Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93899
Resumo: Esta pesquisa, de cunho etnográfico, tem como objetivo investigar representações sociais de língua(gem) e ensino e aprendizagem de língua estrangeira de uma professora de ensino fundamental, dentro de um contexto de escola pública, em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, de aulas e sessões reflexivas, gravadas em áudio e vídeo, questionário aplicado aos aprendizes e diários de observação do pesquisador. Os resultados mostram que a participante apresenta uma representação de língua(gem) com características essencialmente estruturalistas, assim como sua prática apresenta uma representação bastante tradicional de ensino de língua inglesa. Com relação ao aprendizes, observou-se que os mesmos são vistos pela professora como sujeitos passivos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Pode-se afirmar que as representações sociais trazidas pela participante são calcadas na sua formação, na política educacional local e no posicionamento das pessoas que se interagem dentro daquele contexto.
id UNSP_2bfdc4f74fa212cbc34ae0578b9116ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93899
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossenseTeacher educationLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Formação de professoresLingüística aplicadaProfessores de ingles - FormaçãoFormação de professores - Representações sociaisProfessores de inglês - Representações sociaisEsta pesquisa, de cunho etnográfico, tem como objetivo investigar representações sociais de língua(gem) e ensino e aprendizagem de língua estrangeira de uma professora de ensino fundamental, dentro de um contexto de escola pública, em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, de aulas e sessões reflexivas, gravadas em áudio e vídeo, questionário aplicado aos aprendizes e diários de observação do pesquisador. Os resultados mostram que a participante apresenta uma representação de língua(gem) com características essencialmente estruturalistas, assim como sua prática apresenta uma representação bastante tradicional de ensino de língua inglesa. Com relação ao aprendizes, observou-se que os mesmos são vistos pela professora como sujeitos passivos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Pode-se afirmar que as representações sociais trazidas pela participante são calcadas na sua formação, na política educacional local e no posicionamento das pessoas que se interagem dentro daquele contexto.This research of ethnographic nature aims at showing social representations related to the teaching –learning process within a municipal public context, in a countryside city in Mato Grosso do Sul state. The investigation has had the participation of an elementary school teacher. Thus, social representations related to conceptions of language, teaching and learning and how the learners are seen are shown. The data have been collected through interviews, reflective sessions and classes recorded in audio and video, and also through a questionnaire applied to the learners and the researcher’s observation notes. The results show that the participant has a structural representation of language as well as her representation of teaching and learning is underlied by traditional aspects. Concerning her learners, it is possible to say that they play the role of passive agents in the learning process. Therefore, as a result, it is possible to infer that the teacher’s social representations are a consequence of her education, of the local educational politics and the posture of those who interact in that context.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2007-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. : il.application/pdfONO, Fabrício Tetsuya Parreira. Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense. 2007. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/93899000488966ono_ftp_me_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:02:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93899Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:42.456643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
title Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
spellingShingle Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]
Teacher education
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Formação de professores - Representações sociais
Professores de inglês - Representações sociais
title_short Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
title_full Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
title_fullStr Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
title_full_unstemmed Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
title_sort Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense
author Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]
author_facet Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ono, Fabrício Tetsuya Parreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Formação de professores - Representações sociais
Professores de inglês - Representações sociais
topic Teacher education
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingüística aplicada
Professores de ingles - Formação
Formação de professores - Representações sociais
Professores de inglês - Representações sociais
description Esta pesquisa, de cunho etnográfico, tem como objetivo investigar representações sociais de língua(gem) e ensino e aprendizagem de língua estrangeira de uma professora de ensino fundamental, dentro de um contexto de escola pública, em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, de aulas e sessões reflexivas, gravadas em áudio e vídeo, questionário aplicado aos aprendizes e diários de observação do pesquisador. Os resultados mostram que a participante apresenta uma representação de língua(gem) com características essencialmente estruturalistas, assim como sua prática apresenta uma representação bastante tradicional de ensino de língua inglesa. Com relação ao aprendizes, observou-se que os mesmos são vistos pela professora como sujeitos passivos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Pode-se afirmar que as representações sociais trazidas pela participante são calcadas na sua formação, na política educacional local e no posicionamento das pessoas que se interagem dentro daquele contexto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-13
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ONO, Fabrício Tetsuya Parreira. Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense. 2007. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/93899
000488966
ono_ftp_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv ONO, Fabrício Tetsuya Parreira. Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense. 2007. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
000488966
ono_ftp_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/93899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128367846752256