Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodolfo Fortunato de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192158
Resumo: Levantamentos realizados em publicações da área de Educação em Astronomia apontam que um dos focos recorrentes de pesquisa são os recursos/materiais didáticos e, dentre eles, estão os livros didáticos. Estes passaram a ser o principal foco das análises, pois, segundo alguns autores, eles se tornaram o principal, e às vezes o único, material utilizado pelos professores nas aulas de Ciências. Além disso, tem-se discutido o poder dos livros didáticos sobre o currículo. As pesquisas da área mostram que um dos obstáculos quanto ao ensino de astronomia é a relativa baixa quantidade de material bibliográfico, com linguagem acessível e fonte segura. Soma-se o fato de que, ao realizar um levantamento bibliográfico inicial, foram encontrados poucos trabalhos que discutiam a presença da astronomia em livros didáticos para o ensino fundamental I (ou anos iniciais). Diante de alguns questionamentos, o objetivo da presente pesquisa foi investigar o conteúdo de astronomia ensinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I a partir da análise do livro didático de Ciências adotado pelo sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Para esta análise, utilizou-se como referencial os resultados de pesquisas da área e os documentos oficiais do governo. Quanto à fundamentação metodológica, a pesquisa teve como apoio os princípios da Análise de Conteúdo, seguindo suas três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Os resultados revelaram quais são os conteúdos de astronomia ensinados, como estão organizados, qual a sua relação com as pesquisas da área de Educação em Astronomia e com os documentos oficiais e a importância das imagens e exercícios na construção do conhecimento científico pelos alunos. Concluiu-se que os livros analisados apresentaram muitos avanços no que tange aos conteúdos de astronomia, estando em consonância com os resultados das pesquisas e com o documento oficial que rege a educação do Estado (BNCC) e que novas pesquisas são necessárias afim de compreender como os sujeitos que fazem uso desse recurso se veem representados nesse processo de mudanças, escolha e uso desse material.
id UNSP_2bbe6ebf0836c65414e5edb3734d9db0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192158
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de BauruAstronomy in the Early Years of Elementary School: an analysis of textbooks from the municipal education system of BauruEducação em AstronomiaLivro didáticoEnsino fundamental IAnos iniciais do ensino fundamentalAnálise de conteúdoElementary schoolAstronomy educationTextbookEarly years of elementary schoolContent analysisLevantamentos realizados em publicações da área de Educação em Astronomia apontam que um dos focos recorrentes de pesquisa são os recursos/materiais didáticos e, dentre eles, estão os livros didáticos. Estes passaram a ser o principal foco das análises, pois, segundo alguns autores, eles se tornaram o principal, e às vezes o único, material utilizado pelos professores nas aulas de Ciências. Além disso, tem-se discutido o poder dos livros didáticos sobre o currículo. As pesquisas da área mostram que um dos obstáculos quanto ao ensino de astronomia é a relativa baixa quantidade de material bibliográfico, com linguagem acessível e fonte segura. Soma-se o fato de que, ao realizar um levantamento bibliográfico inicial, foram encontrados poucos trabalhos que discutiam a presença da astronomia em livros didáticos para o ensino fundamental I (ou anos iniciais). Diante de alguns questionamentos, o objetivo da presente pesquisa foi investigar o conteúdo de astronomia ensinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I a partir da análise do livro didático de Ciências adotado pelo sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Para esta análise, utilizou-se como referencial os resultados de pesquisas da área e os documentos oficiais do governo. Quanto à fundamentação metodológica, a pesquisa teve como apoio os princípios da Análise de Conteúdo, seguindo suas três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Os resultados revelaram quais são os conteúdos de astronomia ensinados, como estão organizados, qual a sua relação com as pesquisas da área de Educação em Astronomia e com os documentos oficiais e a importância das imagens e exercícios na construção do conhecimento científico pelos alunos. Concluiu-se que os livros analisados apresentaram muitos avanços no que tange aos conteúdos de astronomia, estando em consonância com os resultados das pesquisas e com o documento oficial que rege a educação do Estado (BNCC) e que novas pesquisas são necessárias afim de compreender como os sujeitos que fazem uso desse recurso se veem representados nesse processo de mudanças, escolha e uso desse material.Surveys carried out in publications regarding the Astronomy Education area point out that one of the recurrent research focuses are resources and didactic materials and, among them, are the textbooks. These became the major focus of analysis, because, according to some authors, it became the main, sometimes the only, material used by teachers in Science classes. In addition, the power of textbooks on the curriculum has also been discussed. Researches in the area shows that one of the obstacles to astronomy teaching is the relatively low amount of bibliographic material with accessible language and reliable sources. In addition, when conducting an initial bibliographic survey, few studies that discussed the presence of astronomy in textbooks for the early years of elementary school were found. In the face of some questions, the objective of this