Os territórios indígenas na produção didática de Geografia do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204416 |
Resumo: | A abordagem dos povos originários na Educação Escolar sempre se apresentou como uma temática que necessita de constante reflexão. Durante séculos, os conhecimentos a respeito desses povos foram disseminados nos livros didáticos pela vertente dos colonizadores, contribuindo para a reprodução de equívocos. A Geografia dos livros didáticos não fugiu à regra. Com o fortalecimento do Movimento Indígena, direitos foram conquistados na Constituição de 1988, assim como a promulgação da Lei 11.645/2008. Diante disso e da intensificação recente dos ataques contra os povos originários e seus territórios, observa-se a urgência de retomar e ampliar a discussão do papel da Geografia dos livros didáticos na abordagem das temáticas postas pela realidade objetiva. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar como figuram os territórios dos povos indígenas em livros didáticos específicos de Geografia, desde o Brasil Colônia até a inserção do Brasil no cenário de subordinação e dependência. Posteriormente, debruçar-se-á como esses territórios são abordados em três coleções de livros didáticos de Geografia mais distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. Através da pesquisa bibliográfica, de análise documental e de conteúdo, e com centralidade na categoria território à luz dos pressupostos da Geografia crítica, sistematizada na perspectiva marxiana, o texto traz análises e reflexões que pretendem demonstrar a intensidade do espelhamento, da concretude dos territórios dessas populações nos livros didáticos de Geografia. |
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Os territórios indígenas na produção didática de Geografia do BrasilThe indigenous territories in the didactic production of Geography in BrazilLivros didáticosGeografiaPovos indígenasTerritórioTextbooksGeographyIndigenous peoplesTerritoryA abordagem dos povos originários na Educação Escolar sempre se apresentou como uma temática que necessita de constante reflexão. Durante séculos, os conhecimentos a respeito desses povos foram disseminados nos livros didáticos pela vertente dos colonizadores, contribuindo para a reprodução de equívocos. A Geografia dos livros didáticos não fugiu à regra. Com o fortalecimento do Movimento Indígena, direitos foram conquistados na Constituição de 1988, assim como a promulgação da Lei 11.645/2008. Diante disso e da intensificação recente dos ataques contra os povos originários e seus territórios, observa-se a urgência de retomar e ampliar a discussão do papel da Geografia dos livros didáticos na abordagem das temáticas postas pela realidade objetiva. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar como figuram os territórios dos povos indígenas em livros didáticos específicos de Geografia, desde o Brasil Colônia até a inserção do Brasil no cenário de subordinação e dependência. Posteriormente, debruçar-se-á como esses territórios são abordados em três coleções de livros didáticos de Geografia mais distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. Através da pesquisa bibliográfica, de análise documental e de conteúdo, e com centralidade na categoria território à luz dos pressupostos da Geografia crítica, sistematizada na perspectiva marxiana, o texto traz análises e reflexões que pretendem demonstrar a intensidade do espelhamento, da concretude dos territórios dessas populações nos livros didáticos de Geografia.The approach of native peoples in School Education has always presented itself as a theme that needs constant reflection. For centuries, knowledge about these peoples was disseminated in textbooks from the colonists' point of view, contributing to the reproduction of mistakes. The geography of textbooks was no exception. With the strengthening of the Indigenous Movement, rights were conquered in the 1988 Constitution, as well as the enactment of Law number 11,645 / 2008. Faced with this and the recent intensification of attacks against native peoples and their territories, it is observed an urgent need to resume and expand the discussion of the role of Geography in textbooks, in the approach of the thematics posed by the objective reality. In this sense, the research aims to investigate how the territories of native peoples figures in Geography specific textbooks, from Colonial Brazil to the insertion of Brazil in the scenario of subordination and dependence. Posteriorly, it will be analyzed how these territories are approached in three collections of Geography textbooks most distributed by the National Book and Didactic Material Program of 2020. Through bibliographic research, analysis of documents and of content, and with centrally in the territory category, in the light of the assumptions of critical geography systematized in the Marxian perspective, the text brings analyzes and reflections that intend to demonstrate the extent of the mirroring capability, the concreteness of the territories of these populations, as the materiality of power relationsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, José Gilberto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Francisco, Débora Lopes [UNESP]2021-04-19T13:20:02Z2021-04-19T13:20:02Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20441633004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:47.638042Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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