O relações públicas como agente potencializador de vídeos institucionais: usos e exemplos no mundo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Camila Ranzzi de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236367
Resumo: A comunicação institucional configura-se como um esforço deliberado e planejado de estabelecer relações de confiança entre os públicos, fazendo parte do processo comunicativo das organizações da nossa sociedade atualmente. O objetivo deste estudo é a discussão sobre o relações públicas como agente, na produção de vídeos institucionais de curta duração. A produção audiovisual, como peças de comunicação organizacional é utilizada especialmente para mostrar a evolução histórica, apresentar a imagem ou marca de determinada organização, ou ainda, para divulgar seus pontos fortes e serviços. A ideia de discutir a presença do relações públicas neste processo, se justifica devido sua capacitação e expertise para atuar com a identidade e imagem corporativas e outros aspectos referentes ao âmbito comunicacional e de relacionamentos corporativos, o que o torna um agente importante na produção de vídeos institucionais que exigem uma série de etapas que envolvem planejamento, criação, categorização, organização e apresentação. Todas estas fases implicam na formação de opinião dos públicos, via comunicação dirigida e podem ter contribuições relevantes deste profissional. Como metodologia utilizou-se da revisão bibliográfica e na internet sobre o assunto e entrevistas com especialistas na área sobre o mercado de vídeos institucionais. Os resultados extraídos desta discussão apontam fortes evidências de que a contribuição do relações públicas na produção de vídeos corporativos está, no mínimo, relacionada a recepção e audiência, a estética e a linguagem da marca, e a ideologia e os valores da organização, fatores que se referem a imagem e identidade.
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