Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93958
Resumo: Este trabalho visa à comprovação da hipótese de que os aprendizes de uma língua estrangeira, ao traduzirem um enunciado, partem de um esquema chamado léxis, para então anexar a ele as categorias gramaticais de modalidade, determinação, aspecto e diátese, por meio de marcas lingüísticas, e que, ao passo em que o aprendizado evolui, há uma melhor compreensão dessas categorias. Fundamentada na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Antoine Culioli, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões que contribuam com o desenvolvimento das abordagens de ensino/aprendizado de língua estrangeira. Assim, propomos uma abordagem enunciativa da língua que leve em consideração os saberes epilingüístico e metalingüístico dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais.
id UNSP_2d4756c796fccf43c062d2a87a2a6db0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93958
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüísticaLinguísticaLinguas - Estudo e ensinoParafraseParaphraseEste trabalho visa à comprovação da hipótese de que os aprendizes de uma língua estrangeira, ao traduzirem um enunciado, partem de um esquema chamado léxis, para então anexar a ele as categorias gramaticais de modalidade, determinação, aspecto e diátese, por meio de marcas lingüísticas, e que, ao passo em que o aprendizado evolui, há uma melhor compreensão dessas categorias. Fundamentada na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Antoine Culioli, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões que contribuam com o desenvolvimento das abordagens de ensino/aprendizado de língua estrangeira. Assim, propomos uma abordagem enunciativa da língua que leve em consideração os saberes epilingüístico e metalingüístico dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais.This work has in view the confirmation of the hypothesis that learners of a foreign language, when translating an utterance, start from a framework called léxis, so that they can annex to it the grammatical categories of modality, determination, aspect and diathesis, through linguistic markers, and that while the learning evolve, there is a better understanding of these categories. Based on the Theory of Predicative and Enunciative Operations, by Antoine Culioli, this study aims to present reflections that can contribute to the development of foreign language teaching/learning approaches. Thus, we propose an enunciative approach of language which takes into consideration learner’s epilinguistic and metalinguistic knowledge, the paraphrase processes and the construction of grammatical categories.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]2014-06-11T19:26:50Z2014-06-11T19:26:50Z2008-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.application/pdfHOLMO, Milenne Biasotto. Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística. 2008. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/93958000549456biasottoholmo_m_me_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93958Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:34.762285Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
title Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
spellingShingle Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]
Linguística
Linguas - Estudo e ensino
Parafrase
Paraphrase
title_short Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
title_full Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
title_fullStr Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
title_full_unstemmed Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
title_sort Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística
author Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]
author_facet Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Holmo, Milenne Biasotto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Linguas - Estudo e ensino
Parafrase
Paraphrase
topic Linguística
Linguas - Estudo e ensino
Parafrase
Paraphrase
description Este trabalho visa à comprovação da hipótese de que os aprendizes de uma língua estrangeira, ao traduzirem um enunciado, partem de um esquema chamado léxis, para então anexar a ele as categorias gramaticais de modalidade, determinação, aspecto e diátese, por meio de marcas lingüísticas, e que, ao passo em que o aprendizado evolui, há uma melhor compreensão dessas categorias. Fundamentada na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Antoine Culioli, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões que contribuam com o desenvolvimento das abordagens de ensino/aprendizado de língua estrangeira. Assim, propomos uma abordagem enunciativa da língua que leve em consideração os saberes epilingüístico e metalingüístico dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-03
2014-06-11T19:26:50Z
2014-06-11T19:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOLMO, Milenne Biasotto. Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística. 2008. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/93958
000549456
biasottoholmo_m_me_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv HOLMO, Milenne Biasotto. Para uma abordagem enunciativa no ensino de língua estrangeira: paráfrase e atividade epilingüística. 2008. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000549456
biasottoholmo_m_me_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/93958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129181727326208