A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99165
Resumo: Esta dissertação faz uma análise crítica de Agora é que são elas, romance de Paulo Leminski publicado em 1984, cuja escolha justifica-se pela sua má recepção crítica, que apontou-a como uma obra desprovida de valor artístico, o que nos causou estranheza, haja vista Leminski ser considerado um escritor de vanguarda. Os resultados de nossa análise mostram que Agora é que são elas estabelece uma intertextualidade paródica com a cultura dominante, utilizando de maneira explícita alguns intertextos que ressaltam o seu caráter racional-científico. Nesse diálogo, a obra de Leminski utiliza o erotismo e a carnavalização para transgredir a lógica oficial da cultura ocidental - passada como um discurso único e transcendental -, desvendando seu processo de construção, devendo ser enquadrada, portanto, no pós-modernismo. Agora é que são elas problematiza a relação do homem com o mundo, mostrando que esta se dá pela linguagem, tanto na ficção quanto na história; consciente dessa mediação, explicita a sua auto-reflexividade, levando ao questionamento sobre a maneira como o conhecimento humano é construído. Esta análise tem por objetivo mostrar que Agora é que são elas é uma obra consistente, cujo cerne são importantes reflexões sobre o gênero romance frente a pós-modernidade, problematizando, pois, questões sobre a teoria da narrativa que emergem no século XX, sobretudo quanto à intertextualidade.
id UNSP_2cafa7548d03bdbeb46ba2f47780c215
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99165
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são ElasLeminski, Paulo, 1944-1989Agora é que são Elas - Crítica e interpretaçãoIntertextualidadeIntertextuallityPostmodernismEsta dissertação faz uma análise crítica de Agora é que são elas, romance de Paulo Leminski publicado em 1984, cuja escolha justifica-se pela sua má recepção crítica, que apontou-a como uma obra desprovida de valor artístico, o que nos causou estranheza, haja vista Leminski ser considerado um escritor de vanguarda. Os resultados de nossa análise mostram que Agora é que são elas estabelece uma intertextualidade paródica com a cultura dominante, utilizando de maneira explícita alguns intertextos que ressaltam o seu caráter racional-científico. Nesse diálogo, a obra de Leminski utiliza o erotismo e a carnavalização para transgredir a lógica oficial da cultura ocidental - passada como um discurso único e transcendental -, desvendando seu processo de construção, devendo ser enquadrada, portanto, no pós-modernismo. Agora é que são elas problematiza a relação do homem com o mundo, mostrando que esta se dá pela linguagem, tanto na ficção quanto na história; consciente dessa mediação, explicita a sua auto-reflexividade, levando ao questionamento sobre a maneira como o conhecimento humano é construído. Esta análise tem por objetivo mostrar que Agora é que são elas é uma obra consistente, cujo cerne são importantes reflexões sobre o gênero romance frente a pós-modernidade, problematizando, pois, questões sobre a teoria da narrativa que emergem no século XX, sobretudo quanto à intertextualidade.This work is a critic analysis of Agora é que são elas, Paulo Leminski's novel published in 1984, choiced by its bad critic reception, that classified it as a work unprovided of artistic value, fact that impressed us, once Leminski is considered a vanguard writer. The results of our analysis show that Agora é que são elas makes a parodical intertextuallity with the dominant culture, using explicitly some intertexts that stick out its rational-scientific nature. In this dialogue, Leminski's work uses the eroticism and the carnivalization to transgress the official logic of the west culture - past as an only and transcendental speech -, revealing its construction process, that's why it must be situated in the postmodernism. Agora é que são elas reflects on the relationship of man with the world, showing that it is given by language, as much in fiction as in history; conscious of this mediation, explicits its self-reflexivity, taking us to question about the way the human knowledge is built. This analysis has the objective of showing that Agora é que são elas is a consistent work, which heart are important reflexions about the novel in the postmodernity, reflecting on, therefore, questions about the theory of narrative that emerge at the 20th century, especially about the intertextuallity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Letizia Zini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]2014-06-11T19:29:50Z2014-06-11T19:29:50Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 f.application/pdfMELLO, Claudio José de Almeida. A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas. 2001. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2001.http://hdl.handle.net/11449/99165000193537mello_cja_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99165Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:50.363028Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
title A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
spellingShingle A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]
Leminski, Paulo, 1944-1989
Agora é que são Elas - Crítica e interpretação
Intertextualidade
Intertextuallity
Postmodernism
title_short A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
title_full A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
title_fullStr A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
title_full_unstemmed A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
title_sort A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas
author Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]
author_facet Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Letizia Zini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Claudio José de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leminski, Paulo, 1944-1989
Agora é que são Elas - Crítica e interpretação
Intertextualidade
Intertextuallity
Postmodernism
topic Leminski, Paulo, 1944-1989
Agora é que são Elas - Crítica e interpretação
Intertextualidade
Intertextuallity
Postmodernism
description Esta dissertação faz uma análise crítica de Agora é que são elas, romance de Paulo Leminski publicado em 1984, cuja escolha justifica-se pela sua má recepção crítica, que apontou-a como uma obra desprovida de valor artístico, o que nos causou estranheza, haja vista Leminski ser considerado um escritor de vanguarda. Os resultados de nossa análise mostram que Agora é que são elas estabelece uma intertextualidade paródica com a cultura dominante, utilizando de maneira explícita alguns intertextos que ressaltam o seu caráter racional-científico. Nesse diálogo, a obra de Leminski utiliza o erotismo e a carnavalização para transgredir a lógica oficial da cultura ocidental - passada como um discurso único e transcendental -, desvendando seu processo de construção, devendo ser enquadrada, portanto, no pós-modernismo. Agora é que são elas problematiza a relação do homem com o mundo, mostrando que esta se dá pela linguagem, tanto na ficção quanto na história; consciente dessa mediação, explicita a sua auto-reflexividade, levando ao questionamento sobre a maneira como o conhecimento humano é construído. Esta análise tem por objetivo mostrar que Agora é que são elas é uma obra consistente, cujo cerne são importantes reflexões sobre o gênero romance frente a pós-modernidade, problematizando, pois, questões sobre a teoria da narrativa que emergem no século XX, sobretudo quanto à intertextualidade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2014-06-11T19:29:50Z
2014-06-11T19:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Claudio José de Almeida. A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas. 2001. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2001.
http://hdl.handle.net/11449/99165
000193537
mello_cja_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv MELLO, Claudio José de Almeida. A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são Elas. 2001. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2001.
000193537
mello_cja_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/99165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128954301677568