research was to investigate the astronomy contents taught to students in the early years of elementary school based on the analysis of the science textbook adopted by the municipal educational system of Bauru/SP. For this analysis, research results in this area and official government documents were used as a reference. As for the methodological basis, the research was supported by the principles of Content Analysis, following its three steps: pre-analysis, exploration of the material and treatment and interpretation of the results. The results revealed what are the astronomy contents taught, how they are organized, how is their relationship with the research in the area of Astronomy Education and with official documents, and the importance of images and exercises in the construction of scientific knowledge by the students. It was concluded that the analyzed books presented many advances regarding the astronomy contents, being in line with the results of the researches and with the official document that governs State education (BNCC) and that further researches are necessary in order to understand how the subjects that make use of this resource see themselves represented in this process of changes, choice and use of this material.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Portaria CAPES nº 034 de 30 de maio de 2006Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rodolfo Fortunato de2020-04-14T13:19:17Z2020-04-14T13:19:17Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19215800093001533004056079P074129529084669310000-0002-3291-5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:15:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192158Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:22:22.220429Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
Astronomy in the Early Years of Elementary School: an analysis of textbooks from the municipal education system of Bauru
title Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
spellingShingle Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
Oliveira, Rodolfo Fortunato de
Educação em Astronomia
Livro didático
Ensino fundamental I
Anos iniciais do ensino fundamental
Análise de conteúdo
Elementary school
Astronomy education
Textbook
Early years of elementary school
Content analysis
title_short Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
title_full Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
title_fullStr Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
title_full_unstemmed Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
title_sort Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos do sistema municipal de ensino de Bauru
author Oliveira, Rodolfo Fortunato de
author_facet Oliveira, Rodolfo Fortunato de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodolfo Fortunato de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Astronomia
Livro didático
Ensino fundamental I
Anos iniciais do ensino fundamental
Análise de conteúdo
Elementary school
Astronomy education
Textbook
Early years of elementary school
Content analysis
topic Educação em Astronomia
Livro didático
Ensino fundamental I
Anos iniciais do ensino fundamental
Análise de conteúdo
Elementary school
Astronomy education
Textbook
Early years of elementary school
Content analysis
description Levantamentos realizados em publicações da área de Educação em Astronomia apontam que um dos focos recorrentes de pesquisa são os recursos/materiais didáticos e, dentre eles, estão os livros didáticos. Estes passaram a ser o principal foco das análises, pois, segundo alguns autores, eles se tornaram o principal, e às vezes o único, material utilizado pelos professores nas aulas de Ciências. Além disso, tem-se discutido o poder dos livros didáticos sobre o currículo. As pesquisas da área mostram que um dos obstáculos quanto ao ensino de astronomia é a relativa baixa quantidade de material bibliográfico, com linguagem acessível e fonte segura. Soma-se o fato de que, ao realizar um levantamento bibliográfico inicial, foram encontrados poucos trabalhos que discutiam a presença da astronomia em livros didáticos para o ensino fundamental I (ou anos iniciais). Diante de alguns questionamentos, o objetivo da presente pesquisa foi investigar o conteúdo de astronomia ensinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I a partir da análise do livro didático de Ciências adotado pelo sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Para esta análise, utilizou-se como referencial os resultados de pesquisas da área e os documentos oficiais do governo. Quanto à fundamentação metodológica, a pesquisa teve como apoio os princípios da Análise de Conteúdo, seguindo suas três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Os resultados revelaram quais são os conteúdos de astronomia ensinados, como estão organizados, qual a sua relação com as pesquisas da área de Educação em Astronomia e com os documentos oficiais e a importância das imagens e exercícios na construção do conhecimento científico pelos alunos. Concluiu-se que os livros analisados apresentaram muitos avanços no que tange aos conteúdos de astronomia, estando em consonância com os resultados das pesquisas e com o documento oficial que rege a educação do Estado (BNCC) e que novas pesquisas são necessárias afim de compreender como os sujeitos que fazem uso desse recurso se veem representados nesse processo de mudanças, escolha e uso desse material.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T13:19:17Z
2020-04-14T13:19:17Z
2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192158
000930015
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/192158
identifier_str_mv 000930015
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129194490593280