A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496 http://hdl.handle.net/11449/8356 |
Resumo: | Pretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar. |
id |
UNSP_2c442317caf4c3fa7503e74e4fed1759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8356 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvidoThe Dance inside School: a serious problem to be solvedDanceTrainingSchoolContinuing educationPretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar.This work aims to approach the aspects related to Dance at School and reflect about a possible way of continuing education, so we can promote a discussion and reflection in order to elaborate proposals of training in Dance for Physical Education teachers, mainly in the interior part of São Paulo State. In the literature review, we analyzed the initial teachers' education, objectives, contents, and possibilities of applying the Dance inside the educational context. Through bibliographical analysis, despite the increase of researches related to teaching Dance in School, we noticed that it needs a long way to go, in order to find appropriate space and also find teachers who are committed to serious, conscious and critical work because the sport hegemony is deeply rooted in the school culture. We concluded that one of the ways to ease this problem would be through training courses (in a permanent way) which are focused in dancing contents and, as a result, the Physical Education teachers can experience practical dancing experiences based on a theoretical basis. This way, teachers can discuss, analyze and reflect about the best way to approach Dance inside school.UNESP Bauru, Mestranda Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento, Bauru, SP, BrazilNEPEF Posgrad IB UNESP Rio Claro, Rio Claro, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Educ Fis, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Psicol, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Mestranda Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento, Bauru, SP, BrazilNEPEF Posgrad IB UNESP Rio Claro, Rio Claro, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Educ Fis, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Psicol, Bauru, SP, BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Caramaschi, Sandro [UNESP]2014-05-20T13:26:06Z2014-05-20T13:26:06Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article496-505application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/835610.5016/1980-6574.2010v16n2p496WOS:000284782500024WOS000284782500024.pdf36882013078837994257800787252890Web of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido The Dance inside School: a serious problem to be solved |
title |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
spellingShingle |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP] Dance Training School Continuing education |
title_short |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
title_full |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
title_fullStr |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
title_full_unstemmed |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
title_sort |
A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido |
author |
Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP] |
author_facet |
Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Caramaschi, Sandro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Caramaschi, Sandro [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Caramaschi, Sandro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dance Training School Continuing education |
topic |
Dance Training School Continuing education |
description |
Pretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T13:26:06Z 2014-05-20T13:26:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496 Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010. 1980-6574 http://hdl.handle.net/11449/8356 10.5016/1980-6574.2010v16n2p496 WOS:000284782500024 WOS000284782500024.pdf 3688201307883799 4257800787252890 |
url |
http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496 http://hdl.handle.net/11449/8356 |
identifier_str_mv |
Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010. 1980-6574 10.5016/1980-6574.2010v16n2p496 WOS:000284782500024 WOS000284782500024.pdf 3688201307883799 4257800787252890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física 0,254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
496-505 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Web of Science reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965275845558272 |