profesores de la Educación Básica. De modo especial, se presentan y se discuten algunos aspectos, del punto de vista de la física, relativos a la complejidad inherente al tema cambios climáticos, con el fin de contribuir para una reflexión acerca de la naturaleza de esas complejidades y para sus potencialidades educativas.A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema mudanças climáticas, a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Universidade Federal de ItajubáUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de ItajubáReis, Danielle Aparecida Dos [UNESP]Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Figueiredo, Newton2021-07-14T10:34:59Z2021-07-14T10:34:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article535-554application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21212710.1590/1983-21172015170301S1983-21172015000300535S1983-21172015000300535.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:06.412263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física Complexities inherent to the subject climate change: challenges and prospects for physics teaching Las complejidades inherentes al tema cambios climáticos: desafíos y perspectivas para la enseñanza de la física |
title |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
spellingShingle |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP] Physics Teaching Complexity Climate change. Ensino de física Complexidade Mudanças climáticas. |
title_short |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
title_full |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
title_fullStr |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
title_sort |
As complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas: desafios e perspectivas para o ensino de física |
author |
Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP] |
author_facet |
Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP] Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Figueiredo, Newton |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Figueiredo, Newton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Itajubá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Danielle Aparecida Dos [UNESP] Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Figueiredo, Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physics Teaching Complexity Climate change. Ensino de física Complexidade Mudanças climáticas. |
topic |
Physics Teaching Complexity Climate change. Ensino de física Complexidade Mudanças climáticas. |
description |
The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2021-07-14T10:34:59Z 2021-07-14T10:34:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/212127 10.1590/1983-21172015170301 S1983-21172015000300535 S1983-21172015000300535.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170301 http://hdl.handle.net/11449/212127 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 3, p. 535-554, 2015. 1983-2117 10.1590/1983-21172015170301 S1983-21172015000300535 S1983-21172015000300535.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
535-554 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128340279689216 |