Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Taisa Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243734
Resumo: O trabalho parte da compreensão sobre as apropriações artemidiáticas dos ambientes artísticos e suas ressignificações: na galeria de arte, na sala de aula e no ambiente urbano, bem como visa observar as relações entre a percepção humana na compreensão espaço por suas barreiras físicas e simbólicas por meio de múltiplas convergências entre arte, educação e trabalho. Este estudo visa compreender as formas de manifestação artísticas de forma dimensional, juntando o estudo da história da arte ao campo do estudo perceptivo: da unidimensionalidade à quinta dimensão, ampliada no ambiente virtual e no ambiente físico (real) em sala de aula. A tese na linha de pesquisa “Processos e Procedimentos Artísticos” aqui também compreendida como trabalho equivalente em artes, o livro de artista, que permite uma contemplação poética da observação do ateliê-laboratório sob o prisma educação – trabalho e sua configuração espacial. A metodologia se baseia na definição conceitual de novos paradigmas na esfera da educação, trabalho e cultura, conceitualmente abordado na esfera acadêmica pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. A relevância desta pesquisa se dá na medida em que relata processos e procedimentos artísticos desenvolvidos num período crítico de contenção devido a pandemia global de Covid-19 que limitou as relações sociais de ambientes físicos à ambientes virtuais.
id UNSP_2db80aa7db913f77eb0d812c590587d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arteMedia appropriations: multiple convergences - the classroom as a work of artArte na educaçãoArte - HistóriaLivros de artistasAmbiente de sala de aulaO trabalho parte da compreensão sobre as apropriações artemidiáticas dos ambientes artísticos e suas ressignificações: na galeria de arte, na sala de aula e no ambiente urbano, bem como visa observar as relações entre a percepção humana na compreensão espaço por suas barreiras físicas e simbólicas por meio de múltiplas convergências entre arte, educação e trabalho. Este estudo visa compreender as formas de manifestação artísticas de forma dimensional, juntando o estudo da história da arte ao campo do estudo perceptivo: da unidimensionalidade à quinta dimensão, ampliada no ambiente virtual e no ambiente físico (real) em sala de aula. A tese na linha de pesquisa “Processos e Procedimentos Artísticos” aqui também compreendida como trabalho equivalente em artes, o livro de artista, que permite uma contemplação poética da observação do ateliê-laboratório sob o prisma educação – trabalho e sua configuração espacial. A metodologia se baseia na definição conceitual de novos paradigmas na esfera da educação, trabalho e cultura, conceitualmente abordado na esfera acadêmica pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. A relevância desta pesquisa se dá na medida em que relata processos e procedimentos artísticos desenvolvidos num período crítico de contenção devido a pandemia global de Covid-19 que limitou as relações sociais de ambientes físicos à ambientes virtuais.The work starts from the comprehension of the artmedia appropriations of artistic environments and its re-significations: in the art gallery, in the classroom and in the urban environment, as well as aims at observing the relations between human perception in the comprehension of space by its physical and symbolic barriers through multiple convergences between art, education and work. This study aims to understand the forms of artistic manifestation in a dimensional way, joining the study of art history to the field of perceptual study: from one-dimensionality to the fifth dimension, expanded in the virtual environment and in the physical (real) environment in the classroom. It is not intended here to elaborate a closed definition of what a class is, nor is it intended to be a didactic workbook of activities, or affirmative actions, proposals on how to design a class or transform the class into a concept. Rather, it seeks a reflection on the re-signification of environments: the gallery as a classroom, the studio-gallery, and the class-event, which at certain moments can be understood as a work of art. The thesis in the research line “Artistic Processes and Procedures” here also understood as equivalent work in arts, the artist book and the performance-class providing a poetic reading of the observation of the studio-laboratory under the prism educationwork and its spatial configuration. The methodology is based on the conceptual definition of new paradigms in the sphere of education, work and culture, conceptually approached in the academic sphere by the tripod teaching-research-extension. The relevance of this research lies in the fact that it reports artistic processes and procedures developed in a critical period of contention due to the global Covid-19 pandemic that limited social relations from physical to virtual environments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cyprianno de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Taisa Nogueira [UNESP]2023-05-29T13:27:15Z2023-05-29T13:27:15Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24373433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
Media appropriations: multiple convergences - the classroom as a work of art
title Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
spellingShingle Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
Silva, Taisa Nogueira [UNESP]
Arte na educação
Arte - História
Livros de artistas
Ambiente de sala de aula
title_short Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
title_full Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
title_fullStr Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
title_full_unstemmed Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
title_sort Apropriações artemidiáticas: convergências múltiplas - a sala de aula como obra de arte
author Silva, Taisa Nogueira [UNESP]
author_facet Silva, Taisa Nogueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pelópidas Cyprianno de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Taisa Nogueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Arte - História
Livros de artistas
Ambiente de sala de aula
topic Arte na educação
Arte - História
Livros de artistas
Ambiente de sala de aula
description O trabalho parte da compreensão sobre as apropriações artemidiáticas dos ambientes artísticos e suas ressignificações: na galeria de arte, na sala de aula e no ambiente urbano, bem como visa observar as relações entre a percepção humana na compreensão espaço por suas barreiras físicas e simbólicas por meio de múltiplas convergências entre arte, educação e trabalho. Este estudo visa compreender as formas de manifestação artísticas de forma dimensional, juntando o estudo da história da arte ao campo do estudo perceptivo: da unidimensionalidade à quinta dimensão, ampliada no ambiente virtual e no ambiente físico (real) em sala de aula. A tese na linha de pesquisa “Processos e Procedimentos Artísticos” aqui também compreendida como trabalho equivalente em artes, o livro de artista, que permite uma contemplação poética da observação do ateliê-laboratório sob o prisma educação – trabalho e sua configuração espacial. A metodologia se baseia na definição conceitual de novos paradigmas na esfera da educação, trabalho e cultura, conceitualmente abordado na esfera acadêmica pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. A relevância desta pesquisa se dá na medida em que relata processos e procedimentos artísticos desenvolvidos num período crítico de contenção devido a pandemia global de Covid-19 que limitou as relações sociais de ambientes físicos à ambientes virtuais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29T13:27:15Z
2023-05-29T13:27:15Z
2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243734
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/243734
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546461393059840