A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP], Caramaschi, Sandro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496
http://hdl.handle.net/11449/8356
Resumo: Pretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar.
id UNSP_2c442317caf4c3fa7503e74e4fed1759
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8356
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvidoThe Dance inside School: a serious problem to be solvedDanceTrainingSchoolContinuing educationPretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar.This work aims to approach the aspects related to Dance at School and reflect about a possible way of continuing education, so we can promote a discussion and reflection in order to elaborate proposals of training in Dance for Physical Education teachers, mainly in the interior part of São Paulo State. In the literature review, we analyzed the initial teachers' education, objectives, contents, and possibilities of applying the Dance inside the educational context. Through bibliographical analysis, despite the increase of researches related to teaching Dance in School, we noticed that it needs a long way to go, in order to find appropriate space and also find teachers who are committed to serious, conscious and critical work because the sport hegemony is deeply rooted in the school culture. We concluded that one of the ways to ease this problem would be through training courses (in a permanent way) which are focused in dancing contents and, as a result, the Physical Education teachers can experience practical dancing experiences based on a theoretical basis. This way, teachers can discuss, analyze and reflect about the best way to approach Dance inside school.UNESP Bauru, Mestranda Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento, Bauru, SP, BrazilNEPEF Posgrad IB UNESP Rio Claro, Rio Claro, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Educ Fis, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Psicol, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Mestranda Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento, Bauru, SP, BrazilNEPEF Posgrad IB UNESP Rio Claro, Rio Claro, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Educ Fis, Bauru, SP, BrazilUNESP Bauru, Dept Psicol, Bauru, SP, BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Caramaschi, Sandro [UNESP]2014-05-20T13:26:06Z2014-05-20T13:26:06Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article496-505application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/835610.5016/1980-6574.2010v16n2p496WOS:000284782500024WOS000284782500024.pdf36882013078837994257800787252890Web of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:54:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
The Dance inside School: a serious problem to be solved
title A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
spellingShingle A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]
Dance
Training
School
Continuing education
title_short A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
title_full A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
title_fullStr A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
title_full_unstemmed A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
title_sort A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido
author Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]
author_facet Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Caramaschi, Sandro [UNESP]
author_role author
author2 Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Caramaschi, Sandro [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires de Sousa, Nilza Coqueiro [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Caramaschi, Sandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dance
Training
School
Continuing education
topic Dance
Training
School
Continuing education
description Pretendemos abordar os aspectos relacionados à Dança na Escola e pensarmos sobre uma formação continuada, a fim de discutir e refletir a elaboração de propostas de capacitação em Dança voltadas aos professores de Educação Física, principalmente no interior do Estado de São Paulo. Analisaremos a formação inicial dos professores, objetivos, conteúdos e possibilidades de aplicação da Dança no contexto educacional. Apesar do aumento das pesquisas em relação ao ensino da Dança na Escola, falta um espaço adequado e professores comprometidos com um trabalho sério, consciente e crítico, pois a hegemonia do esporte se encontra muito arraigada na cultura escolar. Uma forma de amenizar esse problema seriam cursos de capacitação, de forma permanente, voltados aos conteúdos de Dança, a fim de que esses professores possam ter vivências em práticas dançantes embasadas em uma fundamentação teórica para, assim, discutir, analisar e refletir a melhor maneira de trabalhar esta arte no âmbito escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T13:26:06Z
2014-05-20T13:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496
Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.
1980-6574
http://hdl.handle.net/11449/8356
10.5016/1980-6574.2010v16n2p496
WOS:000284782500024
WOS000284782500024.pdf
3688201307883799
4257800787252890
url http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p496
http://hdl.handle.net/11449/8356
identifier_str_mv Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.
1980-6574
10.5016/1980-6574.2010v16n2p496
WOS:000284782500024
WOS000284782500024.pdf
3688201307883799
4257800787252890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Motriz: Revista de Educação Física
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 496-505
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências
dc.source.none.fl_str_mv Web of Science
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965275845558272