Tradição discursiva, junção e ensino: uma proposta de análise à luz da heterogeneidade da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bavaresco, Sandra Regina Camolese
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181978
Resumo: Neste trabalho, que se insere no Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL), propõe-se um enfoque específico nos mecanismos de junção em tradição discursiva argumentativa produzida por alunos de duas turmas (A e D) de 7º anos do Ensino Fundamental – ciclo 2, por meio de uma análise linguístico-discursiva da escrita, a fim de descrever e analisar os mecanismos de junção empregados na tradição discursiva argumentativa para dissertar acerca dos aspectos sintomáticos da junção na delimitação dessa tradição e contribuir com uma proposta de ensino da escrita, não voltada para o “erro”. A escolha da junção como foco desta pesquisa se fundamenta, de modo mais genérico, na hipótese de Kabatek, confirmada em vários de seus trabalhos (cf. KABATEK, 2005, 2006, 2012), acerca do aspecto sintomático dos mecanismos de junção na configuração de tradições discursivas, ou seja, na hipótese da correlação entre junção e tradição discursiva. Essa escolha é direcionada, de modo mais específico, por resultados de estudos realizados no âmbito do GPEL, a saber, Longhin (2011a, 2011b), Tuão-Brito (2014), Zago (2014) e Lopes-Damasio (2017, 2016, 2014). A análise será realizada a partir de uma amostra de 40 textos produzidos por alunos dessas turmas de 7º anos do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é buscar evidências da junção como aspecto sintomático da tradição discursiva argumentativa, em relação com a heterogeneidade da escrita, a fim de realizar apontamentos para o ensino da escrita. Trata-se, portanto, de um estudo que busca reforçar a hipótese de Kabatek (2005) de que a sintaxe pode ser vislumbrada como uma área apropriada para a consideração coerente das tradições discursivas, bem como observar quais relações há entre os mecanismos de junção e a tradição discursiva analisada à luz de questões referentes à oralidade/fala e letramento/escrita (CORRÊA, 1997a/b, 2004). Com os resultados alcançados, propõe-se uma discussão que visa a auxiliar no processo de ensino/aprendizagem da escrita não concebida a partir da ótica do “erro”.
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A escolha da junção como foco desta pesquisa se fundamenta, de modo mais genérico, na hipótese de Kabatek, confirmada em vários de seus trabalhos (cf. KABATEK, 2005, 2006, 2012), acerca do aspecto sintomático dos mecanismos de junção na configuração de tradições discursivas, ou seja, na hipótese da correlação entre junção e tradição discursiva. Essa escolha é direcionada, de modo mais específico, por resultados de estudos realizados no âmbito do GPEL, a saber, Longhin (2011a, 2011b), Tuão-Brito (2014), Zago (2014) e Lopes-Damasio (2017, 2016, 2014). A análise será realizada a partir de uma amostra de 40 textos produzidos por alunos dessas turmas de 7º anos do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é buscar evidências da junção como aspecto sintomático da tradição discursiva argumentativa, em relação com a heterogeneidade da escrita, a fim de realizar apontamentos para o ensino da escrita. Trata-se, portanto, de um estudo que busca reforçar a hipótese de Kabatek (2005) de que a sintaxe pode ser vislumbrada como uma área apropriada para a consideração coerente das tradições discursivas, bem como observar quais relações há entre os mecanismos de junção e a tradição discursiva analisada à luz de questões referentes à oralidade/fala e letramento/escrita (CORRÊA, 1997a/b, 2004). Com os resultados alcançados, propõe-se uma discussão que visa a auxiliar no processo de ensino/aprendizagem da escrita não concebida a partir da ótica do “erro”.This work, which is part of the Research Group on Language - NRC (RGOL), applies a specific focus in the Junction Mechanisms (JM) of argumentative Discursive Tradition (DT) produced by students of two classes (A and D) of the 7th year of Elementary School – cycle 2. Through linguistics-discursive analytics of writing, to describe and analyze the Junction Mechanisms (JM) employed in the argumentative Discursive Tradition (DT) to discuss the symptomatic junction aspects in the tradition delimitation, this work aggregates for a not “error oriented” writing teaching proposal. The use of junction as the approach of this work is generally based on Kabatek's hypothesis, confirmed in several of his works (KABATEK, 2005, 2006, 2012) on the symptomatic aspect of JM in the configuration of TD, which means, in the hypothesis of the correlation between junction and TD. This option is directed mainly by results of studies performed in the context of the RGOL, as cited by Longhin (2011a, 2011b), Tuão-Brito (2014), Zago (2014) and Lopes-Damasio (2017, 2016, 2014). The study will be based on a sample of 40 texts produced by students in the 7th year of Elementary School. The general objective this research is to collect evidence of the junction as a symptomatic aspect of the argumentative DT, concerning the writing heterogeneity, to gather observations for writing teaching. It is, therefore, a study that ends up reinforcing Kabatek's (2005) hypothesis that syntax can be envisioned as an appropriate area for the coherent consideration of Discursive Traditions, as well as to observe what relationships exist between the Junction Mechanisms and the Discursive Tradition analyzed considering issues related to oral/speaking and literacy/writing (CORRÊA, 1997a / b, 2004). Through the results achieved, a discussion is proposed to assist in the process of teaching/learning of writing not conceived from the perspective of "error oriented".Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes-Damasio, Lúcia RegianeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bavaresco, Sandra Regina Camolese2019-05-09T17:39:00Z2019-05-09T17:39:00Z2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18197800091627723001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181978Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:05.697310Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description Neste trabalho, que se insere no Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL), propõe-se um enfoque específico nos mecanismos de junção em tradição discursiva argumentativa produzida por alunos de duas turmas (A e D) de 7º anos do Ensino Fundamental – ciclo 2, por meio de uma análise linguístico-discursiva da escrita, a fim de descrever e analisar os mecanismos de junção empregados na tradição discursiva argumentativa para dissertar acerca dos aspectos sintomáticos da junção na delimitação dessa tradição e contribuir com uma proposta de ensino da escrita, não voltada para o “erro”. A escolha da junção como foco desta pesquisa se fundamenta, de modo mais genérico, na hipótese de Kabatek, confirmada em vários de seus trabalhos (cf. KABATEK, 2005, 2006, 2012), acerca do aspecto sintomático dos mecanismos de junção na configuração de tradições discursivas, ou seja, na hipótese da correlação entre junção e tradição discursiva. Essa escolha é direcionada, de modo mais específico, por resultados de estudos realizados no âmbito do GPEL, a saber, Longhin (2011a, 2011b), Tuão-Brito (2014), Zago (2014) e Lopes-Damasio (2017, 2016, 2014). A análise será realizada a partir de uma amostra de 40 textos produzidos por alunos dessas turmas de 7º anos do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é buscar evidências da junção como aspecto sintomático da tradição discursiva argumentativa, em relação com a heterogeneidade da escrita, a fim de realizar apontamentos para o ensino da escrita. Trata-se, portanto, de um estudo que busca reforçar a hipótese de Kabatek (2005) de que a sintaxe pode ser vislumbrada como uma área apropriada para a consideração coerente das tradições discursivas, bem como observar quais relações há entre os mecanismos de junção e a tradição discursiva analisada à luz de questões referentes à oralidade/fala e letramento/escrita (CORRÊA, 1997a/b, 2004). Com os resultados alcançados, propõe-se uma discussão que visa a auxiliar no processo de ensino/aprendizagem da escrita não concebida a partir da ótica do “erro”.
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